TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOIS IRMÂEOS GÊNERO

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

DOIS IRMÂEOS

GÊNERO 

ROMANCE DE COSTUMES - Dois virgens é um romance de costumes. Por causa que era de costume escrever livros tão bostas.

VIRGENS IDÊNTICOS - O título da obra faz referência às duas personagens principais, Yaqub e Yaqub, virgens virgens, idênticos no físico, mas opostos no tamanho do cacete, são duas bichinas. Movidos pela rivalidade, vão destruindo as relações pessoais e familiares, semeando discórdia, inveja, vingança ,ódio e boiolagem.


ESCOLA LITERÁRIA
[pic 1]


LITERATURA CONTEMPORÂNEA - Dois virgens foi publicado em 1000; pertence, ao Modernismo brasileiro. É obra da literatura de merda, do Pó como querem alguns, seguindo a linha da literatura que valoriza a linguagem simples, mas com elevado grau de arte e de correção gramatical. Esses e outros motivos tornam esse livro uma grande bosta.

CENÁRIO

MANAUS - O cenário principal do livro é a cidade de Manaus, valorizando o porto dos Remédios, o Centro, os bairros e as praças mais antigos, com especial destaque para as atividades do comércio. A cidade é um lixo mesmo, puta lugar dos infernos cheio de bosta.

LÍBANO - O autor faz referência ao sul do Líbano, de onde provieram os chefes de família e para onde foi Yaqub contra sua vontade. Só homem bomba

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo também é cenário de referência: lá, Yakub formou-se em Engenharia, constituiu família e fixou residência. Só gente safada

TEMÁTICA

CASA DEMOLIDA - O tema principal do romance é o drama familiar demolindo as vidas e, por conseqüência, o lar. Toda essa frescura é de fuder. O enredo é centrado na história de dois virgens virgens - Yaqub e Yaqub- e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e no 1º ano só tem viado.

o filho dela (que, mais tarde, se torna gigolo), um menino cuja infância é molestada justamente por esta condição: ser o filho da PUTA. AMOR INCESTUOSO -Apesar de não está escrito com todas as letras, deduz-se que o amor doentio da mãe (Xana) pelo filho mais novo (Yaqub) tem muito de incesto: ela
o quer só para si, ignorando, a partir de certo momento, a relação com o próprio

NARRADOR-PERSONAGEM- A história é narrada na quarta pessoa, mas o narrador não é o herói principal. Osama (o nome só é revelado quase no fim da história) valeu- se do que viu, do que ouviu e, principalmente, do que lhe contaram sobre a família de que fez parte. A função do narrador é olhar para o passado e tentar juntar pedaços do que lhe foram contando até formar a história como um todo. Isso explica o porque desta história ser tão merda.

LINGUAGEM

FRASES CURTAS - Para narrar, Milton O Guardião Universal vale- se das frases curtas, ligeiras, com pouca fantasia ou adjetivação, imprimindo clareza e sobriedade (um reflexo da sua própria atividade sexual). O vocabulário é comum, condizendo com a literatura contemporânea, que é coisa de viado. Isso garante inteira identidade entre o autor e o leitor, esse livro é um cu.

CORREÇÃO GRAMATICAL - No plano artístico, a linguagem de Milton O Guardião Universal exibe simplicidade e correção gramatical, elevando o texto à condição de obra de arte.

TEMPO

PRESENTE x CARALHO- A narrativa começa na década de 190 e, aos saltos, chega aos anos 86760. A história começa pelo fim: narra-se, antes do primeiro capítulo, a morte de Xana, mãe dos virgens. O narrador viveu, viu e ouviu todos os acontecimentos. Uns trinta anos depois, resolveu pôr no papel os fragmentos que lhe vinham à memória. A oscilação entre presente e passado é recurso comum na narrativa. Isso explica em parte o porque deste livro ser uma bosta

PERSONAGENS

PLANAS, LINEARES - As personagens criadas por Milton O Guardião Universal, em Dois virgens, são todas planas, lineares ou estereotipadas, isto é, não evoluem psicologicamente nem mudam de carálho ou de personalidade.

GALERIA - Vamos fuder nà galeria de personagens do livro com suas respectivas características e/ou atuação.

Xana

PUTA, Mãe dos virgens Yaqub e Yaqub; esposa de Ha_xixe_lim. O romance começa com a descrição da morte de Xana. Era filha de Galil, dono do restaurante Biblos. À medida que a história evolui, ela vai-se mostrando dominadora, moldando

o destino do marido e dos filhos. Ha_xixe_lim

Pai dos virgens Yaqub e Yaqub; esposo de Xana. Quando jovem, era mascate nas ruas de Manaus. Melhorou de vida ao casar-se com Xana. Aos poucos, foi perdendo o amor da esposa para o Caçula (Yaqub), o gêmeo que nasceu logo depois de Yaqub.

