TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Historiografia - cap.1, 2 e 3 (WAISMAN, 2013, p.01-28)

Por:   •  25/11/2020  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: “Arquitetura e Historiografia - cap.1, 2 e 3”                                       (WAISMAN, 2013, p.01-28)

No primeiro capítulo, a autora explica que história é a “realidade dos acontecimentos”, já a historiografia, é uma análise da história que permite, ainda, a leitura do pensamento no momento histórico em que ela foi produzida. Deste modo, problemas históricos são solucionados por meio da pesquisa, enquanto problemas historiográficos se relacionam com as diversas versões e interpretações dos historiadores. Sendo estas questões importantes para entender a marginalização das arquiteturas latino-americanas, que não são marcadas por conteúdos historiográficos gerais.

Em seguida, Waisman aborda a ideia do “fim da historicidade” que surge com a modernidade e o foco no progresso. Cita que, mediante meios de comunicação, como a televisão, a experiência histórica é colocada de lado, ao ofertar todos os acontecimentos, simultaneamente.

No segundo capítulo, explica que, na historiografia da arte e da arquitetura, a obra é a principal evidência histórica, oferecendo, com sua permanência física, a base sobre a qual os estudos do historiador estarão. Entretanto, na historiografia geral, o historiador, através de sua narração descritiva, procura compreender e reconstruir um “objeto” histórico que já não existe mais, contando somente com referências externas.

No terceiro capítulo, Waisman abrange a historiografia arquitetônica e artística, separadamente. Uma vez que se diferenciaram no século XIX, onde a arte procurou reconstruir-se livremente e a arquitetura passou a seguir demandas funcionais, comprometendo-se com a realidade.

A autora fala sobre a importância imprescindível dos esboços no projeto de arquitetura, que resultam em uma comunicação única de ideias na historiografia. Onde muitos rascunhos não se concretizam em obras, mas servem como objetos de grande valor para o pensamento historiográfico de seu período, conforme é o caso de diversos projetos das arquiteturas latino-americanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com