TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canteiro de Obras

Por:   •  12/8/2015  •  Resenha  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 8

UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Curso de Arquitetura e Urbanismo

U.A.: Sistemas Construtivos - Noturno

[pic 1]

Análise de Canteiro de Obras

Acadêmica: Aline Steinheuser

Florianópolis, Outubro de 2014

AGRADECIMENTOS

Agradeço à construtora Koerich pela receptividade e atenção prestada para prática deste trabalho. Agradeço, também, ao engenheiro Wagner Souza e ao técnico em edificações Márcio Lopes, por permitir a visita e acompanhar durante a análise esclarecendo as dúvidas e os questionamentos.

Sumário

1 - INTRODUÇÃO        

1.1 - APRESENTAÇÃO        

1.2 - JUSTIFICATIVA        

1.3 - OBJETIVOS        

1.3.1 - Objetivo Geral:        

1.3.2  - Objetivos Específicos:        

1.4  - METODOLOGIA        

2 - A OBRA        

3 - CANTEIRO DE OBRA        

4 - COLETA DE DADOS        

5 - ANÁLISE DE DADOS        

5.1 - Áreas de Vivência        

5.2 - Instalações Sanitárias        

5.3 - Vestiário        

5.4 - Alojamento        

5.5 - Local para refeições        

5.6 - Armazenagem e estocagem de materiais:        

5.7 - Outros Dados        

6 - CONCLUSÕES        

REFERÊNCIAS        

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste na análise e enquadramento de um canteiro de obras com estudo baseado na NR 18-MTE, voltando-se principalmente para a parte de conforto de trabalhadores e armazenagem de materiais.  Preparar uma pesquisa direcionada às principais importâncias da norma regulamentadora NR 18 compreendendo e analisando as suas funções e seus usos.  Com o Levantamento de dados da obra estudar-se-á melhorias do processo produtivo, otimização a ocupação dos espaços em áreas de vivência, armazenagem, estocagem de materiais e, também, questões de ordem e higiene. Concluir-se-á as análises verificando se os objetivos foram atendidos.

1.1 - APRESENTAÇÃO

Neste trabalho, serão apresentados os dados colhidos e analisados num canteiro de obras, através da metodologia concebida pela NR-18-MTE, que direciona os conceitos de segurança e conforto no trabalho, onde foram avaliados vários itens como área sanitária, área de refeições, alojamento e depósito de materiais.

1.2 - JUSTIFICATIVA

A escolha da obra ocorreu pela facilidade de acesso, por se tratar de uma obra no centro da cidade (próxima a Beira-Mar), e também pelo estágio em que a mesma se encontra (faltando 7 meses para sua entrega). E a escolha da obra se justifica pela necessidade de analisar o grau com que são cumpridas as diretrizes estabelecidas pela Norma Regulamentadora 18-MTE.

1.3 - OBJETIVOS

1.3.1 - Objetivo Geral:

Desenvolver, com base na NR18, um análise de um canteiro de obras,  a fim de verificar seu enquadramento na citada norma, levando em consideração seus seguintes itens:

18.2, Comunicações Prévias;  

18.4, Áreas de Vivência;

18.24, Armazenagem e Estocagem de Materiais.[1]

1.3.2  - Objetivos Específicos:

  1. Levantar referencial teórico em livros e periódicos. No presente trabalho serão utilizadas a NR18 e a NBR12284
  2. Avaliar as condições encontradas num canteiro de obras da cidade de Florianópolis, segundo a estabelecida norma de segurança e boas condições de trabalho e ambiente.

Verificar as:

  1.  Verificar as comunicações Prévias - Fornecimento dos dados da obra, assim como seus responsáveis ao órgão competente desta fiscalização, a Delegacia Regional do Trabalho;
  2.  Verificar as áreas de vivência - Analisar as condições do local onde se instalam, convivem, fazem refeições os trabalhadores;
  3. Verificar a armazenagem e estocagem de materiais;
  4.  Analisar as condições dos depósitos  de materiais e se estes estão sendo mantidos de forma adequada ao que é previsto.

1.4  - METODOLOGIA

Inicialmente, a metodologia adotada será o estudo e leitura das referências sugeridas, NR18-MTE e constatar suas principais diretrizes. Seguindo o processo de análise, dever-se-á realizar uma visita ao canteiro de obras, e neste, avaliar as condições de trabalho e vivência dos trabalhadores, levantar o loca de estocagem dos materiais usados para a obra. Será realizada a visita, com a coleta de dados e as fotografias das condições encontradas, as informações colhidas devem comparar-se com as informações e diretrizes citadas pela norma, para que o resultado seja a regularidade ou não do canteiro avaliado. Assim, será possível prever melhorias ou catalogar a obra como regularizada.

2 - A OBRA

Localizada no centro de Florianópolis, próximo a Beira Mar,

na Rua Desembargador Arno Hoeschl,290  -  eStúdio Oceano.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Tipo de obra: Residencial Multifamiliar

Descrições da Obra:

Empreendimento estudado: eStudio Oceano
Empresa responsável: Koerich Imóveis

Engenheiro responsável: Wagner Souza

Previsão de Entrega: Abril/2015.

3 - CANTEIRO DE OBRA

O chamado canteiro de obra é um local de construção onde se armazenam os materiais e se realizam os trabalhos secundários durante a obra. É a área destinada à execução da obra, aos serviços de apoio e à implantação das instalações provisórias indispensáveis à realização da construção, como alojamento, escritório de campo e de vendas, almoxarifado ou depósito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (775.1 Kb)   docx (630.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com