TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Princípios às práticas: Criando uma arquitetura sustentável para o século XXI

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

Disciplina: Optativa II – Eficiência Energética nas Edificações

Professora: Flavia Gaio Gonzaga

Mariana de Moraes Borges¹

  1. Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, mari.xq@outlook.com

RESENHA

         No texto “Dos princípios às práticas: Criando uma arquitetura sustentável para o século XXI” de William McDonough com Michael Braungart do livro “O campo ampliado da arquitetura” fala sobre o documento “The Hannover Principles: Design for Sustainability”, que ressalta a interação entre o ambiente construído e o ambiente natural e questões básicas de sustentabilidade.

        McDonough e Braungart creem que o conceito de resíduo deve desaparecer para dar lugar ao de produção reutilizável e esperam que a prática desses princípios leve à próxima revolução industrial.

        Eles dizem que a doutrina convencional sustentava que, usando menos energia e limitando quantidades de químicos tóxicos, garantiria um mundo sustentável. Mas o princípio criado sugere que, em vez de tentar atenuar os efeitos destrutivos, a eliminação do conceito de desperdício exige que passemos a enxergar nossos projetos de uma forma inteiramente positiva.

        O princípio propõe que, em vez de considerar os materiais como um problema, o pensamento baseado no ciclo “do berço ao berço” os encara como nutrientes que formam um ciclo que tem dois modos sustentáveis, tornando biodegradável ou infinitamente reciclável.

        O texto é de grande relevância para todas as pessoas, não só do ramo da construção civil, pois é de fácil compreensão e abrange todas as áreas, trazendo reflexão e conscientizando sobre a importância da sustentabilidade e no pensamento de um futuro onde a indústria e a ecologia, a natureza e a cidade possam florescer juntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com