TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FINANÇAS DE LONGO PRAZO

Por:   •  5/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

                                                           UNIVERSIDADE DE SALVADOR

Beatriz Magalhães Medauar - 016181027

Júlio Cezar Santos da Silva - 006181047

Tiago Santana do Nascimento - 004172037

APS - Finanças de longo prazo

Salvador

2021

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE SALVADOR

APS do curso de Ciências Contábeis, desenvolvido como requisito de avaliação da disciplina Finanças ao Longo Prazo.

Orientador: Prof. Alex Gama

  

APS – FINANÇAS DE LONGO PRAZO

Salvador

2021

    Introdução

          Há muito tempo a avaliação de empresas surgiu com o objetivo de avaliar não só o valor intrínseco das mesmas, mas como forma de agregar o mercado, seus investidores e clientes englobando desde variáveis objetivas como preço de mercado, até o próprio patrimônio das empresas. O empreendedorismo vive constantes mudanças e inovações, por isso os modelos são de suma importância. Para uma empresa que busca crescer de forma acelerada e sem muitos problemas, tendo controle de todas as áreas em suas mãos, a avaliação auxilia a ter praticidade no processo de tomar uma decisão, muito fundamental. É de extrema importância que os objetivos conversem entre si para que uma ação complemente a outra, trazendo efeitos positivos, contínuos e mensuráveis.

 

Modelos de avaliação  

  1. Modelos baseados no balanço patrimonial

            Estes modelos basicamente utilizam o valor dos ativos de uma empresa para a construção de valor da mesma, ou seja, a partir do seu balanço patrimonial. Neste caso, fatores como o posicionamento no mercado de atuação, problemas organizacionais, contratuais e outros, que não entram nas demonstrações contábeis não serão considerados.

      1.1.1 Modelo do valor contábil

               O modelo do valor contábil considera como valor contábil de uma empresa, de forma líquida, o valor do patrimônio líquido, apresentado no balanço patrimonial, com contas como as de capital social, reservas e lucros ou prejuízos acumulados. O valor do patrimônio líquido é dado pela equação patrimonial e aparece pela diferença matemática entre o valor total dos ativos e o valor total das obrigações da empresa com terceiros.

1.1.2 Modelo do valor contábil ajustado

               O modelo do valor contábil ajustado procura corrigir a deficiência mencionada no método do valor contábil, atualizando os valores dos ativos e passivos, registrados na contabilidade, ao valor de mercado.

  1. Valor de liquidação

              De acordo alguns autores, ele representa o valor mínimo de uma empresa, assumindo-se que essa teria um valor maior se continuasse suas atividades. O valor de liquidação representa o valor da empresa se essa fosse liquidada, encerrando suas atividades, com a venda de todos os seus ativos e o pagamento de todas as suas obrigações como pagamentos a empregados, encargos tributários e outras despesas decorrentes do encerramento.

  1. Modelo do valor substancial

               Representa o cálculo do valor que deveria ser investido em uma nova empresa para chegar as idênticas condições da que está sendo avaliada. Pode ser definida de três formas:

  • Valor substancial bruto
  • Valor substancial líquido
  • Valor substancial bruto reduzido

  1. Modelos baseados na demonstração do resultado

             Esses modelos são baseados na demonstração do resultado do exercício das empresas, também conhecida por suas iniciais DRE. Essa categoria inclui modelos baseados na PER, que considera que o preço de uma ação é um múltiplo dos lucros gerados.

        1.2.1 Modelo do valor dos lucros

             O modelo do valor dos lucros (PER) trata como valor patrimonial o resultado da multiplicação das receitas anuais líquidas (lucros) por uma taxa denominada PER, que é a taxa da relação preço-lucro. Essa taxa de uma ação indica o múltiplo dos lucros por ação que é pago no mercado de ações.

       1.2.2 Modelo do valor dos dividendos

              De acordo com esse modelo, o valor de uma ação é o valor presente líquido dos dividendos que são esperados. O modelo do valor dos dividendos considera que os dividendos são uma parte dos lucros que efetivamente foram propostos ou pagos aos acionistas e, em muitos casos, são o único fluxo regular de recursos recebidos pelos investidores.

  1. Modelo dos múltiplos de vendas

                Esse modelo é utilizado, muitas vezes, por analistas e consultores que consideram a situação de mercado do ramo de atividades da empresa e consiste em calcular o valor da empresa multiplicando-se seu volume de vendas por um multiplicador.

  1. Outros modelos de múltiplos

                Outros modelos de múltiplos são também utilizados e somam-se aos diversos modelos baseados no resultado de um exercício contábil.

  1. Modelos baseados no goodwill

       Goodwill é o termo utilizado, tanto nas normas internacionais quanto nas norte-americanas, para representar um conceito similar nas normas brasileiras ao ágio que surge na aquisição de investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial com fundamento econômico em expectativa de lucros futuros.

        Um dos grandes inconvenientes da mensuração do goodwill reside exatamente na dificuldade de estabelecimento de seu valor, pois não há consenso entre os analistas na adoção de determinada metodologia para sua precisão. Alfred Rappaport procurou idealizar uma formatação teórica para a determinação de certos valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com