TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio do Curso de Técnico em Edificações

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 10

t

[pic 1]Colégio SOER

Colégio  SOER

Rua Ipiranga, 681 – Nova York - Araçatuba – SP

CEP 16018-305  Fone/Fax  (18) 3625-6960/3117-7481/3117-7482

www.colegiosoer.com.br/ contato@colegiosoer.com.br /

Autorização do Colégio Soer- Portaria DRE 27/03/2007 Publicado DO 28/03/2007

Credenciamento e Autorização de EAD-Portaria 250/10 publicado em 27/05/2010

Estágio do Curso de Técnico em Edificações

Aluno: Leandro Pereira

Fevereiro de 2020

Buritis- MG

Sumário

1        APRESENTAÇAO        4

2        INTRODUÇAO        4

3        DESENVOLVIMENTO        4

4        CASA POPULAR        5

5        A OBRA        5

5.1        OS SERVIÇOS FISCALIZADOS FORAM:        5

5.1.1        ESCAVAÇÃO        5

5.1.2        FUNDAÇÕES        5

5.1.3        VIGAS BALDRAME E RESPALDO        6

5.1.4        ALVENARIA        6

5.1.5        ESQUADRAS        7

5.1.6        COBERTURA        7

5.1.7        INSTALAÇÕES ELÉTRICAS        7

5.1.8        INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS        8

5.1.9        REVESTIMENTO        8

5.1.10        PISOS        8

5.1.11        PINTURA        9

6        ATIVIDADES REALIZADAS:        9

6.1        ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO PARA O CONTROLE DE QUALIDADE        10

6.2        ELABORAÇÃO DE QUANTITATIVOS        10

6.3        MEDIÇÃO DOS SERVIÇOS EXECUTADOS        10

6.4        SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS        10

6.5        SERVIÇOS DE CAMPO        11

7        CONCLUSÃO        11

8        ANEXOS        12

8.1        FOTOS TIRADAS NA VISITAS” IN LOCU” (PNHR)        12

  1. APRESENTAÇAO

O estágio foi realizado no O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Assalariados e Agricultores Familiares de Buritis/MG, através do programa nacional de habitação rural (PNHR/MCMV-RURAL); com sede na Avenida Bias Forte, nº 528, bairro Israel Pinheiro, CEP: 38660-000 Buritis – MG.

O responsável pela fiscalização das obras e a gerencia de habitação de Brasília setor ligado a caixa econômica federal, e para acompanhamento e execução das obras o responsável técnico pelos projetos o senhor JOSE HUMBERTO GUIMARÃES DE OLIVEIRA, engenheiro civil carteira nº 78694/D-MG. A atividade ocorreu no período de 04/01/2016 à 31/03/2016, tendo o engenheiro civil JOSE HUMBERTO GUIMARÃES DE OLIVEIRA como o supervisor da obra.

A obra acompanhada foi: Fiscalização e construção das casas, elaboração de quantitativos e planilha, cálculo orçamentário.

  1. INTRODUÇAO

Este relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado realizado no O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Assalariados e Agricultores Familiares de Buritis/MG. As atividades foram exercidas no período de 4 de Janeiro de 2016 a 31 de Março 2016, no qual o engenheiro JOSE HUMBERTO GUIMARÃES DE OLIVEIRA foi o supervisor da obra.

O estágio teve como objetivo aplicar, na construção civil, os conceitos teóricos aprendidos, verificar até que ponto esses conceitos são realizáveis na prática, desenvolver a tomada de iniciativas para a resolução de problemas do cotidiano de uma obra e o relacionamento com engenheiros, operários da construção e com os beneficiários do projeto (PNHR).

  1. DESENVOLVIMENTO

O estagio ficou concentrado em 4 obras; com um total 111 unidades habitacionais sendo 66 no município de Buritis e 45 no município de Arinos município que faz divisa com Buritis. Essas casas populares fazem parte de um projeto social que exige vários critérios para a participação sendo que o publico selecionado e especifico, são trabalhadores rurais. Localizados pulverizadamente nos municípios.

