TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO BRASIL

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

                    ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO

                                                      BRASIL

                  RESUMO

                   

                    No mundo inteiro encontramos problemas ambientais que surgem como consequência do comportamento de despreparo das pessoas em educação ambiental. São comuns alagamentos em cidades, desmatamentos e queimadas, acumulo de lixo nas vias publicas lagoas e rios poluídos por esgoto sanitário, poluição do ar em grandes cidades, aquecimento do planeta, além de dirigentes de organizações, que preocupados somente com o lucro de seus negócios, se esquecem da importância de uma gestão ambiental eficiente para o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O autor buscou, contudo, se concentrar na criação de estratégias para a redução dos problemas ambientais do Brasil, a partir de uma visão mais ampla da nova realidade. Para isso, realizou se uma pesquisa bibliográfica de autores como Donare (1995), LEFF (1999) e TACHIZAWA (2005) e uma pesquisa no meio eletrônico. Uma gestão integrada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios poderia reduzir os problemas ambientais através da concessão de incentivos fiscais á iniciativa privada para o treinamento e desenvolvimento de pessoal das organizações, vidando a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável, além de tornar obrigatória nas escolas 1°, 2° e 3°graus a disciplina Educação Ambiental. Ademais, foram propostos outros projetos envolvendo a biotecnologia, a mobilidade urbana sustentável, o plantio de arvores e a despoluições de cursos d’agua. Concluiu sê que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas no Brasil, a partir de maior conscientização do papel das pessoas para o meio ambiente.

Palavras chaves: Brasil. Educação Ambiental. Desenvolvimento Sustentável.

                     


                         

                           

   1 INTRODUÇAO  

        No mundo inteiro encontramos problemas ambientais que surgem como consequência do comportamento de despreparo das pessoas em educação ambiental.

       Em pleno século XXI são muitos os exemplos de problemas ambientais, tais como alagamentos em cidades, desmatamentos e queimadas, acumulo de lixo nas vias publicas lagoas e rios poluídos por esgoto sanitário.

       Uma gestão integrada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, investindo em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

2 DESENVOLVIMENTO  

                   A conscientização do povo brasileiro sobre a educação ambiental é importante para a melhoria da qualidade de vida, a redução dos problemas ambientais ocorreria a partir de um convenio entre os federativos, de projetos de desenvolvimento sustentável nas empresas, envolvendo os setores primários, secundários e terciários da economia.

                  Assim, pelo convenio, caberia a união, por meio do ministério da fazenda a (redução de 2% na alíquota do IPI).

                Os benefícios da biotecnologia agrícola incluem o aumento da produção com alimentos nutritivos, seguros e sustentáveis, o aumento da renda do agricultor.

              Os principais benefícios das organizações que se adequarem a essa nova realidade, serão o aumento da produção e competitividade.

              O Brasil tem se destacado em sustentabilidade, quatro empresas brasileiras lideram o ranking de sustentabilidade das 50 maiores empresas da América latina.

              Essa é a terceira vez que as empresas brasileiras participam da classificação. As quatro que se destacaram são a CPFL, a Petrobras, a Embraer e a Tam (ECO VIAGEM,2009).

3 CONCLUSÃO

             Diante do exposto, conclui-se que a criação de estratégias para redução dos problemas ambientais no Brasil, uma mudança de atitude das pessoas para com o meio ambiente; oferecendo melhorias compatíveis,

   De forma a preparar, desde já as futuras gerações para uma nova filosofia sobre o meio ambiente.

       

Minha Conclusão

               São muitos os problemas ambientais que enfrentamos em pleno século XXI, com esse s problemas vêm também os alagamentos, poluição e entre outros danos que consequentemente atinge não só o meio ambiente como a todos nós.

             Para que isso mude, temos que começar a mudança em nós, nós reeducando, tendo consciência de que precisamos mudar isso tendo saneamento básico, não poluir rios e nascentes, ensinando desde pequenos as crianças que é preciso cuidar do meio ambiente como se fosse suas casas e também com ajuda de todos, como órgãos públicos, privados e prefeituras, com isso podemos encontrar alguma solução para esse problema que não tiver providencia, a tendência e só crescer e piorar, com isso pode ter uma qualidade de vida melhor.

           

REFERENCIAS

ASAIMMEA. Os benefícios da biotecnologia. Disponível em: http://asaimmea.org/resources/biotech/8007_USB_BioTechBro_Portuguese_Low.pdf Acessado em: 25 de abril de 2013.

BOM DIA MINAS. Projetos realizados pela prefeitura e Copasa devem despoluir Lagoa da Pampulha em 2014. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-minas/v/projetos-realizados-pela-prefeitura-e-copasa-devem-despoluir-lagoa-da-pampulha-em-2014/2478553/. Acessado em 27 de abril de 2013.

BRASIL, Lei Federal nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre educação ambiental. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil 03/leis/I9795.htm. Acessado em: 19 de março de 2013.

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1995.

ECOVIAGEM. Empresas brasileiras que lideram ranking de

sustentabilidade na América Latina. Disponível em: http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/desenvolvimento-sustentavel/empresas-brasileiras-lideram-ranking-de-sustentabilidade-na-america-latina-9784.asp. Acessado em: 24 de março de 2013.

ONDA VERDE BRASIL. Plante essa idéia. Disponível em: http://www.ondaverdebrasil.org.br/amigo.htm. Acessado em: 14 de abril de 2013.

LEFF, Henrique. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: REIGOTA, Marcos (org.). Verde cotidiano: O meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

NOTÍCIA NA HORA. Agricultura é beneficiada com desoneração de impostos. Disponível em: http://noticianahora.com.br/ro/noticia/agricultura-e-beneficiada-com-desoneracao-de-impostos/124121. Acessado em: 25 de abril de 2013.

SUPERINTERESSANTE. Cidades para carros. Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/cidades-carros-686398.shtml. Acessado em 30 de abril de 2013.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: Estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

UNIVERSOAMBIENTAL. Gestão ambiental nas empresas. Disponível em: http://www.universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=6&canallocal=10&canalsub2=28&id=66 . Acessado em: 21 de março de 2013.

VEJA. Frota de veículos nas capitais quase dobra em 10 anos. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/frota-de-veiculos-nas-capitais-quase-dobra-em-10-anos. Acessado em 30 de abril de 2013.

NOME:  KELLY DE BRITO FLORENCIO

RA:  3622179244

TURMA:  N13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com