TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE MORFOLÓGICO - ANALISE URBANA

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE MORFOLÓGICO- MARINGÁ PR

INTRODUÇÃO

Os estudos topográficos e sensoriais apresentados neste trabalho foram levantados a partir de analises feitas através de mapas baseados em visitas ao sitio estudado. A analise topoceptiva consiste em observar as características que configuram um espaço incidente na noção de localização dos indivíduos, referindo-se à orientação e identificação.

APRESENTAÇÃO DA ÁREA ESCOLHIDA

A área estuda refere-se à zona 07(Jardim Universitário) de Maringá, essa zona é classificada como de uso residencial.

A região faz parte do traçado original da cidade, e cortada pela avenida colombo, a mais movimentada via da cidade. Ainda nesse bairro localiza-se a universidade estadual de maringa (maior polo Universitário da região) e a Vila Olímpica, importante centro de lazer e saúde da cidade.

VEGETAÇÃO

A área analisada, não apresenta grandes parques permeáveis para o uso e lazer, porém na divisa oeste da zona está situado um cinturão verde de mata nativa.

A Universidade Estadual de Maringá(UEM), possui uma arborização densa e área permeável considerável em comparação ao seu redor. Em algumas ruas como mostrada no mapa abaixo possuem arvores com copas mais densas, tais arvores remetem a arborização original, presente no primeiro plano da cidade. A maior arborização nessas ruas ameniza o microclima das mesmas.

SOLO,VEGETAÇÃO ,CLIMA ,TOPOGRAFIA E HÍDRICO

O sitio analisado não possui corpos hídricos dentro de seu limite, sendo o mais próximo o córrego Ribeirão Maringá a oeste da Zona 07.

O perfil topográfico possui desnível máximo de 1,50 metros, indicando o escoamento de aguas pluviais no sentido Sudeste a Noroeste e também no sentido Sudoeste a Nordeste.

A área como um todo, possui um clima homogêneo (Subtropical temperado com média anual de 22ºc na maior parte do ano), em consequência da falta de grandes massas verdes a sensação térmica no local é elevada, tal percepção é amenizada dentro da UEM em consequência a maior arborização do local e baixo fluxo de carros(Baixa liberação de CO2 na atmosfera, evitando criação de bolha de calor).

A região próxima ao cinturão verde a oeste também tem seu clima melhorado graças a presença de mata nativa.

MORFOLOGIA E MALHA URBANA/CHEIO X VAZIOS

Quanto a morfologia urbana a malha da zona 07, apresenta característica de grelha acompanhando as curvas de nível. Dentro da própria região é possível analisar a diferença de dimensão das quadras, onde em alguns lugares são mais longas e em outros são menores. O parcelamento de solo em sua maioria é regular e de mesma dimensão.

A composição cheio e vazios mostra de forma gráfica a proporção entre lotes construídos e lotes não construídos, veja o mapa a seguir:

PLANOS VERTICAIS

Ao estudar a volumetria da Zona 07 é compreensível a presença de casas antigas e de um pavimento com características do momento em que foram construídas, o ínico da Zona 07.

O desenvolvimento deste espaço permite reconhecermos o quanto esta paisagem modificou-se. Nos dias atuais a Zona 07 apresenta uma intensa inserção de edifícios altos que afrontam as antigas edificações. Os planos verticais da região permite a construção de uma analise onde se destaque a linha de coroamento, de força e seu sistema de pontuações.

EDIFICAÇÕES

As edificações a oeste e leste da zona são em sua predominância casas de madeira. Já no eixo norte e sul a predominância são de edificações com vários patamares, pode-se dizer ainda que conforme aproxima-se da UEM as edificações ganham altura, isso caracteriza um choque com o novo e o velho. Quanto a morfologia dos lotes, eles não apresentam todos o mesmo tamanho e isso implica diretamente no custo da infraestrutura urbana empregada em cada região.

RELAÇÃO DA EDIFICAÇÃO NO LOTE COM ESPAÇO PÚBLICO

Principalmente no eixo que compreende a avenida Colombo os edifício ali presentes apresentam todos morfologias muito semelhantes entre si e todos assemelham-se a barracões. Ainda neste eixo não existe recuo nos lotes, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com