TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Plano diretor nas cidades

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

        

A IMPORTANCIA DO PLANO DIRETOR NAS CIDADES

                [pic 3]

[pic 4]

A IMPORTANCIA DO PLANO DIRETOR NAS CIDADES

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Luterano de Palmas-CEULP-ULBRA, como parte das exigências da disciplina de transporte e tráfego urbano.

Palmas- TO

2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................ 4
  1. PROBLEMA .................................................................... 5
  2. JUSTIFICATIVA .............................................................
  3. OBJETIVOS ...................................................................
  1. DEFINIÇÕES ............................................................................
  1. A HISTORICA CONQUISTA DE POLITICA URB. .........
  2. OBJETIVO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL ............

Justificativa e Importância do Trabalho

A importância do trabalho se dá no alerta as cidades em desenvolvimento de que a criação do Plano Diretor defina como será o crescimento populacional, estabelecendo sua divisão da área comercial e residencial, limitação do uso do solo, preservação do meio ambiente que lhe rodeia e propondo as melhores soluções para oferecer a melhor qualidade de vida para seus moradores.

  1.  INTRODUÇÃO


          Com o desenvolvimento do país as cidades vieram-se cada vez mais sendo ocupadas por pessoas que vinham se mudando do meio rural ou dentre outros lugares, para os grandes centros, em virtude disto as cidades não estavam preparadas, pois não se tinha uma organização para este devido crescimento, logo então começaram a nascerem favelas, casas sendo edificada em lugares não apropriados dificultando assim o acesso a vários direitos que o cidadão tem como, saneamento ambiental, infraestrutura urbana, transporte e serviços públicos e lazer, gerando então um descontrole na sociedade.

Desta maneira foi se criado planejamento para que a cidade possa crescer de maneira ordenha, melhorando a qualidade de vida de todos.

Assim o plano diretor foi criado e hoje para sociedade atual e futura é de grande importância, pois sua competência nos facilita viver melhor e visa nortear o crescimento e desenvolvimento de uma cidade, fazendo-se com está cresça de maneira que cubra todos os atuais e futuros problemas que estas cidades irão enfrentar.

Com este projeto, visa-se orientar a cidade para fazer com que o fluxo dela seja equilibrado, dando um acesso melhor a transportes públicos e uma organização para que os direitos do cidadão possam ser adquiridos e preservados.

  1. PROBLEMA

Exemplificar é qualificar a importância de um plano diretor para o desenvolvimento socioeconômico e uma coordenação apropriada do uso do solo urbano de uma cidade.

  1. JUSTIFICATIVA E IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

        

            A importância do trabalho se dá no alerta as cidades em desenvolvimento de que a criação do Plano Diretor defina como será o crescimento populacional, estabelecendo sua divisão da área comercial e residencial, limitação do uso do solo, preservação do meio ambiente que lhe rodeia e propondo as melhores soluções para oferecer a melhor qualidade de vida para seus moradores.

  1. OBJETIVO
  • - Determinar as Diretrizes para o desenvolvimento do município;
  • Apresentar a capacidade do município de controlar os impactos ambientais gerados pelo crescimento contínuo do cidade;
  • Demonstrar a maior facilidade de ocorrer a inclusão social;
  • Apresentar a facilidade na gestão territorial.
  1. DEFINIÇÕES

        Plano diretor é o Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. (ABNT, 1991);

        Seria um plano que, a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. (VILLAÇA, 1999, p. 238)

        É plano, porque estabelece os objetivos a serem atingidos, o prazo em que estes devem ser alcançados […], as atividades a serem executadas e quem deve executá-las. É diretor, porque fixa as diretrizes do desenvolvimento urbano do Município. (SILVA, 1995, p. 124 – grifos no original)

        O Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano. (BRASIL, 2002, p. 40).

        Plano diretor é um documento que sintetiza e torna explícitos os objetivos consensuados para o Município e estabelece princípios, diretrizes e normas a serem utilizadas como base para que as decisões dos atores envolvidos no processo de desenvolvimento urbano convirjam, tanto quanto possível, na direção desses objetivos. (SABOYA, 2007, p. 39)

  1. A HISTORICA CONQUISTA DA POLÍTICA URBANA

        

        No início, o país com a criação e aglomeração urbana, constituindo a sociedade e propiciando uma herança de significativa passagem preexistente, propiciando alterações no meio de paisagem natural. Neste processo de transformação é que temos a construção de um novo cenário: o meio ambiente urbano.

        Mediante a tantas alterações, vem o aparecimento de um quadro de problemas de natureza variada, no qual de um lado aparece uma pequena minoria do território comtemplando padrões urbanísticos na forma de leis e, consequentemente, reconhecida pelo poder publico com a presença dos serviços essenciais de infraestrutura e investimentos públicos. Por outro lado, um território ocupado de forma desordenada, com assentamentos irregulares, sem condições urbanísticas e carentes de infraestrutura básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com