TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Barranco

Por:   •  23/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

1.1. APRESENTAÇÃO 4

1.2. JUSTIFICATIVA 5

1.3. OBJETIVOS 5

1.3.1. Objetivos Gerais 5

1.3.2. Objetivos Específicos 5

1.4. METODOLOGIA 6

2. O BARRANCO 6

2.1. LOCALIZAÇÃO 6

2.2. TIPO DE BARRANCO 7

3. LEVANTAMENTO DE DADOS 7

3.1. CLASSES DE SOLO 7

3.2. COLETA DE AMOSTRAS 8

3.3. HORIZONTES 9

4. ANÁLISE DE DADOS 10

4.1. CLASSES DE SOLO 10

4.2. COLETA DE AMOSTRAS 10

4.3. HORIZONTES 11

5. CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade localizar; obter registros fotográficos e amostras físicas; e analisar um barranco previamente escolhido. Após o levantamento fotográfico e das amostras, descrever e caracterizar os horizontes e tipos de solo do mesmo de acordo com as Classes de Solos da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a NBR 6502 – Rochas e Solos.

1.1. APRESENTAÇÃO

Os solos tem origem na desintegração e decomposição das rochas que formam a crosta terrestre. São misturas de partículas pequenas que se diferenciam pelo tamanho e pela composição química. A maior ou menor concentração de cada tipo de partícula num solo depende da composição química da rocha que lhe deu origem.

Superficialmente podem ser classificados como Residuais em que o produto de alteração permanece sobre a rocha que lhe deu origem. A separação entre a rocha mãe e o solo residual não é nítida, mas gradual, passa de rocha para uma camada de rocha alterada, desta para uma camada de solo de alteração e por fim o solo residual. E como Transportados ou Sedimentares em que o produto de alteração é removido de sobre a rocha mãe por um agente qualquer. Segundo esses agentes e segundo o local de deposição os solos transportados podem ser: aluviais (água); eólicos (vento); coluviais (gravidade); lacustres (depositados em lagos); marinhos (depositados em mares) ou glaciais (geleiras).

Há algumas formas de classificação definidas pela NBR 6502, como geológica; geotécnica; granulométrica e pedológica, a qual será utilizada nesse relatório de acordo com a EMBRAPA.

A nova Classificação de Solos da EMPRAPA (2006) compreende 13 classes gerais (ordens) que são divididas em outras subclasses. As 13 ordens são: Argissolo, Cambissolo, Chernossolo, Espodossolo, Gleissolo, Latossolo, Luvissolo, Neossolo, Nitossolo, Organossolo, Planossolo, Plintossolo e Vertissolo.

1.2. JUSTIFICATIVA

O barranco analisado foi determinado após a observação de algumas opções. A escolha foi apurada por algumas razões, essas são: o tamanho razoavelmente bom; por possuir horizontes definidos visualmente e por ser localizado em uma área de fácil acesso para o recolhimento das amostras e visualização dos horizontes.

Dessa forma foi possível ter uma melhor compreensão e avaliação da classe de solo e dos horizontes do barranco escolhido de acordo com a as classificações obtidas pela EMBRAPA Solos e com a NBR 6502.

1.3. OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Classificar a classe do solo do barranco escolhido; identificar e caracterizar os horizontes, de acordo com a NBR 6502 e a Classificação de Solos da EMBRAPA.

1.2.2 Objetivos Específicos

1. Levantar referencial teórico para fundamentar a pesquisa;

2. Escolher o objeto de estudo, no caso, o Barranco;

3. Levantar dados fotográficos, amostragens, documentais e anotações de campo;

4. Analisar os dados, comparando o que se encontrou com a revisão bibliográfica.

5. Concluir o trabalho descrevendo como os objetivos específicos foram atingidos e, ao final, como foi atingido o objetivo geral.

1.4. METODOLOGIA

O trabalho foi realizado posteriormente a uma visita de campo em um barranco, onde foi realizado um levantamento de dados, fotográfico e de amostras físicas. Após os devidos levantamentos uma análise dos mesmos foi realizada de acordo com a NBR 6502 – Rochas e Solos e a Classificação de Solos da EMBRAPA para verificar as características do barranco.

2. O BARRANCO

Analisado de acordo com a NBR 6502 e a Classificação de Solos da EMBRAPA.

2.1. LOCALIZAÇÃO

Localizado no estado de Santa Catarina, município de Florianópolis, situado no Sul da Ilha, bairro Rio Tavares nas margens da SC 405.

Imagem 1: Localização Escala Bairro Imagem 2: Localização Escala Quadras

Fonte: Imagens 1 e 2 retiradas do Google Maps com adequação do autor.

2.2. TIPO DE BARRANCO

O barranco é do tipo determinado por ação humana, pois foi “escavado” para que ocorresse o aumento da Rodovia SC 405 com a construção da terceira pista. Faz parte da base, ou parte inferior, de um morro.

Imagem 3: Escavações para aumento da SC 405

Fonte: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2011/09/sc-405-e-interrompida-por-uma-hora-e-causa-congestionamento-no-sul-da-ilha-em-florianopolis-3492140.html>.Acesso em: 01/09/2014

3. LEVANTAMENTO DE DADOS

3.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com