TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Jardim Ipê

Por:   •  29/8/2017  •  Monografia  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado a trajetória da obra Escola Jardim Ipê, projeta e construída pelo arquiteto e urbanista brasileiro Decio Tozzi, mostrando desde a história de sua vida e projetos desenvolvidos com foco principal na Escola Jardim Ipê localizada em São Bernardo do Campo, relatando em seus partidos arquitetônico e estrutural características marcantes deste arquiteto que não teve muito reconhecimento internacional mas no brasil seu trabalho ajudou na história da arquitetura brutalista que utiliza como material dominante o concreto armado todo aparente com o perfil industrial, usando volumetrias, cheios e vazios como luz e sombra que também é um aspecto de Decio Tozzi.

DESENVOLVIMENTO

Biografia

Decio Tozzi – São Paulo, 1936.

Formou se na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Compartilhava da ideia que o arquiteto deveria contribuir para a formação social do país. Desenvolveu seu primeiro projeto de sucesso quando ainda era ingressado na universidade com seus colegas de classe. Venceu o concurso “Casa do Paraplégico” (uma campanha beneficente; sendo premiado no 8º Salão de Arte Moderna de São Paulo, 1959), Gregorio Warchaychik foi o orientador do projeto (arquiteto russo naturalizado brasileiro – um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas no Brasil). Em 1962 desenvolveu seu próprio escritório recebendo desde então uma série de prêmios: Salão de Arte Moderna de São Paulo; Bienal Internacional de São Paulo; Rino Levi (Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB), 1971. Em 1976 esteve presente na Exposição Nacional de Arquitetura do 9º Congresso Brasileiro de Arquitetos. Dedicava se também em atividades docentes e pesquisas. De 1962 a 1964 deu aulas de projeto na FAU-UPM. Em 1967 passou no concurso para ser professor na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), mas somente em 1981 assumiu o cargo, suas disciplinas eram: Trabalho de Graduação Integrado - TGI e projeto (1983-1994). Em 1972 era contratado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (FAU/Santos), atuava na disciplina de projeto. Nesse período realizou sua dissertação de mestrado defendida em 1981. Participa do departamento paulista do IAB como membro da diretória no biênio 1970-71 e foi 2º vice-presidente na gestão 2004-2005. Seu método construtivo preferido de se trabalhar é o concreto armado, pela sua facilidade e pelo conhecimento acumulado desde o século XX. Ele define os ambientes de acordo com suas necessidades funcionais e de estrutura, o desenho é inspirado na lógica industrial. Ele sempre busca utilizar cheios e vazios para haver interação da iluminação natural em suas obras com uma sintonia com a topografia.

Principais obras do arquiteto Decio Tozzi:

Figura 1 - Escola Técnica de Comércio (1963 - 1969), Santos

Figura 2 - Residência Carlos Pereira Paschoal (1962), Sorocaba

Figura 3 - Romeu Del Negro (1965 - 1967), São Paulo

Figura 4 - Eduardo Álvaro Vieira (1974 - 1980), Sorocaba

Figura 5 - Parque Villa Lobos (1994), São Paulo

Figura 6 - Escola do Jardim Ipê (1965 - 1968), São Bernardo do Campo

Escola do Jardim Ipê

A história da escola começa em 1964 por ser pequena e ter uma grande demanda de alunos teve a necessidade de ampliação, o arquiteto que projetou foi Decio Tozzi, a Escola Jardim Ipê foi construída em 1969 e é localizada em uma área residencial no distrito industrial automobilístico de São Bernardo do Campo, seu projeto estaria incluído espaço de recreação e convívio, administração, copa, oito salas de aula e refeitório.

Com o desenvolvimento econômico por conta das indústrias na cidade de São Bernardo do Campo (São Paulo) a administração investiu em um planejamento urbano envolvendo parques, escolas, creches e estádios esportivos.

O Partido arquitetônico da obra é todo horizontal com a distribuição dos espaços que é feita através de um amplo espaço central integrando todos os setores, com isso há organização espacial e didática na escola.

Ele busca trabalhar a volumetria com espaços cheios e vazios e o “caráter” arquitetônico e urbano do local, buscando valorizar todos os elementos que estão presentes na obra como a paisagem e o quadro humano do local. Assim como na maioria de suas obras a Escola Jardim Ipê tem um desenho característico “industrial”.

Figura 7 - Plantas baixa, Corte e Elevação

Figura 8 - Elevações e Corte

Imagens Escola do Jardim Ipê:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com