TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ORIGENS DE UMA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA

Por:   •  25/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

ORIGENS DE UMA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA

Quando se fala da arquitetura moderna brasileira segundo o autor tem duas opiniões sobre sua origem aqui no país, falando que proveio do barroco ou que é uma apropriação do movimento europeu.

Foi na semana da arte moderna que a arquitetura moderna atingiu seu maior destaque, na ocasião não foi muito bem vista, nesse evento teve vários assuntos que foram discutidos para criar uma nova identidade nacional.

O Aleijadinho teve seu papel importante na integração do barroco como sendo uma das origens do modernista no país, ele era filho de uma escrava e com a ajuda de Lucio Costa deve seu destaque na arte. Partindo desse exemplo é fácil perceber como o barroco contribuiu para a arquitetura modernista sendo que cada movimento tem suas características.

O movimento moderno quis ter características do modernista europeu, mas não para ser visto no mercado exterior com bons olhos mas sim para seu benefício próprio. A parte artística nacional refletiu na parte artística do movimento, influenciando arquitetura, paisagismo etc.

O movimento moderno latino não teve uma integração ou uma proximidade, as barreiras entre os países por falarem línguas diferentes causou uma segregação no continente.

Depois de varias discussões sobre de onde o movimento moderno brasileiro veio a resposta é que ainda não é evidente sobre sua origem já que para cada pessoa coloca como principal algo que ela mesma julga importante.

A QUESTÃO DO PÓS-MODERNISMO NA ARQUITETURA

A arquitetura contemporânea utiliza concreto, ferro e vidro em abundância. O moderno queria internacionalizar para tornar como se fosse uma arquitetura mundial e no século XIX viu suas inovações refletirem o cubismo, funcionalismo, neoplasticismo e o futurismo. O funcionalismo foi o mais criticado pois ele falava que a função deve ser adaptada e que a plástica da obra era o mais importante sendo o oposto do pós-modernista.

Já no século XX a estrutura era valorizada exaltando a construção. O programa modernista teve seu foco nos problemas contemporâneos e dinâmicos causando um rompimento com os estilos. A forma rustica buscando beleza na forma e valores, com volumes remetendo a formas geométricas e plantas livre trazendo uma flexibilidade e espacialidade para o interior da construção.

Para o moderno a funcionalidade era o principal dando preferência a ângulos retos sem adornos remetendo a uma pureza em qualquer tipo de edificações.

Para o urbanismo teve uma implantação funcional nas cidades trazendo aqueles quesitos da carta de Atenas onde traziam tópicas importantes como morar, trabalhar e lazer. Suas construções eram racionalistas e não se misturavam com as edificações mais antigas.

Rossi criticou o funcionalismo falando que o movimento tratava as edificações como produto de consumo evidenciando mais a economia. Claramente o funcionalista e o moderno se conflitavam um queria sempre a originalidade e o outro a imposição de valores.

Mas com esse tipo de arquitetura universalista o modernismo perdeu seu significado deixando vazios nos detalhes e características causando ambientes nas cidades sem personalidade, perdendo o contexto histórico onde elas estão inseridas já seu principal foco era renovação urbana e com isso diversas partes do mundo começaram a questionar.

Assim depois das críticas nos anos 50 surgiu o pós-modernismo que voltou a se importar com o contexto histórico trazendo uma recuperação da história, fazendo a edificação interagir com o meio urbano novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com