TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: A Forma e o Tempo

Por:   •  31/3/2020  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

A FORMA E O TEMPO: A HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANO

Milton Santos

Nícolas Pisteco

18 de fevereiro de 2020

A história urbana pode ser elaborada a partir de duas idéias distintas, porém relacionadas, que são a ideia de forma e a ideia de tempo.

A ideia de forma pode se dar como objeto de dimensão material, sendo formas espaciais, ou até mesmo como a relação ao obedecer, dos comportamentos obrigatórios.

Já a ideia do tempo é mais complexa por suas diferentes escalas de existência.

E para o autor, trabalhar essas duas ideias paralelamente "[...] é talvez um dos grandes problemas metodológicos que se colocam à história das cidades e da urbanização."

O autor menciona que, para se criar a teoria do lugar, usando as mediações como base das explicações, é necessário esclarecer o chamado mistério da forma, definição de Gramsci, tomando como princípio que a forma é o resíduo de estruturas que pré-existem, que já foram presentes no passado. Alguns desses resíduos já podem ter desaparecido, tanto da nossa visão quanto do nosso entendimento. Já as estruturas em si são o que existem no presente.

O autor define que a configuração territorial "é a soma de pedaços de realizações atuais e de realizações do passado."

No passado, os estudos relevantes na geografia urbana se iniciavam com uma referência à história da cidade, sendo impossível analisar uma cidade sem a devida atenção ao que foi o seu passado. Nos dias de hoje autor lamenta que isso não é mais frequente, e também discorda da frequente confusão entre a cidade e o urbano. A cidade (considerada o particular, o concreto e interno) e o urbano (o geral, o abstrato e externo), vem sendo fundidos. Mas na realidade, existem histórias de ambos. No conceito urbano, estão a divisão do trabalho e da cooperação, assim como das classes; na cidade, o transporte, a propriedade, a habitação e o urbanismo. Os conjuntos dessas e outras histórias, é a chamada teoria da urbanização, a teoria da cidade e ideologias urbanas. O estudo da cidade necessita articular o conceito do espaço, que é uma categoria histórica e mutável, já que são acrescidas variáveis no curso do tempo.

Para isso, a noção de espaço é essencial para história da cidade. É preciso dominar o que entendemos como espaço e, também, o que entendemos como divisão do tempo em períodos. Sendo

uma totalidade, a cidade é ao mesmo tempo uma região e um lugar, já que dispõe de um movimento combinado seguindo e se confundindo com a lei do organismo urbano. A história da cidade se dá através da face urbana que ela incorpora ou deixa de incorporar, se dando através de sua produção continuada.

Dentro dessa produção continuada existem uma sucessão de modernidades que trazem, vistas de fora, as gerações de cidades e os padrões de urbanização. Já vistas de dentro são os padrões urbanos e as formas de organização espacial.

Com isso, avançamos até uma cidade aonde existem as formas criadas e as que se tornam criadoras. Assim, a elaboração do presente e do futuro passam pela importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com