TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS TEXTOS

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS TEXTOS

1. BOLTANSK, Luc e CHIAPELLO, Eve. O novo Espírito do Capitalismo. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2009.

2. VALLEJO, Manuel Herce. O negócio da cidade. Rio de Janeiro: Mauad X. Inverde, 2015.

        Analisando ambos textos vemos que possuem afinidades no que se dizem respeito sobre o território urbano conectado por redes, que são redes estruturantes (rodovias) que vão aprimorar as conexões e suprir a relação de proximidade espacial na cidade.

        Os autores também concordam quando falam a respeito da infraestrutura da cidade no quesito de gestão e planejamento, e ainda acrescentam que o território não é neutro, com o princípio de que não há neutralidade nas ações.

        Eles estabelecem áreas eleitas e não eleitas na cidade, e pensam na hierarquia urbana por uma condição espacial e de renda, Vallejo chega a citar que “a construção de novas redes de infraestruturas torna mais agudas as diferenças espaciais” (2015) ao passo que faz alusão ao texto de Boltanski e Chiapello (2009) quando o mesmo fala sobre a segregação, onde também a oferta de trabalho é desigual e, por consequência, se desenvolve de forma desigual no espaço.

        Observamos similaridade também quando veem a cidade como fruto da técnica, que relacionam o progresso tecnológico à administração empresarial, e frente às situações causadas por estas, acreditam que a cidade deve ser o espaço da racionalidade técnica e da igualdade social.

        No texto de Vallejo encontramos uma passagem que diz “não há avanços mantendo o mesmo projeto” (p.26, 2015) o que mostra que cada projeto é único, assim como o texto O novo espírito capitalista relata que cada projeto está em um contexto diferente e há sua própria justificativa: “(...) como um sistema de injunções que pesam sobre o mundo em rede, incitando a só formar elos e estender suas ramificações respeitando princípios da ação justificável, próprio aos projetos. ” (p.138, Boltanski e Chiapello, 2009).

        A organização do espaço da cidade é também gerida por influências dos agentes internacionais, interferindo em suas particularidades.

        Podemos fazer conexão dos textos quando falam das substituições da infraestrutura (p. 23, Vallejo, 2015), o qual no entendimento da outra obra podemos ver que as conexões têm seu tempo, onde a função cumprida em determinada época pode não ter mais valor agregado à economia de outra época, e então é preciso buscar aspectos de antes com novas funções que atendam as demandas atuais.

        No trabalho de comparação entre as duas obras, podemos também citar onde elas se divergem: a perspectiva historicista, Vallejo em seu trabalho remete as conexões atuais às redes de cidades hierárquicas do século XVIII, a uma relação matemática, algébrica em sua organização, enquanto a do século XIX se estrutura pelas novas perspectivas, em uma composição geométrica.

        Vallejo fala da discussão que antes era por argumentos da demanda e depois pelo modelo de rede, presente na construção de quase todas as redes de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com