TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A humanização do ambiente físico hospitalar

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

A HUMANIZAÇÃO NO AMBIENTE FÍSICO HOSPITALAR

The Humanization of The Hospitalar’s Physical Environment

Aluna: Gabriele de Queiroz Barros (1)

Orientadora: Prof. Fabiana Miano Mori (2)

Orientador: Prof. Flávio Cesar Mirabelli Marchesoni (2)

  1. Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Ribeirão Preto
  2. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Ribeirão Preto

RESUMO

O presente artigo, nível de graduação, insere-se na proposta de trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo, na qual se discute sobre a humanização no espaço físico do ambiente hospitalar, assunto abordado na fundamentação teórica de todo o trabalho.

Este artigo tem como objetivo apresentar pontos e diretrizes que demonstram um conjunto de ações que definem o que é essa humanização no espaço físico, enfatizando aspectos de conforto ambiental, bioclimático, lumínico e na utilização de cores. Ao mesmo tempo em que essa humanização contribui com o processo de recuperação dos pacientes, também colabora para a qualidade de serviços dos profissionais de saúde envolvidos.

Os métodos utilizados na pesquisa para a realização deste trabalho se constituem na coleta de dados através de pesquisas referenciais e livros que abordam o tema e apresentam dados feitos por profissionais da área. Os resultados obtidos até o momento mostram que é de extrema necessidade a humanização voltada para a arquitetura dentro de um ambiente hospitalar, no que abrange o conforto ambiental.

Palavras-chave: Humanização, Saúde, Arquitetura, Ambiente Hospitalar.

ABSTRACT

This design article is based on the work proposal Completion of an Architecture and Work Course, in which humanization is discussed in the physical space of the hospital environment, a subject in the discipline of theoretical foundation level of all work.

This article presents and schematically aims at a set of action objectives that is not a physical space, emphasizing the human aspect, it is luminous and in the use of nuclei. At the same time that this humanization contributes to the patient's recovery process, so does the quality of the services of the health professionals involved for the same quality.

The methods used in the research for the accomplishment of this work are constituted in the collection of data through reference researches and books that approach the subject and present data made by professionals of the area. The results obtained so far show that humanization focused on architecture within a hospital environment is extremely necessary, in terms of environmental comfort.

Keywords: Humanization, Health, Architecture, Hospital Environment.

INTRODUÇÃO

          A humanização no ambiente físico hospitalar é uma das questões mais importantes para que o conforto dos profissionais de saúde e pacientes sejam de qualidade. Segundo SOUZA (2018), alguns procedimentos médicos utilizados em um ambiente hospitalar, podem trazer sensações desconfortáveis e as vezes até traumáticas aos pacientes. Os hospitais são considerados pela maioria das pessoas, locais desagradáveis e perturbadores, e a maioria das queixas e reclamações no ambiente são as pessoas insatisfeitas com a falta de sensibilidade dos profissionais, mas também com a falta de conforto para que esses pacientes possam ser atendidos de forma digna.

          A partir do momento em que um tratamento considera o ser humano como um todo, e não vendo somente a doença, a vivencia no ambiente tende a melhorar, e a recuperação do indivíduo também.

OBJETIVOS

          Os objetivos deste trabalho são os de enfatizar que a arquitetura leve em consideração itens importantes como os de conforto ambiental, lumínico, visual e acústico para que os projetos hospitalares tenham a humanização adequada para quem irá utiliza-los.

O AMBIENTE HOSPITALAR

          Os hospitais e clínicas de saúde, em sua maioria das vezes, tendem a ser locais com padrões arquitetônicos que identificam sua identidade e que facilitam os acessos internos para os profissionais e pacientes, porém, nem sempre é um lugar agradável para que se fique por muitas horas, fazendo com que a experiencia de quem o frequenta seja negativa e desgastante.

          O papel da arquitetura, sendo de proporcionar bem estar aos usuários, pode ser um quesito fundamental para que o ambiente hospitalar seja agradável para quem irá usufruí-lo.

A HUMANIZAÇÃO

          O espaço físico humanizado prioriza inicialmente o conforto dos pacientes, e para que isso seja feito, o espaço físico e o que adentra nele, seja os móveis hospitalares e sua disposição, cores e iluminação deve proporcionar o bem estar dos usuários.

          O ambiente precisa ser leve, alegre, arejado, confortável e acolhedor. Após isso, a relação entre funcionários, profissionais e pacientes também deve ser trabalhada de forma humanizada.

CONFORTO LUMÍNICO

          De acordo com V. P. Martins (2004), existem alguns fatos a serem considerados se tratando de conforto lumínico dentro do ambiente hospitalar: a quantidade e qualidade da iluminação. Estas podem variar dependendo de cada local e tarefas exercidas, e varia também de acordo com a percepção individual.

          Segundo Sampaio, A. V. C. de F., & Chagas, S. S. (2010), a iluminação artificial também depende do tipo de luminária e lâmpada escolhida, quantidade de luz, cor e temperatura, para que transmita sensações de aconchego no ambiente. As cores quentes, que são temperaturas de cor mais baixas e cores mais amarelas, transmitem essas sensações de calma e paz, e as cores mais frias, que são mais de temperatura de cor mais altura e cores mais brancas, proporcionam sensações excitantes que induzem uma maior produtividade por parte dos profissionais e funcionários.

          A presença de luz natural também é um fator importante para que se tenha a humanização no espaço, pois o contato com o exterior, aberturas e passagens de luz propiciam aos usuários vistas para paisagens, que interfere diretamente no estado emocional e tira a sensação de um hospital comum.

          Segundo Sampaio, A. V. C. de F., & Chagas, S. S. (2010), na elaboração do projeto arquitetônico é essencial que o projeto lumínico artificial e natural seja feito de forma integrada e que se complementem. Lembrando que na iluminação natural, haverá um acréscimo na quantidade de calor no ambiente, o que pode alterar o conforto térmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com