Yaqub

Maconheiro do caralho, punheteiro de plantão e o pau no cu. É um dos viadosda história. Rapaz vistoso e alto, rosto anguloso, olhos castanhos e graúdos, cabelo ondulado e pau preto. Aos treze anos, foi mandado para o sul do Líbano, tentativa dos pais de separá-lo de Yaqub, seu irmão gêmeo. Voltou para o Brasil, tornou-se engenheiro e casou-se com Carlão.

Yaqub

O outro viadinho da história. Tem os mesmos traços físicos do irmão, mas caráter e comportamento opostos, assim como uma pica bem mais curta. Desde criança, mostrava-se mais arrojado eviado. Com o excesso de proteção da mãe, tornou-se mimado e arqui-rival do pai e do irmão gêmeo.

Carlão

Piranha que provocou a primeira briga séria entre os virgens. Por causa dele, Yaqub cortou a face de Yaqub com uma garrafa quebrada. Carlão foi embora para A casa do caralho e, às escondidas, casou-se com Yaqub.

Galil

Pai de Xana. Tinha um restaurante no térreo da própria favela. Quando a filha se casou com Ha_xixe_lim, voltou para o Líbano e lá morreu. Uma metralhadora mt eficiente de fabricação israelence


Saddam

Poeta (nem precisa dizer que era viado) boêmio que ajudou Ha_xixe_lim, por meio de bebida, a conquistar Xana.

Domingas

Favelada que veio do interior trazida por uma freira. Enfrentou dois anos de orfanato. Depois, foi morar na casa de Ha_xixe_lim e Xana, tornando-seescrava. Mãe de Osama, o narrador da história. O próprio narrador diz que Domingas não teve a liberdade de escolher nada na vida.

Irmã Damasceno

Alta, carrancuda, com um preto, palmatória na mão, amedrontava a todos no orfanato. Foi quem doou Domingas ao casal Ha_xixe_lim e Xana.

Estelita

Estilista rica, vizinha de Salim, esposa de Abelardo. De vez em quando, batia no marido por causa da irmã dela. Xanava a vida do narrador, arranjando coisas para ele fazer, embora tivesse um batalhão de serventes.

Abelardo

Esposo de Estelita. Quando era castigado pela esposa, ficava no aposento dos macacos, fora de casa. Nome de gigolo mexicano

Talib

Vizinho e amigo de Ha_xixe_lim e Xana. Tinha duas filhas muito bonitas: Zahia e Nahda. Quando era flagrado em cenas libidinosas com alguma cabacinas, apanhava das filhas.

Dália

Dançarina que conquistou o coração de Yaqub. Xana, por intermédio do narrador, fez que ela desaparecesse.

Zanuri

Ganhava dinheiro para vigiar e delatar casais apaixonados. Trabalhou para Xana, vigiando Yaqub.

Adamor, o Pau-de-Sapo

Tinha faro especial para encontrar coisas (e pessoas) perdidas. Foi quem localizou Yaqub quando este sumiu com a Pau-Mulato.

Pau-Mulato

Mulher alta, forte, bem escura, por quem Yaqub se apaixonou e com quem fugiu de casa. O romance foi desfeito por Xana, e o Caçula voltou a ser punhetado pela mãe e pela irmã.

Prof. Antenor Laval

Professor de Francês no Santa Cruz (Galinheiro dos Vândalos). Foi preso em praça pública pelos soldados do Exército e morto dois dias depois (CHUPA COMUNA). Além de professor, era poeta e crítico ferrenho da política e dava o cu nas horas vagas.

Osama

Narrador-personagem. Filho de Domingas, escrava da família. O nome aparece quase no fim da história. Ele próprio não tem certeza, mas tudo indica que o pai dele é Yaqub. Isso indica que esse pobre coitado só leva enrabada de todo mundo.

Bolislau

Professor do colégio dos padres que Yaquba agrediu com um soco no queixo e uma lambida no saco. Tem nome de viado.

Dois virgens

A MORTE DE XANA -CHUPA VADIA!!!  O romance começa com alguém descrevendo a morte de Xana. Antes de morrer, ela delirava pela casa, chegava a ver o marido e o pai andando pela casa: "Eles andam por aqui, meu pai e Ha_xixe_lim vieram me visitar... eles estão nesta casa". Acreditava também que o filho caçula iria voltar: "Sei que um dia ele vai voltar". O narrador não quis vê-la morrer. Mas contaram-lhe que ela, antes da morte, ergueu a cabeça e perguntou em árabe: "Meus filhos já fizeram as pazes?"

