TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TERMINAL URBANO DE ANÁPOLIS

Por:   •  12/12/2017  •  Artigo  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS

ARQUITETURA E URBANISMO

FRANCYELLY MATIAS GERMANO

KAMYLLA BORGES DE SOUZA

Trabalho apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial de 2ª.VA na disciplina Planejamento e Gestão do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Profa. Msc. Fernanda Mendonça

Profa. Esp. Talita Siade

Orientadoras

Anápolis

2017

UMA ANÁLISE DO TERMINAL URBANO DE ANÁPOLIS

RESUMO

Este trabalho consiste na identificação das problemáticas existente na cidade de Anápolis com o foco no Terminal Urbano, que possibilitem analisar e caracterizar o fluxo das vias de entorno do terminal. Com a maior dificuldade no tráfego da região, entre eles os tipos (veículos de pequeno porte, motocicletas, pedestres, ciclistas, veículos de grande porte). Essas análises se tornam relevantes para a mobilidade urbana e de transportes, cujo objetivo é o de adequar as necessidades de deslocamento da população à infraestrutura desejada. Gerando então supostas sujeitões para a melhoria do sistema viário, objetivando garantir acessibilidade e segurança à população (usuários do transporte coletivo, motoristas e pedestres).

PALAVRAS – CHAVE:  Transporte Público, Anápolis, Terminal urbano e Mobilidade Urbana.

e 3 a 5 palavras.

1. INTRODUÇÃO

Não é possível pensar no espaço urbano sem abordar o trânsito. O transporte público é um sistema precário no Brasil devido ao pouco investimento destinado ao mesmo e a pouca importância que ele recebe em relação ao funcionamento da cidade.

A cidade de Anápolis segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geográfico e Estatística) possui 370 mil habitantes (trezentos e setenta mil) e é conhecida como porto seco da região Centro-Oeste. Anápolis está situada em um eixo onde seu desenvolvimento territorial e econômico está sendo muito rápido.

O transporte público brasileiro vem sendo criticado devido a sua escassez e péssimas condições. Conforme a Constituição Federal, o trabalho deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal.

Nas últimas décadas, devido ao crescimento da população e industrialização brasileira sem planejamento prévio, o sistema de transporte público coletivo vem apresentando, de maneira geral, baixa produtividade, pouca confiabilidade, frequência irregularidade e inadequação. Os Terminais urbanos são elementos fundamentais para a fluidez na organização do sistema de transporte público da cidade.

Após leituras feitas sobre as cidades e seu pleno crescimento junto a mobilidade urbana. Começa um processo de estudo na cidade de Anápolis direcionada ao atual terminal urbano e sua relação com seu entorno. Segundo Jan Gehl, as cidades deveriam ser redesenhadas em função das dimensões, dos movimentos e das necessidades do corpo humano, em vez do automóvel.

A cidade de Anápolis possui apenas um terminal urbano e todas as linhas tem partida dele, ou seja, são rotas com duração em média de 40 minutos (quarenta). Onde cada linha faz uma rota que atende de dois a quatro bairros e a com base na variação do número de usuários de um determinado bairro a linha atende apenas o determinado bairro. O fluxo de viagens diariamente no terminal é cerca de 1.970 mil viagens (mil novecentos e setenta). O usuário tem oportunidade de com uma única passagem, viajar em qualquer uma das linhas do sistema.

O terminal urbano de Anápolis se encontra na região central e em seu entorno há um grande fluxo de pessoas circulando devido aos comerciantes e a existência da Praça Americano do Brasil. Recentemente o terminal passou por uma reforma com o intuito de manter e restaurar o patrimônio que estava dentro do terminal (Antiga Estação Ferroviária de Anápolis).

Considerando as condições onde está localizado o terminal urbano, seu sistema viário possui vias com larguras medianas por se tratar de uma área mais antiga e já consolidada. Estudando a paisagem urbana do entorno ao terminal nota-se uma vista sobrecarregada de informações onde a pessoa se perde no meio.

2. O PROBLEMA

O acesso ao Terminal Urbano de Anápolis se dá de forma desordenada e em condições precárias. Com problema na sinalização e no fornecimento de informações necessárias para utilizar o transporte público devidamente.

O terminal urbano de Anápolis é possui poucas entradas para pedestre, dificultando o acesso. Após a reforma aumentaram uma saída pela lateral (rampa) mostrada nas figuras 01 e 02. O portador de deficiência em nenhum momento possui qualquer facilidade para acessar o terminal e muito menos o transporte público. Na figura 02 mostra a relação de espaço entre o patrimônio histórico com o terminal urbano.

[pic 1]

Figura 01: Vista lateral do terminal urbano de Anápolis.

Fonte: Acervo próprio.

[pic 2]

Figura 02: Vista lateral do terminal urbano de Anápolis.

Fonte: Acervo próprio.

Considerando as condições atuais do terminal urbano imagina-se que o seu planejamento foi inadequado para um deficiente físico. Para um usuário que se propor a passar pela experiência de utilizar pela primeira vez é provável que ele encontre dificuldade e sinta-se perdido, pois não há nada que informe como prosseguir por exemplo, explicando como se dá o acesso para o embarque aos ônibus.

As pessoas que circulação pelo entorno do terminal não possuem nenhuma segurança física e muito menos segurança no trânsito uma vez que a sinalização é privilegia apenas os automóveis e os pedestres encontram-se forçados a atravessar as vias mesmo correndo risco. Muitas vezes o tempo do sinaleiro não é suficiente.  

Jan Gehl afirma que a condição para a vida urbana e para o pedestre está se tornando-se menos digna. Uma cidade onde as pessoas sintam-se convidadas a caminhar e pedalar, ou seja, ocupar o espaço urbano acaba se tornando uma cidade mais segura.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (908.4 Kb)   docx (771.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com