TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

Por:   •  11/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

REVISÃO DO PLANO DIRETOR DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

A revisão do plano diretor ambiental visa oferecer um planejamento de diretrizes para o uso de ocupação de terra e para o aproveitamento dos recursos naturais de forma racional, levando sempre em consideração os potenciais e as fragilidades do meio ambiente.

Com a fragilidade do solo em relação a continuidade do uso da terra ao longo dos anos, sem os devidos cuidados, vem causando um desmatamento totalmente generalizado. Assim provocando o fluxo desordenado de águas tanto no ponto de vista quantitativo como no qualitativo. Com isso a necessidade de uma especial atenção a ação de forma geral, para que não cause tanto impacto ao meio ambiente.

O impacto ambiental é causado pela ação dos seres humanos, e os dois recursos água e solo são os mais afetados. Esses elementos decorrem de um binômino interdependente, com o descontrole de um, causa a degradação do outro. As intervenções humanas causam facilmente um rompimento do equilíbrio natural. Provocando vários impactos prejudicais ao meio ambiente.

Diante disso a administração pública, principalmente a municipal tem o dever de estabelecer reponsabilidades que atendam a diretrizes do plano diretor, como as de zoneamento, loteamento, parcelamentos, uso e ocupação do solo, e dentre outras diretrizes. A pratica demonstra que a implementação de mecanismo de controle e fiscalização sem uma base de dados precisos sobre o território e o desenvolvimento da sociedade minimiza os seus resultados, tornando-se uma fundamentação inclusiva de ações e participações sociais e de educação ambiental.

As próprias gestões municipais normalmente não contam com recursos suficientes para uma análise bastante criteriosa de cada situação. Os projetos acabam sendo aprovados sem visar os impactos ambientais e sem levar em consideração os critérios mínimos, assim tendo apenas informações fornecidas pelos os próprios empreendedores que se dispõem de forma mais conveniente. E desta forma o território acaba sendo ocupado de forma totalmente inadequada, causando grandes problemas mais sérios para a própria cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com