TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquiteto Eduardo De Mello

Por:   •  22/10/2015  •  Monografia  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Eduardo Keneese de Melo nasceu em 1906, no estado de São Paulo. Iniciou sua carreira acadêmica formando-se Engenheiro-Arquiteto, na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos anos 1925-1931. Ainda estudante, abriu um escritório de topografia e, após sua formação, abriu um escritório de arquitetura e construção.

Nesse escritório, Eduardo fazia diversos projetos até o ano 1940, se consagrando como um arquiteto eclético, utilizando diversos elementos de estilos diferentes, mas sempre com materiais contemporâneos. Sua prioridade nesses projetos era agradar o cliente, independente do estilo escolhido (residências coloniais, californianas, normandas etc). Dessa forma, acabou se destacando frente à São Paulo.

Ter se tornado um arquiteto com diversos projetos de residências era motivo de orgulho para Keneese. Porém, após começar a estudar e entendem o Movimento Moderno, não via mais valor nesses tipos de projetos já realizados. Na época, teve início o pensamento da Arquitetura Social.

Iniciou-se assim a conversão do arquiteto ao Movimento Moderno.

Por volta de 1951, Eduardo, após voltar da Inglaterra onde estudou pré-fabricação, abre a Uniseco Brasil, juntamente com seu pai e alguns amigos. A empresa utilizava estrutura de madeira e painéis de fibrocimento como vedação.

Essa nova forma de utilizar novos materiais era, para o arquiteto, a forma de modernizar a arquitetura brasileira e via na utilização de pré-fabricados a solução para questões habitacionais nas classes mais baixas, que viviam nas comunidades.

Seria necessária grande demanda de produção para conseguir eficiência nesse tipo de construção já visavam resolver os problemas de habitação que estavam surgindo.

Porém, a empresa acabou gerou grandes dividas, devido ao custo de produção e a qualidade dos materiais brasileiros, que não eram equivalentes aos ingleses. Além disso, os empresários brasileiros não aceitaram facilmente, nessa época, essa mudança de arquitetura para as classes mais humildes.

A partir desse tema, escreveu o artigo “Evolução da habitação no Brasil”; onde falava sobre seus pensamentos em relação aos princípios do Movimento Moderno dentro no plano de habitações.

Em 1951-1954 participam do desenvolvimento do projeto do Parque Ibirapuera em conjunto com Oscar Niemeyer, e em 1956, também em conjunto com o arquiteto, entra na equipe Novacap, o escritório responsável pela construção de Brasília.

Além de trabalhar em diversos projetos, Eduardo teve uma extensa carreira docente, a partir de 1937. Cria em 1937, junto com Roberto Corrêa Brito, uma revista especializada em arquitetura, com nome Acrópole. Além disso, em 1943, o departamento paulista do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB), sendo o primeiro presidente, até 1946. Também é membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), 1951-1984.

Em 1958, participa da comissão de criação do departamento de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. 1971 criou o Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo. Foi membro do Concelho Direto da revista do IEB até 1976. Alguns livros sobre sua trajetória e pensamentos são publicados, ao longo da sua vida. Faleceu em 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com