TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura moderna brasileira (1920-1940)

Por:   •  25/6/2017  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

Diessika K. D.

Arquitetura moderna brasileira (1920-1940)

O objetivo do trabalha em questão é mostrar de forma sucinta algumas reflexões e informações sobre a arquitetura moderna no brasil, segundo o autor diversas informações sobre o período de 1920 a 1940 são subjugadas e por diversas vezes postas de lado.

Diversos fatos levaram a explosão da arquitetura moderna antigamente e que podemos citar veementemente é a semana de arte moderna e a exposição do centenário da independência, junto com esses fatos ocorre o surgimento da primeira casa modernista no pais. A implantação do governo de criar concursos públicos acarretou a vinda e o momentâneo interesse de Le Corbusier no pais; junto se inicia a “belle époque”

É uma época em que o nacionalismo se tora veemente forte em diversos países, inclusive no brasil, e cada vez mais artistas locais começam a se destacar redemonstrando ao mundo a cultura local, ser moderno era ser tradicional.

Com a fervura da culturalidade ocorrem diversos fatos importantes no pais, um dos mais marcantes é o centenário da independência em 1922, o pais demonstrava ao mundo sua brasilidade. Com a vinda da semana de arte moderna o pais descobre novos conceitos e oscila entre um indefinido colonial, exaltando o nacionalismo. Foi uma época de adoção ao movimento neocolonial.

 A arquitetura moderna chega ao pais descrita e não projetada, porem muitos usam a imagem da primeira casa modernista projetada por Gregori Waschavchik como ícone definitivo, porem a versão oficial omite diversos pontos sobre sua construção. Tudo leva a crer que a gênese da arquitetura moderna no pais não está vinculada a influência corbusiana e sim a experiências desenvolvidas por profissionais como Loos ou Rietveld.

Muitos profissionais consideram o prédio do MEC como o marco da modernidade sem levar em conta as diversas outras construções que ocorreram anteriormente, ou seja o prédio do MEC só teve uma melhor propaganda pois foi um concurso ministrado pelo governo.

Este concurso foi muito criticado pela forma que foi implantado e o seu vencedor Archimedes Memoria acabou por não ser contratado para fazer o próprio projeto, este que por sua vez foi remodelado por diversos profissionais e no fim após 10 anos estava pronto, com diversas brechas sem a devida explicação sobre como ocorreu a sua construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com