TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares: A Menina

Por:   •  15/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  1.501 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades Complementares

Resumo: Do filme: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

16/08/2015

O filme é emocionante e a  história inicia com uma viagem de trem de uma mãe e seus dois filhos, rumo a uma cidadezinha do interior da Alemanha, chamada Molching, para entregá-los a uma família que estava sob os moldes do governo, uma vez que ela era considerada comunista.

Num vagão do trem, sua filha Liesel Meminger, vê seu irmão morrer no colo da mãe. No enterro do mesmo, o coveiro, num momento de distração, deixa cair na neve “O Manual do Coveiro”, Liesel rouba seu primeiro livro de vários que roubaria nos quatro anos seguintes. Horas após o enterro a menina é largada para sempre na residência dos Hubermann, na Rua Himmel na cidade de Molching, próxima a Munique, aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, ele um pintor desempregado e ela uma dona de casa, que passariam ser seus pais de criação. Inicialmente Liesel muita assustada, tinha vários pesadelos e era Hans que a acalmava, ficando ao seu lado até pegar no sono.  

Liesel ao passar pela sala de sua casa para ir à escola,  em seu primeiro dia de aula, encontra Rudy Steiner, que se apresenta como seu amigo, e a acompanha até a escola. A menina  é humilhada na classe, por não saber ler e escrever e ao sair da escola, lá estava o menino para consolá-la, e assim  os dois se tornam amigos inseparáveis. Hans ao encontrar o livro “O Manual do Coveiro”, em baixo do travesseiro de Liesel pergunta o porquê de seu interesse por este tipo de leitura, ela não consegue responder, ele percebe que a menina não sabe ler, e se propôs a ensiná-la. Transformou o porão de sua casa em uma pequena sala de aula, com seu esforço e a força de vontade de Liesel em aprender, em pouco tempo a mesma estava alfabetizada.

O segundo roubo de Liesel ocorreu no dia em que os alemães organizaram uma grande fogueira, queimando os livros em homenagem a Hitler. Ela espera todos saírem do local, sem perceber que estava sendo observada de longe pela a mulher do prefeito a Sra. Ilsa, se aproxima da fumaça e retira das cinzas um livro com algumas folhas queimadas, e o leva para casa.  Após presenciar o roubo da menina, Ilsa a convida para conhecer a biblioteca de sua casa, Liesel fica encantada com o lugar, a mulher a presenteia com um livro.  Ilsa fingi não notar que a menina a partir deste momento passa a roubar livros de sua casa.

Hans recebe em sua casa um judeu, filho de um amigo que no passado ajudou ele e sua família, e no leito de sua morte o fez prometer que ajudaria sua esposa e seu filho caso precisassem, Hans assim o fez, era Max Vandenburg, que ficou escondido no porão de sua casa.  A família vivia em constantes riscos, os nazistas puniriam todos por não admitir um judeu ali. Liesel desperta um sentimento muito forte por Max, eles compartilham os sonhos e conversam sobre suas respectivas histórias de vida.

Os bombardeios começam, a família de Hans tinha que ir para o porão do vizinho para se proteger dos ataques aéreos, enquanto Max ficava sozinho no porão da família, que posteriormente conseguira fugir do local.

Foi a leitura que salvou a menina de um ataque inesperado, no qual todos morreram, Rosa, Hans e Rudy. Após esta tragédia Ilsa encontra Liesel entre os destroços do bombardeio e oferece ajuda.  Durante muito tempo, foi apenas a saudade daquelas amizades construídas sobre a dor, a miséria, a luta pela sobrevivência que acompanhou Liesel.  Anos depois, após a libertação dos judeus, Max reencontra Liesel e foram amigos até quase toda sua existência. Liesel teve três filhos e alguns netos, faleceu aos 90 (noventa anos), acompanhada de seus livros, fazendo da leitura sua eterna companheira, encontrando nela a força para superar a dor de várias perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com