TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Carlos Lemos - O que é arquitetura ?

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  1.252 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Raul Gomes da Silva

FICHAMENTO DO LIVRO

Carlos A. C. Lemos – O que é Arquitetura?

SÃO PAULO

2014

Raul Gomes da Silva

Carlos A. C. Lemos – O que é arquitetura?

Fichamento do livro solicitado ao curso de Arquitetura e

Urbanismo das Falculdades Metropolitanas Unidas sob

orientação dos Professores Paulo Eduardo Barbosa e

Rafael Jun Mabe.

SÃO PAULO

2014

Sumário

Introdução __________________________________________ 04

Conclusão  __________________________________________ 05 e 06

Introdução

O presente trabalho reunirá as principais ideias trazidas no livro “O que é Arquitetura?”, escrito por Carlos Alberto Cerqueira Lemos, arquiteto desde 1950, professor titular do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP).

O livro trata da história da arquitetura desde seus primórdios até os dias atuais, citando grandes arquitetos e seus pensamentos, tratando também sobre os materiais que eram usados em obras, fazendo uma comparação com os materiais, conhecimento e tecnologia dos dias de hoje. 

Mostra também algumas influências de povos distintos, o que acabou resultando em uma arquitetura com características diferentes para cada região do mundo.

Conclusão

O autor Carlos Lemos começa o livro com o capítulo “A Construção Bela” que fala sobre a ligação que todos fazem da arquitetura com a beleza, dividindo as construções em três grandes grupos: "as levantadas" onde tem-se um critério artístico qualquer, "as erguidas", onde não tem um desejo de se fazer arte, e as "construções nascidas ao acaso", onde são construção que começa a existir por pessoas que não tem nenhum interesse de agradar ninguém, dando como exemplo os "barracões'' onde sua função seria fornecer um abrigo temporário, que vão “arrumando” e “decorando” de modo provisório que acaba se tornando definitivo. Diz sobre alguns recursos e conhecimentos que a época oferecia como: a terra socada em taipas de pilão recopiando modelos antigos sobre as casas rurais de época, que tinham quase a mesma planta. Arquitetura seria a medida dessa aparência provocando emoções estéticas.

Buscando citações de muitos anos atrás, organizando em uma linha do tempo. Lemos mostra um pouco da história da arquitetura, passando pela Idade Média onde os arquitetos faziam o papel de mestre-de-obras, pela arquitetura gótica onde foi criada na glória de Deus e se chegava a perfeição e todas as coisas tinham sua explicação. Pelo o Renascimento que adapta uma arquitetura nova por segmentos dos antigos obedecendo aos cânones, logo após veio o Maneirismo sucedido pelo o Barroco dando lugar ao Neoclássico onde impactou com a Revolução Industrial que teve alterações no modo de vida, no modo de encarar acontecimento sociais e no modo de julgar a arte onde popularizou as noções do estilo. Todo o progresso refletiu em uma modernização começando principalmente pela Inglaterra surgindo programas que já diziam-se não ter sido feito por arquitetos, como estradas de ferros sem que houvesse estilo das gares de embarque e desembarque, separando então os engenheiros dos arquitetos. 

Marcando o século XIX por teorias de grandes pensadores arquitetos da França, Viollet-Le-Duc e Vitrúvio que viam o belo arquitetônico em relações analíticas, ou aritméticas pelo módulo.

Finalizando o século XIX a arquitetura começa a ter olhares diversos. Começando o século XX com os olhares diversos resultando em um elemento significativo: "o espaço", citado por Auguste Perret o primeiro a dizer que "arquitetura é a arte de organizar o espaço e pela construção que ela se expressa, móvel ou imóvel, tudo que ocupa o espaço tem domínio a arquitetura." 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com