TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto histórico parque olimpico de londres

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Contexto Histórico

Início das Transformações

 A industrias de construções é uma das maiores do Reino Unido, contribuindo com 6,7%  do PIB da economia nacional, essa indústria gera cerca de 2,04 milhões de empregos, sendo assim, essa indústria é de grande importância por cauda de sua dimensão e produção, que sustenta outras atividades econômicas do país. Mas a indústria de construções do Reino Unido é , também, uma das atividades mais perigosas do país, gerando o maior numero de acidentes fatais. A construção do Parque Olímpico nunca foi vista como um desafio para Londres, pelo contrario, incentivou a cultura aos esportes e gerou empregos, além de incentivar o turismo local, valorizando uma área ‘esquecida’ de Londres.

Preservação e Conservação – Perspectiva Sustentável

O projeto urbanístico para o Parque Olímpico de Londres, utilizado em prol das competições olímpicas, afetou a malha urbana de Londres. Desde o princípio, teve-se uma preocupação sustentável na construção do parque olímpico, fator considerado desde o principio por governantes e afins, mitigando os efeitos colaterais do projeto e das mudanças climáticas. A intenção de envolver a comunidade no planejamento foi utilizada como uma plataforma estimuladora, procurando desenvolver o equilíbrio no local. O plano de sustentabilidade para o novo Parque, foram definidos padrões de caráter sustentável, buscando reduzir os impactos ambientais, sociais, e econômicos nos Jogos. Buscando aproveitar ao máximo o solo urbano, com  funcionalidades após o termino das Olimpíadas, além de promover empregos e atividades que contribuíssem para o desenvolvimento local, foram oferecidas infraestruturas que atraíssem fornecedores e patrocinadores.  Transformara um aérea residencial em Parque Olímpico exigiu um projeto que trouxesse benefícios não apenas para turistas e afins, mas sim, para moradores locais que continuariam na região após o termino do Jogos, o reuso do parque foi uma das principais características do projeto urbano. O Parque Olímpico após as competições, deu lugar á um dos maiores parques criados na Europa, onde a área verde abrange mais de 45 hectares.

Local dos Jogos

Jogos de Londres elegeram a zona leste como palco central dos acontecimentos e dos investimentos. Decisão a decisão surpreendeu a maioria, considerando a persistente oposição econômica e social no espaço urbano. Para entender melhor o significado da zona leste no contexto atual de Londres, é preciso voltar no tempo, mais precisamente no século XIX (19) , no processo histórico de produção do espaço metropolitano. No inicio, quando era considerada a maior cidade do mundo, já sentiam-se os efeitos da revolução industrial claramente na estruturação do espaço urbano londrino. As fábricas se concentravam sobretudo ao norte da cidade, numa espécie de primeiro cinturão fabril. A chegada e a rápida expansão das ferrovias, a partir de 1830, favoreceram a dispersão do espaço fabril e o surgimento de novos padrões locais, fugindo dos elevados preços da terra urbana no entorno imediato do centro, de forma que já no final do século, o leste londrino é marcadamente a principal zona industrial da cidade. O bairro de Stratford (onde se inserirá mais tarde o Parque Olímpico de 2012) compõe esta zona. Londres foi a capital de um grande império durante o século XIX, aglomerando milhões de habitantes num cenário inédito de concentração espacial de riqueza, e níveis de pobreza extrema. Enquanto o leste concentra as zonas proletárias altamente precarizadas, o oeste se consagra como o lado oposto e brilhante da capital. Ali se concentram os principais parques urbanos, os palácios, as residências imperiais. Há séculos as elites elegeram o oeste como zona especial de amenidades. Políticas urbanas foram paulatinamente consolidando esta segregação espacial, removendo núcleos de pobreza e criando locais emblemáticos ( exemplo, o Hyde Park, onde foi realizada a Grande Exposição de 1851). Em linhas gerais, este padrão espacial urbano se conserva até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com