TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e Benefícios da Alvenaria Racionalizada

Por:   •  12/6/2016  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito e Benefícios da Alvenaria Racionalizada

A racionalização construtiva nada mais é, que a aplicação mais eficiente dos recursos nas atividades desenvolvidas durante a execução da obra. Seus principais benefícios são a redução do desperdício de materiais; a otimização dos serviços, uma vez que neste tipo de processo, não se faz necessário a abertura e o fechamento de rasgos para passagem de instalações; melhoria nas condições de limpeza e organização da obra.

Apesar das facilidades e benefícios discutidos acima, a construção racionalizada exige um planejamento prévio, projeto de produção, bem como uma mão de obra treinada e capacitada para o serviço. Essa especialização dos trabalhadores é fundamental para que sejam evitados retrabalhos, desperdícios de materiais e da própria mão-de-obra, além de evitar futuras manifestações patológicas.

É de extrema importância, antes de se pensar no projeto de alvenaria, fazer uma coordenação e compatibilização das interferências nos projetos das outras disciplinas (arquitetura, estrutura e instalações em geral). Estes devem ser cuidadosamente analisados e resolvidos durante a fase de anteprojeto. No projeto de alvenaria racionalizada, a elevação de cada parede deve contemplar os tipos de blocos, seus quantitativos, dimensões das aberturas, posicionamento de vergas e contra vergas, assim como a posição de eletrodutos, caixa de luz, telefone, entre outros. Além disso os projetos devem possuir detalhamento das ligações entre parede - parede e parede – estrutura.

Após a pesquisa é possível observar, que apenas a existência do projeto de alvenaria é insuficiente para a implantação da alvenaria racionalizada em uma edificação. É de suma importância, como dito anteriormente investir em motivação e treinamento da mão-de-obra, equipamentos e na conscientização de todos os envolvidos nesse processo de produção. É muito importante, também, enaltecer que a alvenaria racionalizada deve ser considerada integralmente desde todas a fase inicial de todas as disciplinas, até as definições de esquadrias e revestimentos.

Além de melhorar a qualidade das vedações verticais, a racionalização da execução da alvenaria tem induzido uma melhoria da qualidade construtiva do empreendimento como um todo, possibilitando o uso de novas soluções para outros subsistemas da edificação.


Referências Bibliográficas

DA SILVA, Reginaldo Carneiro; GONÇALVES, Márcio de Oliveira; ALVARENGA, Rita de Cássia. Tecnologia Alvenaria Racionalizada. Disponível em: <http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/112/artigo285542-1.aspx>. Acesso em 04 abr. 2016.

Alvenaria Estrutural: Vantagens, Desvantagens e Cuidados. Disponível em: < http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=7&Cod=1252>. Acesso em 04 abr. 2016.

Alvenaria Estrutural de Blocos de Concretos. Disponível em: . Acesso em 05 abr. 2016.

Alvenaria de Vedação. Disponível em: < http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=7&Cod=1609>. Acesso em 05 abr. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com