TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Obras

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCÍCIO 1

MANET, O almoço sobre a relva ou O piquenique no bosque), 1862-1863

MANET, Olympia, 1863

Ambas pinturas tem a mulher inteiramente nua olhando para fora da tela de modo confrontador e indiferente a outras pessoas  que estão inteiramente vestidas.

Tais obras causaram escândalos e provocaram protestos na sociedade conservadora classificando-a como vulgar e imoral pois a representação da mulher sem roupa fora do conceito de nu clássico. Manet mostra a arte mais realista como a vida cotidiana de uma forma mais direta.

Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Freqüentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem.


EXERCÍCIO 2

GOYA, Três de Maio de 1808 em Madrid,  ou Os fuzilamentos de três de Maio, 1814

MANET, A execução de Maximiliano, 1867

Ambas as obras retratam o fuzilamento de civis durante a invasão de Napoleão Bonaparte que eram contrários a sua política. Com o caráter destruidor que a guerra entre espanhóis e franceses  associada a sangrentos massacres, ao qual Goya teve oportunidade de assistir de forma direta, foram temas que o atormentaram e contribuiu para que se tornasse pessimista com relação a capacidade de destruição e ódio que a espécie humana era capaz de alimentar.


EXERCÍCIO 3

EDGAR DEGAS, O Absinto, 1875

EDGAR DEGAS, Duas Dançarinas

A figura central dessas duas obras de Degas e´a mulher. Degas se empenhava por captar tudo da maneira mais realista possível,  ter a imagem do que via tão fiel quanto possível à realidade exterior.  Degas ao pintar bailarinas ia além do que se via à primeira vista, as bailarinas eram apenas o plano de fundo, o principal da pintura eram os movimentos e a leveza que elas representam. A liberdade no tratamento dos personagens e de suas posturas e movimentos dá um sentido snapshot (registro instantâneo) como sendo algo casual.

Influenciado pela estética naturalista, retratou a vida parisiense nos seus vícios na pintura O Absinto mostrando a alienação social no mundo moderno, em que o progresso industrial funciona para alguns como uma porta para a exclusão, principalmente nas grandes cidades, o que acontecia na Paris da época.


EXERCÍCIO 4

MONET, Impressão, nascer do sol, 1872

MONET, A Ponte Japonesa

O quadro Impressão Nascer do Sol deu o nome ao movimento impressionista. Ao ser exposto pela primeira vez, um crítico zombou da tela e do título, dizendo que tudo ali era “impressionista”. Mal sabia ele que os artistas da época adorariam o nome e o adotariam para o movimento, rompendo assim com a arte do Realismo. Os impressionistas expressavam luz e movimento, as pinceladas soltas eram o principal elemento da pintura.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (693.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com