TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OPORTUNIDADES NA PAISAGEM URBANA E NO MEIO AMBIENTE

Por:   •  3/9/2018  •  Artigo  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA – VIDEO DA PALESTRA DADA POR ROBERT DE PAAUW

Aluno: Izabela Alessandra da Silva

Disciplina: Paisagismo.

Ano/ semestre: 2018/1.

Professora: Denise Telles.

 

AS OPORTUNIDADES NA PAISAGEM URBANA E NO MEIO AMBIENTE

O vídeo foi exibido no dia 27 de março de 2018, durante aula da matéria paisagismo. Trata-se de uma palestra ministrada pelo arquiteto Robert de Paauw, onde ele fala das oportunidades na paisagem urbana e no meio ambiente.

Segundo Robert, antes de qualquer projeto e intervenção, é feita uma pesquisa bem aprofundada para que possam ter todas as ferramentas e essa leitura do local, a identidade evolutiva do lugar.

O primeiro projeto mostrado por ele é a restauração do Morro da Rovira em Barcelona, onde é classificado como um projeto simples, o terreno um com posicionamento muito interessante e uma bela vista, mas que já sido utilizado por diversas maneiras ao longo do tempo. O projeto proposto era composto por mínimos, onde o projeto é o próprio lugar, que dava ênfase as camadas de tudo aquilo já tinha sido construído no local e a vista.

Posteriormente ele fala sobre as medidas adotadas no processo de projeto, “espaço livre para quem?” e quando se trata de espaços livres se tem que ter uma leitura muito profunda do local, para saber como vão ser as suas percepções. Para exemplificar ele mostra o projeto de uma praça publica que era dividida em vários espaços e não tinha uma sequência.

Outro projeto é o Parque La Clota, que possuía uma grande declividade ao centro e em suas extremidades partes bem planas. A prefeitura local foi responsável pelo aterramento do local e o projeto tinha como objetivo, fazer uma conectividade entre estes dois lados, sempre de forma simples. Foi proposto que tivesse uma espécie de descidas não muito acentuadas para que houvesse drenagem e evacuasse o alto volume de agua. Este projeto tem como uma forte característica, o orçamento mínimo, nele foram utilizados materiais doados que podiam ser reaproveitados.

Ele fala também sobre as qualidades paisagísticas que devem apropriadas e valorizadas, isso inclui muito a topografia. É possível perceber nos projetos do arquiteto, como ele da importância aos cortes para ter uma boa visualização de como será implantado.

Os locais de intervenção do arquiteto se tornaram parte dos roteiros turísticos, por valorizarem com simplicidade o local e sua paisagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com