TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento o Tempo dos Operários

Por:   •  8/3/2023  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

O tempo da fabrica

O vídeo se inicia com o narrador nós questionando qual o lugar do operário na sociedade, eles que mudaram a história e foram mudados por ela, foram colocados em uma nova forma de exploração que ocorreu na maior parte da Europa do século XVIII, sem eles os grandes feitos da nossa era como a viagem espacial e o sufrágio universal por exemplo não seriam possíveis.

Modelo Fabril

O modelo fabril é um modo de produção que é realizado dentro das fabricas, nele homens “livres” chamados de operários trocam sua força de trabalho por um salário.

No início a base do setor têxtil era mantida por mão de obra escrava, que por um custo reduzido conseguia entregar matéria prima aos chamados tecelões, esses por sua vez compravam a matéria prima produziam fios e tecidos de maneira autônoma e depois entregavam ao mercador o resultado final.

A fim de deter o controle total da produção os mercadores investem capital para a abertura de fabricas, com o domínio das maquinas e do local de trabalho os tecelões e artesoes são obrigados a saírem de suas casas e se tornarem operários.

Com essas mudanças na estrutura de produção o empresário busca acelerar a produção e reduzir custos.

Mudanças na agricultura

Com um grande número de camponeses migrando para próximo das fabrica, já que esse se tornava o único modelo possível para subsistência, os donos de terras intensificaram o cercamento das terras que acabavam por expulsavam os camponeses das antes terras populares e não deixava outra opção senão levar o restante dos camponeses para as fabricas.

Além desse movimento gerar mais mão de obra para as fabricas os donos de terra forçavam essa migração para cidade para conseguirem tomar posse de lotes de terras públicas cada vez maiores e realizar atividades que geravam mais lucro que o cultivo para alimentação como a criação de ovelhas.

O episodio em questão também aborda a relação que os operários começaram a ter com o tempo, recurso esse que também se encontra na mão do empresário, uma vez que esse conseguia controlar o tempo em que o operário começa, pausa para o almoço e termina o trabalho consequentemente influencia as poucas horas restantes aos trabalhadores, esse marco é conhecido como a substituição do tempo da natureza pelo tempo do relógio.

Introdução das maquinas a vapor

Com a invenção das maquinas movidas a vapor é introduzida também outra mudança radical no modo de produção, nesse instante é exigido que o operário se adapte a velocidade de produção da máquina que ocorre de maneira acelerada, com isso é iniciada uma rivalidade com as maquinas além do aumento de acidentes graves nas fabricas.

Com o crescimento das indústrias artesão e camponeses que eram responsáveis por toda a cadeia produtiva de um determinado item, do início ao fim, começam a ocupar apenas um fragmento da produção.

A introdução das maquinas a vapor combinada com o novo método produtivo colabora para trabalhos cada vez menos complexos e que exigem menos força, entretanto oque em primeira instancia pode parecer um ganho para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com