TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTODROMO DE INTERLAGOS GOVERNO DORIA E GRANDES REPRESENTANTES

Por:   •  2/6/2019  •  Resenha  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

AGENTES:

GOVERNO DORIA E GRANDES REPRESENTANTES:

O Projeto de Lei 01-00705/2017 aprovado e defendido pelo atual governo de João Doria e prefeito Bruno Covas, aborda o processo de privatização do complexo esportivo do qual faz parte o Autódromo José Carlos Pace e o Kartódromo Ayrton Senna. Desde então, existem diversas oposições sobre os projetos levantados para a área, na qual, questiona seu uso, faturamento e manutenção.

Doria prevê que privatização do Autódromo de Interlagos, deixará de ser um deficitário para o Estado e se tornara um meio de arrecadação financeira, geradora de empregos e captadora de recursos para investimentos de outros setores da cidade como por exemplo, saúde, educação, segurança e mobilidade.

Em seu projeto, anuncia que serão destinadas três áreas para o futuro dono do complexo, onde será implantada o empreendimento de seu interesse, novos edifícios residenciais e cumprimento das exigências do projeto, que são, manter a pista oficial para atividades automobilísticas, instalação de um parque público com acesso gratuito e construção de 1.579 moradias de interesse social no entorno.[pic 1]

IMAGEM ILUSTRATIVA – IMAGEM RETIRADA DO SITE  https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,plano-preve-bairro-dentro-de-autodromo,70002199106

EMPRESAS PRIVADAS

A destinação de áreas dentro do autódromo para exploração imobiliária atiçou interesse de empresas que desejam construir empreendimentos na região, atraídas pelo terreno de 960 mil m², localizada em uma área de alto valor imobiliário.

O autódromo terá alterações no PIU previstas para a preservação do equipamento urbano, ou seja, o comprador terá direito a um potencial construtivo maior, desde que cumpra por tempo mínimo determinado, a manutenção da pista de corrida.

A expectativa desse adensamento para a empresa privada é de retorno financeiro, atratividade para os novos moradores e valorização da região. Porém, o problema do adensamento se torna algo preocupante para a oposição, já que são previstas a realocação dos moradores irregulares no entorno, superlotação do transporte público e falta de infraestrutura publica, além dos impactos ambientais.

AUTODROMO

Contradizendo o que o Governador João Doria diz a respeito das despesas com o autódromo de Interlagos, a administração do espaço defende que a receita financeira do complexo é positiva e vê a privatização como uma solução que não atenderá as expectativas esperadas. Porém, existe o desejo de que haja uma restruturação do espaço, já que as atividades automobilísticas não são tratadas com prioridade.

Com a proposta de privatização, o receio da desativação do equipamento se torna algo preocupante para os administradores, uma vez que, tornando o espaço em uma propriedade particular, não existe uma lei que garanta a preservação da pratica esportiva a motor. Além disso, o espaço abriga diversas atividades de importância econômica, educacional, cultural, social, cientifica e de relevância histórica.

A desativação do kartódromo e a desfiguração do autódromo trará perdas na história de Interlagos, além disso, busca orientar que a luta não deve ser apenas direcionada para a pista, mas para o bairro inteiro que vive em seu entorno e de alguma forma se beneficia do único espaço com parques públicos que atende a região.

SECRETARIAS DE OBRAS E TURISMO

As obras de manutenção realizadas no autódromo de Interlagos são vistas como ponto negativo para o local, ocasionando em perdas financeiras e riscos de manter um equipamento desatualizado na cidade. Porém, a privatização e desativação, não são soluções apoiadas pelas secretarias de obras e turismo, visto que, ocorrem diversas atividades importantes no local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com