  1. CASA POPULAR

As casas populares de um programa do Governo Federal, executado através da Caixa Econômica Federal em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais como entidade organizadora (entidade de classe).

Cada casa tem 51,54m², composto por 2 dormitórios, cozinha, banheiro, circulação e área de serviço/varanda, com área útil de 39,0m².

A fiscalização é o acompanhamento e verificação da execução de cada etapa dos serviços, zelando pelo cumprimento dos padrões de qualidade fixados no projeto e nas especificações, através de um controle geométrico e tecnológico dos serviços e materiais empregados.

  1. A OBRA

A equipe que trabalhava no local da obra era composta por um mestre de obra e um engenheiro que visitava a obra diariamente, além da equipe de pedreiro, carpinteiro e ajudante.

  1. OS SERVIÇOS FISCALIZADOS FORAM:

  1.      ESCAVAÇÃO

  • Escavação manual, sendo executados os cortes e aterros onde se fizerem necessários, verificando o sentido de escoamento da água de modo a evitar possíveis alagamentos decorrentes da não interceptação do fluxo natural do escoamento das chuvas.

  1. FUNDAÇÕES

  • As fundações foi do tipo direta, usando concreto ciclópico com traço 1:3:5, sendo 1 medida de cimento, 3 medidas de brita nº1 e 5 medidas de areia, com 30% de pedra de mão na sapata com dimensões de 30cm de largura por 40cm de profundidade, conforme definido no projeto estrutural;

  • As escavações para fundações deverão ser feitas manualmente, em largura mínima de 30 cm, podendo a terra, se adequada para aterro, ser usada na própria obra.
  • O reaterro no interior da obra foi bem compactado manualmente, em camadas de 20 em 20cm, devidamente umedecidas.
  1. VIGAS BALDRAME E RESPALDO

  • As fundações recebeu viga baldrame de concreto armado, de cimento, brita e areia no traço de 1:3:5, nas dimensões de 15x15cm
  • A viga baldrame recebeu pintura de impermeabilização de asfalto frio e nas laterais internas e externas, além do topo na junção com a alvenaria, para evitar umidade do solo.
  1. ALVENARIA

  • As paredes foram levantadas com tijolo cerâmico de 8 furos, com fiadas niveladas, alinhadas e aprumadas, com juntas horizontais contínuas de espessura 1,5cm, 2 primeiras fiadas foram assentadas com argamassa impermeabilizante.
  • O pé direito mínimo da construção, definido entre o piso e teto, será de 2,80cm.
  • As alvenarias foram respaldadas com cinta de concreto armado de cimento, brita e areia no traço de 1:3:5, nas dimensões 15x15cm, armada com treliça de ferro de ferro compatível com o projeto estrutural.
  • As vigas, baldrames, pilares, vergas e contravergas serão delimitadas por blocos pré-moldados e por formas de madeira que serão reutilizadas em até cinco vezes.
  • As paredes, além das cintas de respaldo, foram também travadas com pilares em concreto armado nas dimensões de 10x15cm, conforme projeto estrutural.
  1. ESQUADRAS

  • Foram usadas portas metálicas, respectivamente nas medidas de 80x210cm em chapa metálica nº 18, tipo veneziana, montadas com tubos de metalon. As janelas em aço com vão mínimo de 1,20m2 nos quartos e cozinha. No banheiro do tipo basculante horizontal, nas dimensões de 1,00x0,60m.
  1.     COBERTURA

  • A estrutura do telhado de madeira legalmente comercializada, imunizada, seca e de boa qualidade, isenta de defeitos. Foram utilizadas as medidas comerciais de 5x11cm para as terças e de 3x5cm para caibros.
  • A cobertura executada em telhas cerâmicas com inclinação de 33%. A cumeeira foi executada com peças específicas e o beiral terá largura mínima de 50cm.
  1. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

