TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia das Contruções

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS OURO PRETO – POLO BETIM

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: Técnico de Edificações

DISCIPLINA: Materiais de Construções

PROF: Luiz Alcides

Aluna: Michele Alves dos Santos

LISTA DE EXERCÍCIOS Normalização / Grandezas  

1- Explique as condições técnicas que devem atender os materiais de construção para serem aplicados em obras.  Resistência, Trabalhabilidade, Durabilidade , Higienicidade (proteção e saúde)  , Economicidade e Estética

2- Que fundamentos sobre os materiais podem ser obtidos num ensaio de laboratório?  Propriedades físicas, químicas e mecânicas - Coeficiente de Segurança - Processos de Recepção dos Materiais.

3- Qual a importância da normalização de materiais?  Normalizar é padronizar atividades específicas e repetitivas. É uma maneira de organizar as atividades por meio da criação e utilização de regras ou normas. A normalização técnica tem como objetivo contribuir nos seguintes aspectos: a) Qualidade; / b) Produtividade; / c) Tecnologia; / d) Marketing; e) Eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

4- Que se entende por GRANDEZA?  Alguma coisa que pode ser medida

Gradeza  

Unidade

Sistema de unidade

SI

CGS

Comprimento

Metro

M

cm

Massa

quilograma

Kg

g

Tempo

Segundo

S

Volume

Metro cúbico

Cm³

Aceleração

Metro por segundo ao quadrado

m/s²

Cm/s²

 5- Preencha o quadro abaixo com pelo menos cinco grandezas e suas unidades em pelo menos dois sistemas de unidades.  

                                           

6- Transforme para o Sistema Internacional, utilizando se necessário, múltiplos e submúltiplos decimais.  

a)- 32 kgf  b)- 4200 mm    c)- 1950 l  d)- 25 g    e)- 45 km/h    f)- 50 cm/s² g)- 3,2 h    h)- 300 kgf/cm²   i)- 120 mm² j)- 0,78 km    k)- 40 t     l)- 580 cal  

7- Determine a pressão em MPa que uma força de 83,2x108 N produz numa superfície de 158 cm2.  

8- Determinar a área de um lote nivelado de 28 m de frente por 19 m de fundos. É possível construir neste lote uma edificação de 850 m2? Por quê?  

9- Qual a maior entidade brasileira regulamentadora de normas técnicas? ABNTCite outras!  ANATEL,ANVISA,ANS,ANAC,INMETRO

10- Explique quais são as condições técnicas que devem ser atendidas pelos materiais para que possam ser utilizados. Normas regulamentares; Especificações; métodos de ensaio; terminologia; padronização; simbologia.

QUESTÕES DE ESTUDO SOBRE AGLOMERANTES (Teoria)  

1-Que se entende por material aglomerante? É o material que aglomera,o que cola, e que se prende a outros materiais Cite exemplos. Cal , cimento , gesso etc.

2- Explique o que é cal utilizando inclusive as reações químicas envolvidas na sua fabricação. Vem do calcária rocha sedimentar, ele é fragmentado nos britadores, depois queimado a 900 Cº., a pedra de carbono de cálcio (CaCo³) se transforma em uma pedra de oxido de cálcio (CaO) , havendo o desprendimento de gás carbônico (CO²), pela chaminé, assim o produto de torna o Cal Virgem CaO.

3-Indique aplicações da cal virgem e da cal hidratada. A utilização da cal hidratada é muito difundida, principalmente em argamassas para assentamento de tijolos e revestimento de paredes, devido a algumas características da cal, como as relativas a trabalhabilidade e durabilidade das argamassas.

A cal hidratada tem características aglomerantes como o cimento, sendo que, enquanto o cimento reage com água (reação de hidratação do cimento), o endurecimento da cal aérea ocorre pelo contato com o ar. Essa reação transforma a cal hidratada num carbonato tão sólido quanto o calcário que a originou.

4- Cite dois fatores que afetam o tempo de início de pega de um cimento portland e explique por quê e como afetam.  O lançamento de água no cimento ate o instante em que a pasta apresenta grande perda de plasticidade. Grau de moagem do cimento;quanto mais fimo o cimento, menor o TIP.

5- Que se entende por calor de hidratação do cimento portland? É o calor produzido durante o desenvolvimento das reações químicas de pega e de endurecimento do cimento.

6- Quais os tipos básicos de cimentos disponíveis no mercado? Dê as suas características.

O CIMENTO PORTLAND COMUM CP-I, é o tipo mais básico de cimento Portland, indicado para o uso em construções que não requeiram condições especiais e não apresentem ambientes desfavoráveis como exposição à águas subterrâneas, esgotos, água do mar ou qualquer outro meio com presença de sulfatos. A única adição presente no CP-I é o gesso (cerca de 3%, que também está presente nos demais tipos de cimento Portland). O gesso atua como um retardador de pega, evitando a reação imediata da hidratação do cimento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 5732.

O CIMENTO PORTLAND CP I-S, tem a mesma composição do CP I (clínquer+gesso), porém com adição reduzida de material pozolânico (de 1 a 5% em massa). Este tipo de cimento tem menor permeabilidade devido à adição de pozolana. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 5732.

O CIMENTO PORTTLAND COMPOSTO COM ESCÓRIA CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação. O CP II-E é composto de 94% à 56% de clínquer+gesso e 6% à 34% de escória, podendo ou não ter adição de material carbonático no limite máximo de 10% em massa. O CP II-E, é recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 11578.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com