TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo final

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

A influência de Katherine McCoy e a Academia de Artes de Cranbrook na quebra do paradigma do design de interface pós-estrutural

The influence of Katherine McCoy and the Cranbrook School of Art by breaking the paradigm of post-structural interface design

CUNHA, Adolpho; HACK, Amanda; BERALDI, Caio; NEGREIROS, Carolina; AMEMIYA, Gustavo; TAKAGI, Paula; BAPTISTA, Pedro. Universidade Anhembi Morumbi[1]

FALCO, Marcelo; Universidade Anhembi Morumbi[2]

Resumo

(Em desenvolvimento)

Palavras Chave: Katherine McCoy; Cranbrook; Revolução Gráfica.

Abstract

The paper abstract length must not exceed 100 words, which is enough to present the general subject and the approach of your research or development approach. Remember that every day we have a lot of information to deal with; the abstract should allow the reader to get a quick overview of these data and decide if it is of his/her interest. ?

Keywords: Katherine McCoy; Cranbrook; Graphic Revolution.

Introdução

        Segundo NOME (ANO), o design gráfico vem adquirindo seu destaque gradativamente no mundo contemporâneo, passando por diversas alterações e sendo influenciado por ideais distintos. É imprescindível sua importância nos meios de comunicação.        Porém, até adquirir esse prestígio o design gráfico tinha um outro padrão. Nosso projeto tem o objetivo de explicar a história do design gráfico atual, detalhando as transformações que se sucederam ao longo do tempo pela influência da Academia de Artes de Cranbrook, o papel de Katherine McCoy nesse processo e mostrar o cenário presente do design gráfico.

“No campo do design não se deve projectar sem um método, pensar de forma artística procurando logo a solução, sem se ter feito uma pesquisa para se documentar acerca do que já foi feito de semelhante ao que se quer projectar”. (MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. Edição 1. Editora Edições 70, 1981.)

1. O que é o design gráfico?

        

        Segundo Renato Aguiar (2010), desde os tempos primórdios o homem busca a melhor forma para se comunicar com o mundo em sua volta, e logo percebeu a importância da comunicação através das imagens, pois constatou que essa era uma linguagem universal e de fácil compreensão.

        Segundo Renato Aguiar (2010), ao longo do tempo esse tipo de linguagem foi se aprimorando e ganhando cada vez mais destaque na área da comunicação, onde através da técnica e da criatividade transmite ideias, mensagens e conceitos, e para tanto ganhou o nome de design gráfico.

“Batizado e amadurecido no século 20, é hoje a atividade projetual mais disseminada no planeta. Com objetivos comerciais ou de fundo social, o Design Gráfico é utilizado para informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular, persuadir e entreter, resultando na melhoria da qualidade de vida das pessoas”. (Renato Aguiar, 2010)

        Segundo Renato Aguiar (2010), com isso viu-se necessário a criação de um profissional nesse meio, à esse deu-se o nome de “designer gráfico”, ou seja, aquele que busca criar e organizar da melhor maneira o uso de imagens e textos para se obter a melhor forma de comunicação.

2. Os Padrões do design inicial

        Segundo Carlos Júnior (2010), inicialmente, o design gráfico era difundido através das primeiras pinturas em cavernas, as chamadas pinturas rupestres. Estas, em sua maioria, tinham uma função mágico-religiosa.

        Segundo Carlos Júnior (2010), logo após, na Antiguidade, o design gráfico foi direcionado à comunicação visual aprimorada pela sociedade da época após a descoberta da escrita até à queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C. Um bom exemplo de design gráfico primitivo é o livro de Kells - um manuscrito ilustrado com motivos ornamentais, feito por monges celtas por volta do ano 800, no estilo conhecido por arte insular.

        Segundo Carlos Júnior (2010), na idade Moderna, o design gráfico continuou a se desenvolver e chegou ao marco da impressão da Bíblia de Gutenberg (1455), que representou o início da produção em massa de livros no ocidente. Este último foi aperfeiçoado por volta de 1450 - Johann Gutemberg, substituindo os pergaminhos com o papel, tornou os livros mais baratos e de fácil acesso na Europa. Posteriormente, Aldus Manutius elaborou a estrutura do livro impresso, que tornou-se o princípio do design de publicação.

[pic 1]

Figura 1: Exemplo de publicidade primitiva.

. Acessado em: 26/03/2015

3. A importância de Cranbrook no universo do Design

Segundo Fernando Lara (2011), a Academia de Arte de Cranbrook situa-se a 15 km ao Norte do centro de Detroit, no Estado do Michigan, Estados Unidos. E está entre as mais importantes escolas de artes dos EUA. Fundada em 1904 por George Gough Booth e Ellen Scripps Booth, porém apenas foi inaugurado como escola em 1932. A academia de arte é reconhecida pelas suas aulas de arquitetura, mas nos últimos 40 anos, ela vem se destacando na mídia de design norte americano.

Segundo Iara Pierro  (2011), em 1970, a Cranbrook destacou-se no design gráfico, guiado por Katherine McCoy, ao quebrar uma série de paradigmas propostos pelo design moderno. A escola viu o design gráfico como uma ferramenta de comunicação e com isso veio à necessidade de produzir peças gráficas com a participação do público.

4. Katherine McCoy (Vida pessoal)

        Segundo AIGA (1999), Katherine McCoy nasceu em 12 de Outubro de 1945 em Decatur, Illinois, ela é uma renomada Designer Gráfico e professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (339.2 Kb)   docx (149.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com