TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do filme: Fome de Poder

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.904 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “Fome de Poder” relata a história de como começou a maior rede de fast food, a McDonald’s que hoje tornou-se um grande símbolo cultural, no qual está distribuída mundialmente em 119 países. Tudo começou nos Estados Unidos, quando os irmãos Dick (Nick Offerman) e Mac McDonald (John Carroll Lynch) abriram uma pequena lanchonete na cidade de San Bernardino (Califórnia).

Nessa pequena lanchonete, eles criaram uma técnica revolucionária no atendimento dos clientes, o sistema Speedee de produção, o qual realizava a entrega do lanche pedido em 30 segundos, o que diferenciava das outras lanchonetes, onde os pedidos realizados demoravam para ficar prontos e o grande tempo de espera dos clientes. Além disso, eles também inovaram ao finalizar com o sistema drive-in que era o mais comumente usado nas lanchonetes da época, o qual  gerava muitos pedidos errados, tempo perdido pelo deslocamento da garçonete até o veículo e os abusos dos clientes em cima das garçonetes. Dessa forma implementaram um sistema em que o cliente poderia comer seu lanche em qualquer lugar, por meio de embalagens totalmente descartáveis. Também tinham o objetivo de definir o perfil de público desejado, que era o ambiente familiar e com essas mudanças na produção, conseguiram atingir o público alvo.

A velocidade era a chave do processo e se tornou a alma do negócio do McDonald’s a partir de uma operação minuciosamente calculada e ordenada pela adoção do modelo de produção fordista de produção em massa, padronização e sistema de linhas de produção.  Visava a eliminação de movimentos inúteis que desperdiçava tempo, especializando cada operário em apenas uma tarefa, com o intuito de aumentar a produção gastando menos tempo e reduzindo os custos.

Seguindo este modelo, Dick desenhou e consolidou um esboço do layout daquilo que ele tinha planejado. Finalizado este estudo, levou os funcionários da lanchonete para uma quadra de tênis onde, munido de gizes coloridos, traçou no chão, em proporção real, tudo aquilo que imaginava para a operação da loja.

Dick analisou a movimentação dos funcionários pela quadra, simulando o dia-a-dia do trabalho, verificou várias inconsistências no seu modelo e, após algumas etapas de reconstrução do layout, atingiu a operação perfeita. Assim, foi dado início à fabricação do novo layout da lanchonete, otimizando recursos, reduzindo riscos de falha e possibilitando a entrega cronometrada de um hambúrguer em 30 segundos.

Foram eliminados os pratos, talheres e outros acessórios desnecessários, os hambúrgueres viriam embrulhados em papel e as bebidas servidas em copos descartáveis. Os pedidos seriam efetuados diretamente no caixa, eliminando assim a necessidade de garçonetes. A padronização do produto também foi um fator importante, e o filme mostra isso desde a obsessão de Dick Mc Donald tentando encontrar a temperatura ideal para o óleo e o melhor tempo de fritura para dar às batatas a aparência e crocância desejada. 

Os equipamentos utilizados foram encomendados sob medida, pois a aplicação desse modelo foi inovadora, jamais aplicada antes. Objetivava-se a colocação da quantidade exata de mostarda e catchup nos sanduíches, a supervisão de Ray Kroc na cozinha chamando a atenção do funcionário a respeito da quantidade de picles “duas rodelas, nenhuma a mais nem a menos”, são exemplos de quanto sacrifício demanda trabalhar com altos padrões e rígidos níveis de padronização.

O personagem Ray Kroc, vendedor de equipamento de milk shake, ao vender uma máquina para os irmãos se dirige ao local da lanchonete, intrigado pelo pedido jamais feito antes. Lá Kroc se depara uma movimentação de consumidores fenomenal. Após muita insistência ele adquire uma participação nos negócios com a promessa de conseguir criar várias franquias pelo país, e assim o faz, porém era só o começo para devagar tirar os dois irmãos da jogada, por fim Kroc vai transformar a empresa no gigantesco império multinacional alimentício que é hoje. Chama-se isso de um líder visionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com