TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Gestão Ambiental

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação

Fundamentos da Gestão Ambiental

Questões

1 – Qual deve ser a visão do profissional de hoje?

R: O profissional deve estar preocupado não só em ser um funcionário ativo na empresa ou multifuncional, antes de tudo, até mesmo de sua formação educacional- se possível, deve buscar abranger seus conhecimentos financeiro, técnico, administrativo e interpessoal.

Algumas competências são extremamente importantes, mas ser proativo faz com que o mesmo busque aprender mais, gostar de seu trabalho independente ou em equipe, acreditar na empresa em que trabalha e acima de tudo buscar formas de equilíbrio entre a empresa e o maio ambiente.

2 – A questão ambiental passou a ser uma preocupação constante entre os empresários, por isso, que função deixou de fazer e passou a exercer?

R: Os empresários passaram a se preocupar mais com as pessoas e o meio ambiente, tornando uma questão que apenas era uma postura frente às imposições para se transformar em cuidado voluntário e imprescindível. Passaram a partir daí a implantar práticas sustentáveis de administração e gerenciamento empresarial, na intenção de obter vantagens competitivas, não apenas como postura frente às exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas.

3 – O que tem sido feito para controle do meio ambiente (tema:...)?

R: O controle do meio ambiente ainda tem caminhado a passos lentos no Brasil em contraste com os países desenvolvidos, mesmo porque há ainda prioridades maiores como saúde, e a pobreza. Por isso muitas áreas que buscam recursos em tecnologias e investimentos na área ambiental continuam a esperar.

4 – Qual é o impacto causado?

R: A poluição dos rios, mares, ar, a degradação dos solos, até mesmo a fauna Brasileira que é uma das mais ricas do mundo, sofrem. A realidade é bem diferente do que se prega.

Então é necessário que as leis de preservação, legislação rígida e consciência ecológica sejam colocadas em prática.

5 – Qual a legislação que trata sobre o assunto?

R: Hoje, há sim legislação que controle o meio ambiente, mas tão antiga quanto outras leis que regem nossa república, como a LEI N°997, DE 31 DE MAIO DE 1976 que fala sobre o controle da poluição do Meio Ambiente no estado de São Paulo. A mesma se não aplicada, na realidade, trás a suspensão entre outras coisas, de financiamentos e benefícios fiscais, demolição, advertências, etc.

Fonte: WWW.planalto.gov/ccivil/leis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com