TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO

Por:   •  25/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA DA FUMEC
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I – TURMA A1 – PROFESSOR: PAULO FIÚZA
FLÁVIA MARIA TOLEDO PORTO
11
/09/18

  1. O que são contenções?
    Ao modificarmos a geologia natural de um terreno, necessitamos de métodos que reestabilizem o solo, para isso existem as contenções, que são elementos estruturais que apresentam rigidez, condicionando cargas que dependem de um deslocamento e realizando um controle sobre as mesmas, reprimindo uma série de alterações geradas por interferências na geologia, criando assim, estabilidade.
  2. Considerando o tema em estudo (contenções), explique o que são: Muros de contenção, Escoramentos, Cortinas e Reforços de terreno. Dê um exemplo de cada tipo.
    Muros de Contenção:
     Elemento estrutural volumétrico e vertical utilizados para barrar enxurradas, ou um determinado maciço de terra que possa vir a desmoronar. São apoiados em fundações rasas ou profundas.
    Por Gravidade:
    são estruturas que combatem os empuxos horizontais pelo próprio peso. O peso próprio e combinado com parte de terras suportadas contribuem para a estabilidade do talude. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5 metros. Os muros de gravidade podem ser construídos com pedra, concreto simples ou armado, gabiões (gaiolas de aço galvanizado com pedras) ou ainda, pneus usados. Podem ter perfis retangulares, trapezoidais ou escalonados.

                          [pic 1][pic 2]

Escoramentos: São sistemas compostos por torres ou perfis metálicos ou até mesmo de madeira que sustentam o peso de um pavimento enquanto o concreto não endurece e não adquire resistência. Há um projeto específico do escoramento das lajes para que não haja posições erradas e peças a mais ou a menos.

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Cortinas: São muros ou paredes de espessura reduzida, de aço, betão armado ou madeira, suportadas por ancoragens, escoras ou impulsos passivos do terreno. A resistência à flexão destas estruturas desempenha uma função significativa na contenção do terreno.
Cortinas de estacas:
parede descontínua de estacas pouco distanciadas entre si (podendo mesmo intersectar-se).

[pic 7]


[pic 8]


Reforços de Terreno:
O uso de reforços em maciços de aterro contribui para a redução ou total omissão dos efeitos ocasionados por eventuais forças desestabilizadoras. Tais elementos proporcionam ao maciço, como um todo, melhores características mecânicas de comportamento.
Malha Hexagonal – Gabiões: Formado por um parâmetro externo levemente inclinado, para facilitar o desenvolvimento da vegetação, indicado por seu mínimo impacto ambiental é utilizado quando se deseja um paramento externo com cobertura vegetal. Possui maior flexibilidade e permeabilidade sendo parecido a um talude natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (316.3 Kb)   docx (221.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com