TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACÚSTICA X TÉRMICA: CONFLITOS NA ESTANQUEIDADE DE VEDAÇÃO DOS EDIFÍCIOS

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.958 Palavras (36 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

ACÚSTICA X TÉRMICA: CONFLITOS NA ESTANQUEIDADE DE VEDAÇÃO DOS EDIFÍCIOS

Alunos: Rennielle Candeias do Amaral Costa, 030301

 Samuel Barbosa Nascimento, 025222

Orientadora: Miriam Nardelli, Data: Junho, 2018

  1. RESUMO[a]

A pesquisa busca analisar as edificações contemporâneas nas grandes cidades e se estão sendo projetadas de maneira a que possam efetivamente proporcionar conforto acústico aos usuários no sentido de oferecer soluções para o conflito  entre que se verifica quanto à acústica e térmica na abordagem das fachadas.Verificar como esses procedimentos são apresentados na legislação, normas e parâmetros que devem ser atendidos para satisfazer essa necessidade e direito do usuário. Foram consultadas dissertações, teses, análises normativas como NBR’s, resoluções, bem como demonstrações técnicas construtivas para ilustrar intervenções que possam atender a essas questões. Espera-se com o conteúdo da pesquisa informar e fornecer subsídios aos arquitetos, incorporadores e gestores na busca pela qualidade construtiva e da solução dos problemas apresentados.

PALAVRAS CHAVES: Artigo científico, Normatização, NBR 15575, Acústica, Edificações, Conforto Térmico, Conforto Acústico, Estanqueidade de Fachadas, Isolação Acústica.

  1. ÍNDICE[b][c]

1.        RESUMO        2

2.        ÍNDICE        3

3.        INTRODUÇÂO        4

4.        ACÚSTICA COMO FENÔMENO FÍSICO        6

5.        CONSEQUÊNCIA PARA SAÚDE        8

6.        CONFORTO ACÚSTICO VERSUS CONFORTO TÉRMICO        10

7.        LEGISLAÇÃO        11

8.        ISOLAÇÃO ACÚSTICA        14

9.        MATERIAIS UTILIZADOS PARA CONTROLE DE RUÍDO AÉREO EM EDIFICAÇÃO        17

9.1.        PAREDES        17

9.2.        JANELAS E VIDROS ACÚSTICOS        20

9.2.1.        TIPOS DE JANELAS        25

9.3.        SISTEMAS DE AR CONDICIONADO        27

9.4.        MASCARAMENTO        30

10.        CONCLUSÃO        33

11.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        34


  1. INTRODUÇÂO[d]

Os níveis de ruído urbano têm se transformado, nas últimas décadas, em uma das formas de poluição que mais tem preocupado os urbanistas e arquitetos. O silêncio não deve ser encarado apenas como um fator determinante no do  conforto ambiental[e], mas deve ser visto como um direito do cidadão. O bem-estar da população deve ser garantido atingido por[f] projetos de isolamentos acústicos tecnicamente perfeitos, o que exige uma visão crítica de todo o ambiente em que se insere. É necessária uma discussão a nível urbanístico considerando a malha viária, a implantação na cidade, o entorno e todos os fatores relacionados ao conforto ambiental. A transformação de uma rua em avenida, a construção de um aeroporto ou de uma autoestrada, ou uma via elevada que são construídas próximas a comunidades já assentadas podem elevar o ruído a níveis inadequados.

Essa pesquisa foi motivada pela constatação do crescimento dos problemas urbanos como consequência do adensamento das cidades no que se refere à dimensão do conforto acústico. Estima-se a concentração cada vez maior de moradores em áreas urbanas atraídas pela oferta de serviços e o esvaziamento do campo em função da tecnologia e melhores ofertas de trabalho.

O objetivo geral é averiguar condições das edificações nas áreas urbanas quanto à efetiva vedação das fachadas nessas áreas onde há grande concentração de moradias observando a conformidade ou não às Normas Reguladoras e índices adequados de conforto acústico e térmico. Para tal, ocorreu a seguinte questão problema: “Estariam os edifícios sendo projetados de maneira a efetivamente proteger os usuários da poluição externa? ”. Como objetivos secundários difundir o conhecimento a respeito da acústica e suas consequências para o ser humano.  Informar sobre a legislação pertinente, como as NBR’s 12179, 10151, 10152, 15575 e parâmetros ambientais condicionados a essa temática. Destacar elementos construtivos e recursos disponíveis para conhecimento.

A pesquisa se inicia pela leitura de textos técnicos e de estudiosos sobre os assuntos citados. A seguir serão dadas informações fundamentais sobre a acústica como ciência, suas principais características e consequências para o ser humano. A sistematização através das aplicações das dimensões morfológicas será apresentada como importante ferramentas para o exercício de projetação com foco principalmente no que aborda a acústica.  A acústica é uma sub-dimensão bioclimática que envolve também térmica, luminosa e qualidade do ar. A legislação vigente será detalhada para conhecimento. Elementos construtivos[g] eficazes no sentido da vedação das fachadas serão importantes de serem conhecidos por arquitetos, construtores, gestores e todos relacionados ao tema. Na conclusão pretende-se responder à questão que originou a pesquisa.

Na conclusão, em resposta à questão que originou a pesquisa espera-se divulgar  os problemas, suas consequências e informar sobre elementos construtivos eficazes no sentido da vedação das fachadas, levando esse conhecimento a arquitetos, construtores e gestores na atenção a intervenções necessárias para se atender ao objetivo final que é o usuário.

[pic 2]

[h]

  1. ACÚSTICA[i][j] COMO FENÔMENO FÍSICO

A acústica é a ciência que estuda o som que é um fenômeno ondulatório causado por um movimento mecânico que se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. O Som é uma onda mecânica que possui intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano.e que Entendemos como onda mecânica uma onda que precisa de meios materiais para se propagar. As frequências audíveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Abaixo de 16Hz temos os infrassons, produzidos por vibrações da água em grandes reservatórios, batidas do coração. Acima de 20kHz estão os ultrassons emitidos por alguns animais e insetos (morcegos, grilos, gafanhotos...), sonares, aparelhos médicos e industriais. Abaixo do limite mínimo e acima do máximo podemos não estar ouvindo, mas estarão afetando a audição, provocando danos à saúde física e psicológica dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.6 Kb)   pdf (974.7 Kb)   docx (616.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com