TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pensamento de Durkheim

Por:   •  3/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: Mariana Silva Santos

Matrícula: 16.2.6652

Professor: Antonio Marcelo Jackson

Atividade 4: Faça uma síntese do pensamento de Émile Durkheim.

Este texto destina-se a produzir uma síntese do pensamento de Émile Durkheim. Para entender o pensador francês, é necessário que se compreenda três conceitos: fato social, solidariedades (orgânica e mecânica) e consciência coletiva. Para entender o que é um fato social, é preciso entender que nas sociedades existe o que é chamado de coerção social. A coerção social se manifesta por meio das sanções sociais e da educação cotidiana. Em outras palavras, um grupo de pessoas tem um modo de vida e produz normas a fim de que esse modo se reproduza. Caso alguém não se adeque, é corrigido por meio das sanções e da educação. As sanções podem ser espontâneas ou legais. Espontâneas seriam as sanções mais amenas, que quebrem regras preestabelecidas sem um contrato escrito, por exemplo questões de vestuário ou práticas referentes ao gênero. As sanções legais referem-se às punições numa esfera do estado, referente às leis, ao código civil etc.

A educação também figura como uma forma de sanção. Os comportamentos indicados como corretos pelos familiares e convivas, desde a infância, são formas de sanção educativa. Os fatos sociais atuam sobre os indivíduos de maneira geral e independente da vontade dos mesmos. É possível afirmar que eles são absorvidos de uma forma quase imperceptível, visto que os indivíduos já nascem sendo educados pelas suas famílias e logo quando possível, vão para escolas receber uma educação mais formal.

Para ilustrar essa questão do fato social e da coerção, pode-se utilizar o livro O suicídio, do Durkheim. Nessa obra, o autor afirma que o suicídio não é uma responsabilidade do indivíduo que o comete, e sim da sociedade. Seria, portanto, o suicídio, um fato social, recorrente em sociedades na quais a coerção social fosse excessiva ou insuficiente. Ainda que o fato social seja de uma apropriação imperceptível, ele não deve ser tomado como normal, afirma Durkheim.

        Outra obra significativa foi Da divisão do trabalho social, Durkheim defende que, à medida em que crescem as comunidades, mais funções terão os indivíduos. Essa divisão de funções, ou do trabalho, produz dois tipos de solidariedade, a orgânica e a mecânica. A solidariedade orgânica diz respeito a sociedade civil, refere-se a sociedades mais complexas. A solidariedade mecânica é encontrada em sociedades mais tradicionais, isto é, diz respeito a um grupo de pessoas mais unido, como a família, amigos, costumes.

        O terceiro conceito a ser tratado, consciência coletiva, refere-se a algo além da consciência individual de cada ser. Ela diz respeito a valores e tradições comuns a um grupo social. Não é uma agregação de todas as consciências individuais, mas uma espécie de conjunto de práticas e verdades transferidos por meio da moral social. Ficam, assim, expostos e descritos os principais conceitos de Émile Durkheim.

        

Referências:        

SILVA, Antonio Marcelo Jackson Ferreira da. Sociologia e educação. Ouro Preto: UFOP, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com