  • As instalações elétricas foram executadas por profissionais habilitados e de acordo com as normas técnicas. As instalações deverão ficar embutidas em eletrodutos e mangueiras flexíveis. As caixas de saída, de ligação em PVC, tamanho 2”x4” nas paredes. O quadro de distribuição geral interno, instalado no rool, em PVC, com capacidade para instalação dos três disjuntores de proteção dos circuitos (2x15A e 1x40A), os circuitos utilizados foram cabos flexíveis com bitolas de 2,5mm2 para os circuitos de iluminação e tomada e 6,0mm2 para o circuito de alimentação do chuveiro.
  • A entrada de energia e monofásica, sendo o medidor colocado em caixa padrão da empresa concessionária de energia.
  1. INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

  • As instalações de distribuição de água foram executadas de acordo com as normas técnicas, As instalações de esgoto foram executadas com tubos de PVC soldáveis tudo em acordo com o projeto.
  • As instalações de água foram executadas com tubos de PVC soldáveis nas bitolas indicadas no projeto, e ficarão totalmente embutidas na alvenaria.
  • Foram instalados ralos em PVC no piso da cozinha, no piso da área de serviços, no banheiro, que passa por uma caixa sifonada antes de passar pela caixa de inspeção. A pia da cozinha foi ligada diretamente na caixa de gordura, em PVC.
  1. REVESTIMENTO

  • Revestimento feito com chapisco e reboco impermeável nas paredes externas e internas. As paredes foram chapiscadas com aragamassa cimento e areia na proporção de 1:4 uma lata de cimento por quatro latas de areia grossa. O reboco das paredes de alvenaria, depois de chapiscadas, receberam uma camada de reboco desempenado com argamassa de 1 lata de cimento para ½ lata de cal e 6 latas de areia (1:1/2:6), com espessura de 2cm. No banheiro foi usado azulejo em todas as paredes até o teto e na cozinha em todas as paredes  ate na altura de 1,60m.
  1. PISOS

  • O contrapiso teve uma espessura não inferior a 10cm, sendo 5cm de brita nº1, devidamente compactada e 5 cm de concreto, misturado na proporção de uma lata de cimento para três latas de areia e para seis de brita nº , devidamente nivelado e desempenado.
  • Todos os pisos da casa receberam cerâmica de boa qualidade na especificação PEI-4. Os rodapés foram da mesma cerâmica com altura de 7cm e comprimento conforme o padrão adotado.
  • O passeio em todo o perímetro da edificação em concreto desempenado com 60cm de largura, com espessura mínima de 5cm sobre o solo devidamente compactado e caimento mínimo de 1% para fora da edificação.
  1. PINTURA

  • As esquadrias de aço, depois de serem lixadas receberam duas demãos de esmalte sintético, na cor desejada, sobre uma demão de fundo anticorrosivo tipo zarcão.
  • As esquadrias e portas de madeira, depois de serem lixadas, deverão receber duas demãos de verniz brilhante.
  • A alvenaria interna receberá tinta látex, PVA e a alvenaria externa receberá tinta acrílica, ambas em duas demãos.
  • As alvenarias das áreas molhadas receberão pintura em esmalte sintético na parte que não tenha o revestimento cerâmico.
  1. ATIVIDADES REALIZADAS:

  • Fiscalização para o controle de qualidade;
  • Medição dos serviços executados;
  • Elaboração de quantitativos.
  1. ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO PARA O CONTROLE DE QUALIDADE

Para a realização dessa tarefa foi feito um treinamento juntamente com responsável pela entrega do material e o mestre de obra. Para os procedimentos de recebimento de materiais, execução de serviços e a verificação da qualidade e utilizado uma caderneta de campo. Para a alvenaria era verificado desde o prumo e esquadro, até a espessura da argamassa e aspecto visual, para o cimentado, os principais aspectos conferidos eram o nível e a porosidade e para as portas era verificado se estavam no nível correto e se as esquadrias estavam em esquadro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com