TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte, Cultura e Educação

Por:   •  9/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Santo André

Estudo dirigido: Arte, cultura e educação

Santo André 2020

         Arte BNCC

No primeiro momento da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, necessitam ser garantidos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham oportunidades de aprender e se desenvolver que são:

Conviver: É a relação em grupos, sejam grandes ou pequenos, com pessoas de idades distintas e com o uso de falas variadas, que eleva o (re)conhecimento de si mesmo e do outro. Isto vai instrumentalizar os pequenos para conviver com diferenças pessoais e culturais.

 Brincar: As diferenças de brincadeiras, espaços e parceiros sejam crianças de sua faixa etária ou não, diversificam as possibilidades de acesso as diferentes culturas. É importante valorizar cada ação do indivíduo nas brincadeiras, pois isto vai estimular o desenvolvimento da criação e imaginação e também experiencia emocionais, sensoriais e social são importantes para o desenvolvimento da criança.

 Participar: as crianças precisam fazer parte do planejamento do seu dia a dia, podendo ajudar na escolha das brincadeiras, dos brinquedos, e dos ambientes que irão usar, isso desenvolve a criança para seu futuro onde vai saber fazer escolhas e tomar decisões.

 Explorar :A criança tem que explorar tudo o que está ao seu redor, usando a arte, tecnologia e a escrita onde vão se desenvolver em qualquer lugar que estiver.

 Expressar: Com diferentes linguagens o indivíduo pode expressar suas necessidades, duvidas, descobertas, e assim se desenvolver com propriedades que a tornam criativas.

Conhecer-se: Quando a criança se conhece ela constrói sua própria identidade envolvendo sua rotina pessoal, social e cultural. É importante que ela tenha uma boa imagem de si mesma assim cria uma confiança.

Campos de experiências

A BNCC nos propõem abordagem de seis dimensões do conhecimento que de forma inseparável caracterizam a experiencia artística. As tais dimensões passam a conhecimentos das Artes visuais, da música, do teatro, e as aprendizagens dos alunos em seus contextos sociais.

1. Criação: Prepara a criança para construção da sua criatividade, individual ou coletiva, com uma forma de se expressar.  

2. Crítica: refere-se ao estudo de pesquisa onde ela vai observar suas experiencias e manifestações artística para se permitir o pensamento próprio.

3. Fruição: Quando a criança desenvolve a capacidade de perceber sensações e emoções como de si e de seu corpo que é o principal protagonista.

4. Estesia: A criança tem as oportunidades de se expor, usando sua criatividade, tanto nas atividades artísticas como nas outras, tanto na individual como coletiva.

5. Expressão: é a oportunidade de se permitir sentir sensações de prazer ou estranhamento.

6. Reflexão: Quando ela já para refletir e consegue construir um posicionamento sobre suas experiencias.

Os principais objetivos e um exemplo na BNCC de cinco Campos de experiências:

1.O eu, o outro e o nós: É relacionada a construção da identidade da criança, relacionada as aprendizagem e conquistas do seu desenvolvimento com ampliação da experiencia de si mesma.

2. Corpo, gestos e movimentos: Quando a criança consegue ter noção do espaço e se movimenta, tento por noção de frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.   

3. Traços, sons, cores e formas: Enfatizando as experiencias das crianças com diferentes formas, usando música, objetos que se encontra ao seu redor, ou até seu corpo. Mostrando sons que podem ser feitos com instrumentos musicais, mudando ritmo, melodias, valorizando a atividade produtiva das crianças, nas diferentes situações de que participam, envolvendo desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, fotografia etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com