TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Urbana

Por:   •  15/8/2016  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

             CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

                                     PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL II

                                     LUIS GUILHERME

RESUMO CRÍTICO

(Sustentabilidade urbana)

MURIELE FERREIRA VIEIRA

MARÇO DE 2016

PATOS – PB

MURIELE FERREIRA VIEIRA

RESUMO CRÍTICO

(Sustentabilidade urbana)

Trabalho apresentado ao professor Luís Guilherme responsável pelo componente curricular Planejamento Urbano e Regional II do curso de Arquitetura e Urbanismo, correspondente ao semestre 2016.1 para fins de obtenção de nota no que diz respeito a I Unidade da mesma.

MARÇO DE 2016

PATOS – PB

MARTINS, F. M.; CÂNDIDO A.G.; Analise da Sustentabilidade Urbana no Contexto das Cidades: proposição de critérios e indicadores. In: ENCONTRO DO ANPAD, 37, 7-11 de setembro, 2013, Rio de Janeiro. EnANPAD.

SAMPAIO, D.T. Sustentabilidade Urbana: Conceitos e Controvérsias. In: V ENCONTRO NACIONAL E III ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5º e 3º, 28 a 30 de Outubro de 2009, Recife. ELECS.

ACSELRAD, H. Discursos da Sustentabilidade Urbana. In: R. B. ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS, 1 de maio 1999.

SUSTENTABILIDADE URBANA

O texto aborda a sustentabilidade como uma problemática brasileira. O surgimento das cidades e a demanda da população crescente gera um impacto natural, ou seja, as construções feitas pelos homens produz um impacto no recurso natural. O autor fala que: “[...] a sustentabilidade urbana surge como forma de desenvolver esses espaços respeitando o ambiente natural, bem como, todas as formas de relação que se estabelece nesse processo evolutivo, na busca pelo equilíbrio para atender aos diversos interesses, onde a cidade passa a ser vista como um lugar que pode ser construído em bases sustentáveis ou transformado para uma realidade melhor” (Analise da Sustentabilidade Urbana no contexto das Cidades: proposição de critérios e indicadores) p.01. Porém na prática é totalmente diferente, por mais que sustentabilidade seja hoje em dia um assunto que está em alta. Podemos ver muitos falarem que suas casas são sustentáveis por terem tetos jardins ou jardins verticais; mais sustentabilidade não é só isso, leva em consideração os materiais usados para construir a edificação, que ao terminar a construção do seu imóvel não é sustentável porque os materiais usados na construção agrediram o meio ambiente.

        Destacou-se também que a sustentabilidade deve ser tratada como uma perspectiva Inter ou multidisciplinar.

        Apesar de tanto conhecimento sobre o assunto ainda vemos pouco se fazendo em meio da sustentabilidade. Muitas coisas têm que por em prática e não ficar só no papel.

        Segundo o artigo de Maria de Fátima e Gesinaldo Ataide, um dos principais desafios para análise da sustentabilidade urbana é a preocupação crescente da expansão urbana sem uma preocupação com o planejamento urbano sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (348.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com