TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCADAS E TELHADOS

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

                    UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Engenharia Ambiental

Guilherme Franchi Simões

ESCADAS E TELHADOS

Campo Mourão - PR

2017

                                                     ESCADAS        

Uma sequência de 3 ou mais degraus é considerada uma escada e com isso deve obedecer às normas da ABNT NBR 9050.

As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada ou degraus isolados. Para o dimensionamento, devem ser atendidas as seguintes condições:

 a) 0,63 m ≤ pisos + 2 espelhos ≤ 0,65 m,

 b) pisos: 0,28 m ≤ pisos ≤ 0,32 m e

 c) espelhos: 0,16 m ≤ espelhos ≤ 0,18 m;

A largura das escadas deve ser estabelecida de acordo com o fuxo de pessoas, conforme ABNT NBR 9077. A largura mínima para escadas em rotas acessíveis é de 1,20 m.

A inclinação transversal dos degraus não pode exceder 1 % em escadas internas e 2 % em escadas externas.

Escadas com lances curvos ou mistos devem atender à ABNT NBR 9077, porém é necessário que, à distância de 0,55 m da borda interna da escada, correspondente à linha imaginária sobre a qual sobe ou desce uma pessoa que segura o corrimão, os pisos e espelhos sejam dimensionados

Patamares: As escadas devem ter no mínimo um patamar a cada 3,20 m de desnível e sempre que houver mudança de direção. Entre os lances da escada devem ser previstos patamares com dimensão longitudinal mínima de 1,20 m. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões iguais à largura da escada. Quando houver porta nos patamares, sua área de varredura não pode interferir na dimensão mínima do patamar. A inclinação transversal dos patamares não pode exceder 1 % em escadas internas e 2 % -em escadas externas.

Corrimãos: Os corrimãos podem ser acoplados aos guarda-corpos e devem ser construídos com materiais rígidos. Devem ser firmemente fixados às paredes ou às barras de suporte, garantindo condições seguras de utilização. Os corrimãos devem ser instalados em rampas e escadas, em ambos os lados, a 0,92 m e a

0,70 m do piso, medidos da face superior até o ponto central do piso do degrau (no caso de escadas) ou do patamar (no caso de rampas). Quando se tratar de degrau isolado, basta uma barra de apoio horizontal ou vertical, com comprimento mínimo de 0,30 m e com seu eixo posicionada 0,75 m de altura do piso. Os corrimãos laterais devem ser contínuos, sem interrupção nos patamares das escadas e rampas, e devem prolongar-se paralelamente ao patamar, pelo menos por 0,30 m nas extremidades, sem interferir com áreas de circulação ou prejudicar a vazão. As extremidades dos corrimãos devem ter acabamento recurvado, ser fixadas ou justapostas à parede ou piso, ou ainda ter desenho contínuo, sem protuberâncias.

        

.[pic 1]

Quando se tratar de escadas ou rampas com largura igual ou superior a 2,40 m, é necessária a instalação de no mínimo um corrimão intermediário, garantindo faixa de circulação com largura mínima de 1,20 m.

[pic 2]

Materiais usados para construção de escadas: Pode ser usado diversos materiais para a construção de escadas, dentre eles, os mais comuns é a madeira, concreto e o aço.        Existem alternativas como o uso das escadas de vidro.

Degraus: Nas rotas acessíveis não podem ser utilizados degraus e escadas fixas com espelhos vazados. Quando houver bocel ou espelho inclinado, a projeção da aresta pode avançar no máximo 1,5 cm sobre o piso abaixo, conforme a figura.[pic 3]

                                                     Telhados

Em função das necessidades básicas de segurança, saúde, higiene e economia, são estabelecidos requisitos mínimos de desempenho para os diferentes sistemas de coberturas, que devem ser considerados e estabelecidos pelos intervenientes e obrigatoriamente atendidos.

 Elementos que compõem o telhado: [pic 4]

Telhado de alpendre ou simplesmente alpendre:

telhado constituído ou formado por uma única água

Telhado de duas águas:

telhado formado por dois planos inclinados que concorrem na linha de cumeeira

Telhado de quatro águas:

telhado constituído por quatro planos inclinados, na forma de triângulos e ou formando uma pirâmide, ou trapézios concorrentes em linha de cumeeira ou espigão.

Telhado em arco:

telhado com águas côncavas

Estrutura do telhado:

Apresentar um nível satisfatório de segurança contra a ruína e não apresentar avarias ou deformações e deslocamentos que prejudiquem a funcionalidade do SC ou dos sistemas contíguos, considerando-se as combinações de ações passíveis de ocorrerem durante a vida útil de projeto da edificação habitacional. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (404 Kb)   docx (714 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com