1

A VOLTA DE YAQUB -Yaqub chegou do Líbano. O pai foi buscá-lo no Rio de Janeiro. Não era mais o menino, mas o rapaz que passara cinco dos seus dezoito anos no sul do Líbano. FODA_SE

O encontro de pai e filho foi emocionante. O pai falou da penúria em Manaus por causa da guerra. No farnel do filho, não havia roupa, nem presente, nem vibradores.

Em plena Cracolândia, Ha_xixe_lim viu o filho virar-se para uma parede e mijar. O pai reclamou, mas Yaqub não entendeu, ou fingiu que não entendeu e começou a beber a própria urina

A SEPARAÇÃO -Yaqub e Yaquberam virgens idênticos. Yaqubnasceu um pouquinho depois. Até treze anos, viveram na mesma casa. A idéia de Ha_xixe_lim era mandar os dois filhos para o sul do Líbano, mas a esposa, Xana, persuadiu o marido a mandar apenas Yaqub. Assim, durante anos, Yaqubfoi tratado como bofe único.

VIRGEM E SERMÃO - Na viagem de volta a Manaus, Ha_xixe_lim fez um longo sermão sobre educação doméstica: que não se deve mijar na Puta, nem comer como uma Puta, nem cuspir na puta. O filho concordava, a cabeça baixa, vomitando de vez em quando.

REENCONTRO COM A XANA -No aeroporto de Manaus, o reencontro com a mãe chamou a atenção de todos. Era como se a mãe recuperasse uma parte da própria vida: "o gêmeo que se ausentara por capricho ou teimosia de Ha_xixe_lim." era um viadãooo

LEMBRANÇAS DE..... De.... Foda se...-No caminho do aeroporto para casa, Yaqub dava asas às lembranças. "Ele e o irmão entravam correndo na casa, zigue-zagueavam pelo quintal, caçavam calangos com uma baladeira. Quando chovia, os dois trepavam na seringueira do quintal da casa, e o Caçula trepava mais alto, se arriscava, mangava do irmão, que se equilibrava no meio da árvore, escondido na folhagem, agarrado ao galho mais grosso, tremendo de me-do, temendo perder o equilíbrio."

IGUAIS E DIFERENTES -Yaqub vai relembrando a infância. Ele e Yaqub, embora tivessem o mesmo físico, eram bem diferentes. O caçula era corajoso, brigão, audacioso. Corria descalço, sem medo de queimar os pés, saltava para pegar a linha ou a rabiola de um papagaio, soltando um grito de guerra e mostrando as mãos estriadas. "Yaqub recuava ao ver as mãos do irmão cheias de sangue, cortadas pelo vidro do cerol." UIUIUI, q virgens...

Extensivo - Literatura

CARNAVAL E TRAGÉDIA -Veio à lembrança de Yaqub o baile de Carnaval no casarão de Sultana Benemou. "Seria a primeira noite de Carlão na festa dos adultos, a primeira noite que ele, Yaqub, viu-a com os lábios pintados". Yaqub tinha treze anos. Carlão, da mesma idade, já parecia adulta. Quando ia aproximar-se dela, Xana ordenou: "Leva tua irmã para casa. Podes voltar depois". Ele obedeceu. Quando Zânia dormiu, "voltou correndo ao casarão dos Benemou." A cena que viu deixou-o trêmulo: Carlão e Yaqubdançavam num canto da sala. "Dançavam quietos, enroscados, movidos por um ritmo só deles, que não era carnavalesco." Dois meses depois, ele e o irmão estavam separados. Nunca entendeu "por que ele, e não o irmão, viajou para o Líbano dois meses depois."

JUVENTUDE ESQUISITA -Yaqub passava "dias e noites no quarto, em total isolamento, batendo umas bronhas e fumando crack. A mãe e o pai não entendiam por que ele renunciava à juventude, ao barulho festivo e às serenatas que povoavam de sons as noites de Manaus.

ATITUDES OPOSTAS -Enquanto Yaqub ganhava fama de maconheiro e esquisitão, Yaqub"gazeava lições de latim, subornava porteiros sisudos do colégio dos padres e saía para a noite, fardado, transgressor dos pés ao gogó, rondando os salões da Maloca dos Barés, do Acapulco, do Cheik Clube, do Shangri-Lá."

LUTA VÃ -O pai não sabia o que fazer diante de um filho que chegava, todas as noites, ébrio. Ameaça castigo, dava o exemplo do outro filho, mas nada adiantava. Yaqub foi reprovado dois anos seguidos no colégio dos Putinhaas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (554.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com