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Características do Pensamento de Émile Durkheim

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.999 Palavras (16 Páginas)  •  4.493 Visualizações

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1 Características do Pensamento de Émile Durkheim  

2 Emile Durkheim -  Fatos Sociais Totais -  Características 1. Coercividade;  2. Exterioridade; 3. Generalidade.  3 A Sociologia de Emile Durkheim: Fatos Sociais Totais – Características 1. Coercitividade:  Ações que mostram existir padrões culturais próprios que devem ser seguidos e legitimados.  2. Exterioridade: Práticas sociais coercitivas que atuam sobre os comportamentos dos indivíduos, independente de suas vontades. 3. Generalidade – Revelam que os  Fatos Sociais são gerais, ou seja, referem-se à toda sociedade e não apenas a um ou outro indivíduo. 4 Fatos Sociais Totais e o Consciente Coletivo   A formação do Consciente Coletivo é um importante conceito desenvolvido por Durkheim. Para ele, é a partir do aprendizado e da aceitação dos hábitos, crenças e práticas culturais que o homem desenvolve a sociabilidade. 5 Emile Durkheim -  Fatos Sociais Totais - e o Consciente Coletivo   “Fatos Sociais Totais”: > resultantes das interações dos elementos biológicos (físicos) somados aos psicológicos (emocionais) aos sociológicos (fenômenos sociais) e aos culturais (diversidades/pluralidades)   6 Emile Durkheim -  Fatos Sociais Totais  e o Conceito de Neutralidade -  Características Durkheim ao tratar dos “Fatos Sociais Totais” desenvolve o estudo da  Metodologia de Investigação Científica que permite a investigação dos fatos sociais. Para ele,  os Fatos Sociais  deveriam ser vistos como “coisas”. Essa “coisificação” seria necessária para que pudesse investigá-los de modo neutro (neutralidade) e distante (distanciamento).  5 Emile Durkheim -  Fatos Sociais Totais - e o Consciente Coletivo   “Fatos Sociais Totais”: > resultantes das interações dos elementos biológicos (físicos) somados aos psicológicos (emocionais) aos sociológicos (fenômenos sociais) e aos culturais (diversidades/pluralidades)   6 Emile Durkheim -  Fatos Sociais Totais  e o Conceito de Neutralidade -  Características Durkheim ao tratar dos “Fatos Sociais Totais” desenvolve o estudo da  Metodologia de Investigação Científica que permite a investigação dos fatos sociais. Para ele,  os Fatos Sociais  deveriam ser vistos como “coisas”. Essa “coisificação” seria necessária para que pudesse investigá-los de modo neutro (neutralidade) e distante (distanciamento).  7 Emile Durkheim - Os Fatos Sociais Totais e Representações Sociais Representações Sociais são as formas pelas quais os distintos grupos sociais se vêem - e são vistos - se valorizam – e são valorizados - social e culturalmente. 8 Os Fatos Sociais Totais e Representações Sociais Tais representações podem ser positivas ou negativas sendo formadas pela  ação do  consciente coletivo. Quando positivas, significa que as diversidades sociais e culturais foram respeitadas. Em oposição a isso, quando negativas, observam-se as manifestações racistas, sexistas, xenófobas entre os diferentes grupos sociais. 9 Emile Durkheim -  Os Fatos Sociais Totais e Anomia Social Anomia Social, é a ausência de leis, regras, e nesse sentido Durkheim defende a existência e as funções das Instituições Sociais por entender que as mesmas desenvolvem importante função na manutenção e no cumprimento da ordem pública. Para ele, o indivíduo em estado anômico – não existência das leis -  perde os seus referencias éticos e morais.   

