TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspetos Tipológicos e Construtivos

Por:   •  15/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Aspetos tipológicos e construtivos

        

        

        A Casa do Pego está voltada para o mar com uma orientação Nor-noroeste e possui um terreno de grandes dimensões, mais especificamente de 21.680 m². A casa encontra-se numa cota mais ou menos estabilizada, na zona mais alta do terreno, criando uma magnifica vista para a praia das Maçãs e a Praia Grande.

        O programa inclui cinco quartos, um escritório, uma sala comum de grandes dimensões e uma cozinha, organizados em corpos independentes ao longo de um único percurso interior, que atravessa a casa desde a entrada principal até ao núcleo mais privado. Existe ainda, um coberto para resguardo de automóveis e uma piscina descoberta que completam o programa.  

        A transição entre exterior e interior é feita através de um espaço intermédio, sendo este espaço definido pelo prolongamento do telhado.

        O desenvolvimento da casa assenta principalmente em duas linhas estruturantes: a galeria interior e o núcleo, que orienta a casa na procura da valorização da paisagem. Estas duas linhas estruturantes organizam ainda o programa em zona social e privada. A zona social, a poente, abre-se para um exterior expansivo, é orientada para as vistas de mar e para a infinitude do horizonte enquanto, a zona privada, a Nascente, volta-se para um exterior contido pela topografia e pela massa de arvores.

        As intersecções dos corpos independentes com a galeria interior definem espaços exteriores irregulares criando pátios semi-privados que permitem a abertura de vãos praticamente voltados para toda a paisagem. Por isso, a galeria interior, de forma irregular, é iluminada por vãos abertos directamente para o exterior, definindo zonas especiais de paragem no percurso.

        Apesar de desenvolvido num só piso o programa organiza-se em quatro níveis distintos correspondendo cada um deles aproximadamente às cotas do terreno exterior. A plataforma à cota mais alta articula a entrada de pessoas e de carros, uma vez que dá acesso a garagem, à entrada na casa e ao percurso que conduz até à piscina e ao jardim. Já numa outra cota, considerada a cota geral, pois é nesta que se estabelece o sistema de distribuição e que são implantados os compartimentos sociais - escritório, cozinha, sala de jantar, sala de estar, arrumos e instalação sanitária de serviço. Nesta cota está ainda a plataforma exterior associada à piscina e dois dos cinco quartos. As plataformas dos restantes quartos estão em duas cotas diferentes, relacionando-se com a cota geral por meio de degraus. Verifica-se então, que neste projeto as plataformas estruturam o programa em diferentes níveis organizando zonas sociais numa cota a partir da qual se lançam as cotas para as zonas privadas.

        Apesar da fragmentação em vários volumes, exteriormente o conjunto tem uma aparência unitária, garantida pelo revestimento em reguado de madeira colocado verticalmente, e pelo tratamento uniforme das coberturas, que são ajardinadas. Apenas na garagem esta imagem é abandonada. Outro fator que confere a unidade ao conjunto, é a semelhança volumétrica dos compartimentos, tanto em proporção como em dimensão, como a uniformidade dos vãos pois todos tem a mesma dimensão, proporção e sistema de abertura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (342.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com