TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Filme Tempos Modernos

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento de "Tempos Modernos"

Dados técnicos:

Data de lançamento: 25 de Fevereiro de 1936 (EUA)

Diretor: Charles Chaplin

Produtor: Charles Chaplin

Roteirista: Charles Chaplin

Contexto de produção: o filme foi escrito e lançado imediatamente após a crise de 1929, quando a grande depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. Dessa forma, o filme retrata esse contexto de uma sociedade urbana caracterizada pela pobreza e a partir disso aborda como as relações de trabalho entre proletariado e burguesia foram transformadas pela recessão econômica do período.

Conteúdo: O filme segue a história de um operário de fábrica, interpretado por Chaplin, que luta para acompanhar o ritmo acelerado e mecanizado da linha de produção. O filme focaliza na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e de alta especialização do trabalho.

Análise: O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado por um modelo onde o operário é engolido pelo poder do capital, na medida em que o trabalho se torna o centro de sua vida.

Além disso o filme retrata a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado ao passo que alimenta todo conforto e privilégios da burguesia, dona dos meios de produção. Ao longo do filme, Chaplin usa a comédia física e a sátira para criticar os efeitos da industrialização e a desigualdade social e econômica em, principalmente, desumanizar o trabalhador. O personagem principal também destaca a importância da conexão humana e o valor da solidariedade diante da opressão.

Crítica: Em geral, "Tempos Modernos" é um clássico atemporal que continua a ressoar com o público de hoje, lembrando-nos da luta permanente pela dignidade e justiça no mundo moderno. Vale ressaltar que, no contexto de lançamento do filme, inicialmente o lançamento do filme foi fonte de prejuízo, porém, com o passar do tempo tornou-se um clássico na história do cinema. Chegou a ser proibido na Alemanha e na Itália, fascistas, por ser considerado socialista. Nesse aspecto Chaplin foi boicotado também em seu próprio país na época do Macartismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com