TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Caminhos da Arquitetura

Por:   •  25/8/2022  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

VILANOVAS ARTIGAS, João Batista. Caminhos da Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify. 2004.

O livro Caminhos da Arquitetura de Artigas vem falando sobre a ação do arquiteto no mundo moderno que vem ampliando-se cada vez mais, mas o autor discorre esse assunto em relação a estética. Com a mesma entra a arte, que vem ganhando cada vez mais espaço nesse meio, modificando assim, não só o meio físico mais também no meio social. Ou seja, a arquitetura é uma parte importantíssima na arte. Platão fala sobre as artes que são consideradas úteis e inúteis. As úteis é aquela que se toma os processos da natureza como modelos e a ela se adaptavam para dominar em proveito ao homem. Já as inúteis são as músicas e pinturas. A arquitetura sofreu, e ainda pode-se dizer que sofre, com a “decoração da estrutura”, isso pode ser chamado como conflito histórico, construção VS decoração.

A técnica e a arte caminham juntas na história do homem com a natureza, através delas que se obteve a origem do desenho, e, também, a linguagem humana rudimentar. Por muito tempo as mesma foram confundidas como métodos.

Podemos dizer que a arte e a técnica compriram o seu papel, pois através delas que houve o surgimento de várias técnicas. Uma delas é a técnica moderna que teve origem na arte renascentista. Assim o desenho passou a ser considerado como uma linguagem da técnica e da arte, passou a ter cidadania.

Há diversas linguagens ligadas a técnicas e a arte que surgiram em diferentes movimentos culturais, como por exemplo o romantismo e o barroco, há vários outros, a maioria das vezes elas se concordavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com