1 Características do Pensamento de Max Weber  2 Características do Pensamento Weberiano  Weber entende que as ações sociais ocorrem mediante fatores objetivos (racionais) e subjetivos (emocionais). Nesse sentido, defende a Metodologia de Investigação Científica Compreensiva  3 Características do Pensamento Weberiano  Fatos Sociais x Método Compreensivo características: 1. pesquisa documental, 2. observações,  3. indícios 4. evidências minuciosas.  4 Max Weber e o  Método Compreensivo: Para Weber cabe ao pesquisador quando do desenvolvimento de suas investigações considerar a  “busca pelos sentidos”  das ações sociais. Deve portanto considerar, profunda e detalhadamente - três características que as compõem:  1. compreensão; 2. motivos 3. conseqüências.  5 A Sociologia de Max Weber -  A Estrutura do Poder Os Três Tipos Puros de Dominações Legítimas: Weber reflete sobre Os Três Tipos Puros de Dominações Legítimas existentes nas sociedades. Trata das relações sociais e políticas que fundamentam a figura do dominador (aquele que manda) e a figura do dominado (submisso, aquele que recebe e executa as ordens)  6 A Sociologia de Max Weber -  A Estrutura do Poder Relações de Mando e de Poder - desobediência e práticas coercitivas O exercício do mando somente ocorre mediante a obediência. È o que Weber trata como poder de mando e dever de obediência.  7 A Sociologia de Max Weber -  A Estrutura do Poder Relações de Mando e de Poder - desobediência e práticas coercitivas O poder de mando espera sempre que ocorra a obediência. Ao contrário disso, o dominante se utiliza de seu poder legítimo de coação ou práticas coercitivas (punição, repressão, coibição) sobre o grupo dominado.  8 A Sociologia de Max Weber -  A Estrutura do Poder Os três tipos de dominações legítimas Weber apresenta três distintas formas de se dominar e de se obter obediência de modo legítimo: 1.Dominação Legal, 2. Dominação Carismática e 3. Dominação Tradicional. 9 A Sociologia de Max Weber -  A Estrutura do Poder Os três tipos de dominações legítimas 1. Dominação Legal:   A dominação do tipo Legal é legitimada mediante a existência de regras, normas, leis, estatuto podendo ser alterados, modificados pelo chefe de acordo com as suas avaliações, julgamentos, interesses ou vontades.   10 A Sociologia de Max Weber -  A Estrutura do Poder Os três tipos de dominações legítimas 2. Dominação Carismática:  Caracteriza-se pelas subjetividades verificadas nos sentimentos de devoção, defesa, lealdade ao senhor. Este por sua vez apresenta características comportamentais – na maioria das vezes natas – sedutoras, carismáticas, simpáticas e demagógicas.  11 A Sociologia de Max Weber -  A Estrutura do Poder Os três tipos de dominações legítimas 3. Dominação Tradicional:  Neste tipo de dominação a obediência dos súditos ocorre devido às tradições, hábitos costumes, fidelidade voltadas aos senhores, patriarcas, santidades. As normas, as regras que legitimam esse tipo de relação não podem ser alteradas, violadas pois são consideradas sagradas.  

1 Características do Pensamento de Karl Marx2 Aula 4 -Karl Marx críticas ao Sistema Capitalista utilizaremos “O Capital” bem como, “O Manifesto do Partido Comunista”  onde tece críticas severas ao sistema capitalista, às relações políticas e sociais, á acumulação do capital, exploração da mão de obra operária.   3 - Karl Marx críticas ao Sistema Capitalista – Características Marx critica – as condições materiais de vida do trabalhador onde não lhe possível acumular, não possui bens. De um lado está a riqueza  e de outro, a miséria. É o que denominou como “Classes e Contradições de Classes”   4 Karl Marx críticas ao Sistema Capitalista – Características Marx critica – exploração da mão de obra operária Marx critica a  exploração da mão de obra assalariada, os baixos salários, as longas jornadas de trabalho.  5 Karl Marx críticas ao Sistema Capitalista – Características Marx trata também da dinâmica da “mais valia” – situação em que o trabalho executado, visando a obtenção de lucro - não é recebido.    6 Para Karl Marx, a dinâmica existente no sistema capitalista – acumulação do capital, lucro, exploração, mais valia – determinaria os papéis ocupados na Divisão Social do Trabalho  7 Karl Marx críticas ao Sistema Capitalista – Características Marx defende a conscientização, a organização sindical “Proletariado de todo o mundo uni-vos”! - Karl Marx considerava fundamental que os trabalhadores se reunissem nos Sindicatos para tratar de questões correlatas às contradições existentes entre capital e trabalho. Propunha a união, a conscientização e consequentemente, a prática revolucionária, a tomada do poder que, conforme entendia, exterminariam a burguesia.

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