TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Conexões Ocultas

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

O autor Fridjof Capra, com seu livro, “As conexões ocultas”, mostra até onde a influencia do capitalismo está destruindo os seres humanos e tudo a sua volta, e reflete o quão urgente é uma nova estruturação social para que seja possível preservar o futuro dos seres vivos e do nosso planeta.

Há meses atrás tivemos uma tragédia em Minas Gerais, que desolou o estado e colocou o Brasil em alerta. A barragem de uma mineradora se rompeu contaminando como metais pesados, o Rio Doce, fonte de abastecimento e subsistência da região, afetando diretamente a vida da comunidade, deixando-as literalmente, enterradas na lama.

Um acidente como o do estado Minas Gerais, poderia ser facilmente evitado com a manutenção preventiva obrigatória, que foi ignorada pela empresa. Os diagramas e textos de Capra demonstram que o lucro ainda é visto como fator primordial nos dias de hoje, relegando-se o material humano e o meio ambiente para um segundo plano.

Tragédias de grande visibilidade que ganham mais atenção da mídia tanto nacional quanto internacional ofuscam as tragédias do dia-a-dia, como esgoto não tratado despejados em córregos, rios e mares, excesso de poluente das indústrias e carros, consumismo exacerbado, uso massivo dos recursos naturais, entre outros. Essas são algumas das situações que vemos durante nossos dias, que são completamente ultrajantes, mas que para maioria das pessoas, é tido como uma condição natural, que pouco lhes incomoda.

A passo que o capitalismo sacrifica cada vez mais do ser humano e cada vez mais do meio ambiente, é necessário que haja não só um controle, mas uma solução para um sistema tão aprisionador e deteriorador como esse. E como vemo diagrama de valores sustentáveis, essa solução muito provavelmente pode nascer da sustentabilidade. Porém, essa solução encontra-se em colisão direta com as cresças do capitalismo, tornando a promoção ao assunto, um verdadeiro desafio para o século XXI.

Com a sustentabilidade, o aumento da qualidade de vida é um resultado quase imediato, e a longo prazo só tende a melhorar, por isso a batalha para que o mundo possa ver que esse é um caminho a ser seguido, preservando os recursos naturais, a vida do nosso planeta e a vida da próxima geração.

Hoje, ser ecológico tenta pegar as pessoas pelo bolso também, provando que a vida de quem aprende a conviver com o meio ambiente e se constrói aprendendo a preserva-lo, também aprende com ele a economizar coisas corriqueiras que fazemos, mas que consome muito, como eletricidade, água e reuso.

Vemos hoje, em 2016, que as preocupações realmente estão começando a mudar, mas ainda é muito cedo para animação, os números ainda mostram que nessa batalha, o valor monetário ainda dita mais regras que qualidade de vida. Por isso devemos sempre educar quando possível, para que mais pessoas comecem a entender que atitudes sustentáveis, são as atitude responsáveis de uma pessoa preocupado com seu futuro, dos seus filhos e do seu planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com