TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética e História da Arte - Cultura

Por:   •  26/4/2016  •  Dissertação  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

1. Com Base nos fragmentos acima, explique de que modo a arte pode ajudar a compreender as civilizações.

R: A arte sempre relata a realidade de quem a vive, seja pessoa ou povo. Uma forma de comunicação entre seus pares. Analisando a história da arte no decorrer das épocas podemos verificar que esta se manifestou de diversas formas a fim de se representar uma vivencia ou um sentimento. De uma simples pintura rupestre, produzida no interior de uma caverna de um vilarejo afastado e não povoado representando a abundância da caça, até mesmo a livre expressão de um “graffiti” esboçando o movimento de contracultura lotado em um muro de uma grande metrópole mundial aclamando por igualdade e dignidade de pessoa humana.

Por se tratar de um meio de comunicação, tal forma também pode ser usada como de protesto, variando sentimento do artista. Não se pode definir nem afirmar aquilo que é sentido por outra pessoa, resta-nos compreender e admirar a forma de sua expressão, afinal, somos indivíduos de ações livres. De todo modo, é indiscutível que todo grupo de pessoas ira fazer arte. A insatisfação ou o prazer interior a respeito de algo já se torna uma arma poderosa nas mãos do criativo, ele só precisa dar forma à sua imaginação, relatar o testemunho de sua época com suas ações, dando um passo fundamental para a compreensão daquilo que se pensava no momento de sua criação, o artista. Aquilo que ele quis representar com tal feito. O ser humano necessita deixar sua marca, afirmar sua passagem e existência por determinado período, na arte encontrou-se a maneira de eternizar um fato no tempo e espaço, fazendo com que este já não seja algo somente da cabeça de quem o fez, mas sim de conhecimento de todos. De mais a mais, arte nada mais é do que a habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional, segundo dicionário.

2. Que relações podem se estabelecer entre arte e artista.

R: Um não existe sem o outro. O artista traduz aquilo que se sente e materializa de acordo com sua percepção, dando “vida” ao que antes era apenas uma idéia em sua cabeça. O artista é o responsável pela interpretação alheia do fato em questão, é um contador de histórias, seja ele um colunista da revista Veja ou Mahatma Gandhi. Independente de co-relação, a vida sempre imita a arte e vice versa, fazendo de nós eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Nada pode ser desconsiderado como sendo um objeto de arte. A vida é uma arte e obra de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com