TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A servidão moderna - resenha

Por:   •  13/4/2017  •  Resenha  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Disciplina: Espaço e economia

Curso: Arquitetura e Urbanismo      Turma: 2- 1º período     Turno: Integral

Alunos: Carla Fernandino

TRABALHO “A SERVIDÃO MODERNA”

Belo Horizonte, junho de 2015.

O vídeo “a servidão moderna” trata-se sobre assuntos relacionados à revolução industrial, onde o homem perdeu seu lugar para as maquinas e como ele perdeu sua forma de expressar de agir ao longo dos anos. Nesse vídeo é possível ver os assuntos estudados em sala de aula, dentre eles a estrutura, superestrutura, alienação e mais valia.

No mundo atual, nota-se que não é mais a procura que determina a oferta e sim ao contrario, como foi dito no vídeo. Esse fato refere-se tanto a mão de obra, quanto ao consumo das mercadorias produzidas. Com isso, o ser humano acaba produzindo a além do necessário causando estrago a natureza. Porém, o que eles esquecem é que a natureza oferece os recursos pelos quais retirarão a matéria prima e que é necessário que haja uma boa relação entre eles. Pode-se vincular esse assunto a estrutura, porque ela é a soma das forças produtivas e das relações sociais de produção. Quando se refere às relações sociais, o homem cria relação com a natureza e com os outros homens no processo de trabalho.

Durante o vídeo, comenta-se sobre o capitalismo e como ele tomou conta da sociedade com isso acabou moldando-a, ou seja, é ele quem determina o que é certo e errado. Notando assim que, o trabalhador agora trabalha para consumir o que ele produziu e que o excesso de lixo produzido é normal. Então, os trabalhadores escolhem a quem servir (patrões), porém eles estão se tornando mais escravos do que os verdadeiros escravos da antiguidade.

Para que o capitalismo conseguisse consolidar um domínio, foi necessário que ele se tornasse a classe dominante. Isto é, como foi visto na aula de espaço e economia, “quando uma classe se torna dominante (do ponto de vista econômico político), ela também consegue difundir a sua visão do mundo e valores”. A forma de o capitalismo conseguir se tornar a classe dominante foi espalhar sua ideologia e mostrar que era melhor que qualquer outra proposta, ou seja, mostrar que era melhor ao socialismo uma vez que era a ideologia que era oposta aos seus pensamentos. Isso é a superestrutura.

Atualmente o tema já se torna a sustentabilidade. Porém, as pessoas que fazem esses discursos são as mesmas que continuam poluindo, como diz no vídeo “(...) enquanto nos culpam, continuam contaminando sem parar, o meio ambiente e o nosso espirito”. Podendo pegar como exemplo os Estados Unidos, é um dos países mais industrial e ao mesmo tempo um dos mais consumistas. Ele faz o discurso de sustentabilidade, porém não munda nada na rotina do país.

        A alienação se faz presentente na duplicação do mundo em imaginário e real. Torna o indivíduo incapaz de agir sob sua própria visão e perspectiva. Nota-se isso quando tratamos a tecnologia como tema. Ela modifica as relações humanas em escalas profundas e é via de disseminação da mensagem do sistema. A linguagem é um modo de alienação, uma vez que manipula as opiniões de uma parcela ou um todo. O vídeo ''A Servidão Moderna'' diz que '' As palavras são apresentadas como neutras e sua definição como evidente. Controladas pelo poder, designam uma coisa muito diferente da vida real''.  O escravo da sociedade capitalista acumula mercadorias como forma de atingir o prazer, o que leva a uma relação inversamente proporcional entre ambos (capitalismo e felicidade, prazer). Na era industrial, já com tecnologia para substituir o trabalho manual pelo maquinário, encurtando tempo de produção, o  ''processo''  era baseado no valor do próprio trabalho que se era produzido. Os poucos trabalhadores que restaram nas fábricas, foram ''programados'' apenas para uma tarefa específica, e não mais cuidavam do processo por inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com