TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA PUBLICA DE MANAUS

Por:   •  17/4/2018  •  Monografia  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE-UNINORTE

LAURETE INTERNACIONAL UNIVERSITE

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA PUBLICA DE MANAUS

MANAUS-AM

2018

CRISTIANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao centro universitário do Norte-  Laureat International University para obtenção grau de Licenciado em pedagogia

ORIENTADOR:  Prof.: MSc.Wenderson cruz da Silva

MANAUS-AM

2018

CRISTIANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS

PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) DE UMA ESCOLA PUBLICA DE MANAUS

Trabalho de conclusão de curso da graduação apresentado ao centro universitário do Norte – Laureat international University para obtenção de grau de licenciatura em pedagogia

ORIENTADOR: Prof. MSc. Wenderson Cruz da Silva

Aprovada em 00 de julho de 2018

BANCA EXAMINADORA

----------------------------------------------

Leina Liboreo

Dedico este trabalho aos meus pais (Cristovão e Andréa) que sempre me incentivaram, me deram carinho e apoio, e não medirão esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida, que por mais difícil que fossem as circunstancias sempre tiveram paciência e confiança em mim. Pois se há algo que faz diferença na formação da personalidade e na vida de uma pessoa é o amor que ela recebe.

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer a Deus, por me conceder a oportunidade de chegar ate aqui. Se eu não tivesse sentido sua presença junto a mim, oh Deus, eu sei que não teria alcançado está grande vitória.

A minha irmã Cristiana pela paciência com que aturou a mim e toda minha papelada e toda bagunça dos livros e de todos os materias acumulados durante o curso em nosso quarto, mana obrigado pela sua cooperação.

Agradeço também minha vó Francisca, pelos trocadinhos que sempre me dava para a xerox das apostilas, pois com o pouco contribuiu muito, obrigado vó amo-te.

 Ao meu irmão Cristóvão, por todas as noites que cheguei com fome da faculdade, sempre que podia pagava um lanchinho para mim.

E também ao meu amigão meu cachorro Puff, que no portão de casa todas as noites me esperava com saudades. Obrigado Puff pelo carinho.

E finalmente aos meus grandes e eternos amigos, minha segunda família: Anne ketlhen, desde o princípio juntos, Taiana, Aurea, Marcelo, Gleison e Lucinete. Obrigado por tudo, pela amizade de vocês e principalmente por fazerem parte da minha vida.

Sabemos que aprendizados, foram vários, a faculdade, as amizades, o tempo consumido me trouxeram algo que o dinheiro não compra, o conhecimento, depois de Deus, família e amigos é o que nós temos de mais de precioso. Posso dizer uma coisa que a vida também me ensinou? As vezes vale mais um pouquinho de coragem, do que muito talento.    

   

EPIGRAFE

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o processo de aprendizagem dos alunos da educação jovens e adultos (EJA), que atende uma população que não teve por algum motivo a oportunidade de se escolarizar na idade correta. Então a EJA procura resgatar essa dívida social que o estado ou sociedade em si, tem com essa população que não pode se escolarizar na idade adequada.  

Objetivamos analisar também as didáticas, metodologias as práticas educativas e pedagógicas que contribuem diretamente e indiretamente para esse processo de aprendizagem dos educandos buscando compreender suas especificidades. Essa modalidade de ensino sempre enfrentou resistência e dificuldades, desde de que os jesuítas eram responsáveis pela educação no brasil.

 Alvejando que a aprendizagem não se resume somente a ensinar a ler e escrever, ela também dar possibilidades para que o educando se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo.

Considerando a educação de jovens e adultos ainda que não alfabetizados, trazem uma gama de conhecimentos, frutos de suas experiências de vida que a criança ainda não disponibiliza. Buscando analisar se a escola exerce suas funções e amplia os conhecimentos trazidos pelos alunos de coloca-los a margem como se este não pudessem ser considerados os saberes que foram adquiridos ao longo de suas experiências.  

Palavra-chave: Educação de jovens e adultos. Metodologias. Praticas

                ABSTRAT

SUMÁRIO

A educação de Jovens e Adultos

Processo de aprendizagem dos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA):  um estudo comparativo em uma escola da cidade de Manaus. De que forma está sendo desenvolvido o processo de aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos (EJA)?

A Educação de jovens e adultos tenta “ realinhar” uma nação que saiu da escola antes de concluir o ensino básico, e por tratar-se de alunos que ficaram há muito tempo fora da sala de aula, seu ritmo de aprendizagem não é mais o mesmo. Então para preencher essas lacunas o processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos tem que ser trabalhado de uma formar bem estratégica e metodológica para que os decentes possam desenvolver no processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos EJA). Tendo como finalidade de buscar os objetivos a serem alcançados. Analisar de que formar podem ser trabalhadas as estratégias, para aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com