TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ETAPAS PROJETO DE TERRAPLANGEM

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPAS PROJETO DE TERRAPLANGEM

Topograph98 SE

O presente apresenta as etapas para se desenvolver um projeto de terraplanagem no software Topograph98 SE.

CONFIGURAÇÃO INICIAL

Abrir programa TopoGRAPH 98 SE vai em projeto e clica em novo logo irá abrir uma janela para nomear seu projeto e selecionar um destino para onde o mesmo irá ficar após ser salvo preencha tudo e clica no botão criar.

Após criado o projeto, irá abrir uma janela onde irá aparecer algumas funções para o desenvolvimento da terraplanagem, a mesma possui 11 tipos de dados como: Cadernetas completas, cadernetas reduzidas, poligonais, irradiações, coordenadas, geodésicas, Seções, traçados horizontais, traçados verticais, volumes e por fim desenhos.

Antes é necessário lembrar que para mapear a área continental brasileira com a projeção UTM, é necessário considerar oito fusos. No caso do estado de Santa Catarina, sua localização geográfica coincide com o fuso 22, cujo meridiano central é -51º.

1° ETAPA

Gerar modelo digital do terreno (MDT) a partir da tabela de pontos:

É necessário está com todos os dados na tabela, ou seja, todas as coordenadas do terreno para que seja possível gerar um modelo digital do terreno mais conhecido com MDT no software de geoprocessamento Topograph98 SE.

Clica em botão coordenadas>UTM>seleciona todos os dados (coordenadas) da tabela copia e cola na tabela que abriu no software definir como -51 o meridiano central e o Datum selecionar a opção WGS-84, Esta opção é necessária pois é uma norma usada em cartografia de origem geocêntrica.

Clica no botão arquivo>salvar como>coordenadas, finalizado, fecha a janela coordenadas.

2° ETAPA

Fazer triangulação e interpolação:

Clica em desenho>arquivo>carregar>pontos, irá abrir uma janela carregar pontos vai em existentes e seleciona o que tem nesse caso coordenadas (pontos que serão carregados) seleciona o mesmo clica no botão incluir e clica no botão carregar. Após isso irá aparecer todos os pontos, Ok. Agora clica no botão curvas de nível> (que está barra de ferramentas na parte superior da janela) malha triangular>gerar.

Após isso vem a etapa de interpolação que são as curvas de nível do terreno porem neste caso foi preciso apagar as linhas de arruamento pois elas não faram parte da triangulação e da interpolação que estará dentro do terreno para apagar clica no botão curvar de nível>malha triangular>apagar lado. Agora sim vem a interpolação botão curvas de nível>interpolação irá abrir uma janela para colocar o intervalo das curvas de nível do projeto neste caso foi escolhido um intervalo de 10cm em 10cm, após isso botão OK. Pronto interpolação feita, botão salvar como define um nome e botão salvar.

3° ETAPA

 Alinhamento Horizontal:

Para desenvolver o cálculo de volume é preciso definir um eixo no terreno onde o mesmo vai estar em planta o que irá facilitar nossa visualização 2d esse eixo é onde irá ficar a edificação. Para colocar alinhamento botão inserir > alinhamento. Após ter definido o alinhamento irá abrir uma janela com a distância do alinhamento dento as informações de azimute que é o ponto do norte fazendo um giro de 180° indo em direção ao segundo ponto que foi pego e a distância, a distância é necessária ser gravada pois irá ser usada mais tarde no alinhamento vertical que é o greide. Após ter gravado a distância é só dá uma Ok.

Agora é preciso salvar o alinhamento, seleciona a linha após selecionada botão arquivo>salvar>curvas horizontais irá abrir uma janela, nomeia o alinhamento, a opção de estaca inicial definir como 0 e a distancia entre estaca neste caso foi definido como 2m, a distancia entre as estacas pode ser 1, 5 , 10 quem está fazendo o projeto pode definir qual o melhor distanciamento, lembrando que a distância que for definida é a altimetria do perfil longitudinal, feito isso botão OK.

4°ETAPA

 Greide no perfil longitudinal:

Salvo o alinhamento fecha a janela do mesmo, vem a aba dos tipos de dados e na mesma fica selecionado traçados horizontais onde foi salvo o eixo/alinhamento que foi feito, ao lado tem uma janela tabela dá dois cliques em cima do arquivo q está ali, vai abrir uma planilhada sem nenhum dado, contudo isso é normal.

Clica no Botão vértices, lembrando que neste caso possui apenas dois vértices que é o ponto inicial e final da reta que foi feita anteriormente, continuando, a única coisa que será alterado na janela que abre após clicar no botão vértices é da estaca inicial, a mesma tem que ser 0, feito isso botão calcular >botão fecha. Feito isso não irá aparecer nada isso é normal o cálculo fica por trás.

Clicar botão curvas irá abrir a janela curvas horizontais geradas por vértices, não modificar nada, no mesmo botão> calcular>botão fecha. Agora sim, após calcular as curvas a planilha é preenchida pelas estacas. Após isso seleciona a coluna de cotas da planilha, barra de ferramentas que está na parte superior da janela botão cálculo>cotas vai abrir uma janela calculo de cotas seleciona o arquivo onde está o desenho de alinhamento e dá um OK, feito isso irá preencher a coluna cotas automático. Vai no disquete clica para salvar a tabela. É importante lembrar, sem preencher a tabela não será possível fazer o perfil longitudinal.

Depois de ter salvo vai em desenho (dois cliques para abrir um novo)>botão arquivo>carregar>perfil longitudinal. É preciso carregar o perfil longitudinal pois é nele que será feito o alinhamento vertical o greide, onde será inserido a altura do projeto. Vai abrir uma janela nela será necessário selecionar o alinhamento criado anteriormente, na caixa de alinhamento horizontal seleciona o arquivo de alinhamento e botão carregar. Agora é preciso fazer o alinhamento vertical, barra de ferramentas na parte superior da janela botão inserir>alinhamento. Esse alinhamento é diferente do outro tudo vai depender do tipo de contrato que será feito por exemplo se é preciso mais corte q aterro e vice-versa. Nesse caso por ser um terreno mas homogêneo foi colocado o alinhamento  início da cota do terreno bem próximo ao verdadeiro, após clicado para definir o início irá abrir uma janela com as coordenadas iniciais Distancia: essa distância está para o para o eixo horizontal logo precisam começar juntas tanto horizontal quanto vertical então é preciso defini-la como 0 e cota, a cota é o inicio do projeto em questão, pode-se está arredondando o numero ou mantê-lo e dá um ok . A partir disso ele fixa um ponto agora é só clicar em algum ponto mantendo a horizontalidade para saber a distância, em seguida irá abrir uma janela com informações de rampa e comprimento, defina a rampa como 0 para que o trabalho fique nivelado caso contrario para que fique realmente uma rampa deixa em 2%, 5% etc. Após criado o alinhamento seleciona, botão arquivo>salvar>curvas verticais irão abrir uma janela nomeia o alinhamento vertical seleciona o traçado horizontal e botão OK. Para finalizar botão salvar como abre uma janela nomeia como perfil longitudinal e clica no botão salva. Fecha janela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com