TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento de durkheim e germinal

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 3
  • Pensamento de Durkheim

Emile Durkheim começou criando regras para o estudo científico da sociedade, onde seu método tinha por objetivo determinar um objeto de estudo para a Sociologia, no caso o fato social, que é todo aquele acontecimento que se repete de maneira padrão nas sociedades.

Os fatos sociais possuem três características , a coerção social que é quando o indivíduo já nasce num meio aonde os valores estão enraizados e não se pode querer mudar o meio, pois o que foge da realidade do meio é considerado anormal e é sujeito a uma punição. A exterioridade no qual os fatos sociais ocorrem queira ou não o indivíduo , ou seja, são exteriores a ele. E a generalidade onde existe um padrão nos fatos sociais, que é repetido, em todas as sociedades e em todas as épocas.

A partir dessas características temos um dos principais pontos defendidos por Durkheim,o determinismo, que é essa exterioridade da realidade em relação ao indivíduo. Isso quer dizer que, não importa vontade ou o conhecimento do indivíduo, a realidade dele já está traçada pelo meio e pela consciência coletiva.

Por fim, pode-se dizer que os fatos sociais  estão presente em quase toda a sociedade em análise,  fazem parte de um conjunto de normas sociais no qual  somos influenciados a realizar, e possuem externalidade porque existem antes do indivíduo e é independente dele. Como exemplo temos o estudo, no qual antes de nascermos já se estava estipulada a norma de que todos deveriam estudar , independentemente da vontade das pessoas. Porque, somos obrigados a estudar, caso contrário somos descriminados e pressionados a retornar para a escola,  pois estudar é uma ação geral , no qual praticamente todos os indivíduos estudam , ou seja estudar é um fato social.

  • Filme Germinal

O filme Germinal mostra a época dos proletariados na França no século XIX, na Revolução Industrial, onde no decorrer do filme passam cenas em que os proletários trabalham nas minas e a cada dia que passa tentam sobreviver pelo fato de se encontrarem em um local com péssimas condições higiênicas que colocam suas vidas em risco.

No filme é demonstrado a luta dos trabalhadores por condições melhores de vida e de trabalho, sendo uma época em que não existiam normas de proteção aos direitos dos trabalhos, assim eles sofriam de diferentes formas enquanto os burgueses e capitalistas viviam em ótimas condições.

Os proletários eram formados por homens , mulheres e crianças, na qual buscavam formas de poder receber mais dinheiro para poder ajudar a sustentar a família, e quando não tinham dinheiro chegava-se ao ponto de prostituir filhas mais novas, ou até mesmo vender a criança. Na maioria das vezes para a família era mais fácil vender sua filha, pois teriam menos uma pessoa para alimentar em casa, e para o comprador seria um grande negócio porque ela satisfaria seus prazeres.

Os proletários ao notarem que estavam havendo desmoronamentos nas minas, e que seus salários não eram gratificantes e não dava para sustentar a família, promoveram reuniões na qual decidiram falar com seus superiores a favor de uma negociação, mas não obtiveram êxito e causaram um movimento grevista entre os mineiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com