TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro O que é a Arquitetura por Carlos Lemos

Por:   •  20/9/2022  •  Resenha  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Livro O que é a arquitetura por Carlos Lemos:

No livro O Que é Arquitetura de Carlos Lemos é feito uma linha do tempo onde é relatado de forma resumida a história da arquitetura com uma dissertação curta e de fácil entendimento mostrando variados pontos importantes da arquitetura.

No primeiro capítulo “A Construção Bela “De acordo com Carlos lemos a arquitetura é denominada uma construção bela, e o autor relata uma associação em que a sociedade faz da arquitetura com a beleza. Citando a seguinte frase: “”
Também de certo modo, as pessoas buscam achar um vínculo entre a arquitetura e a beleza e para quase todos, então, arquitetura seria a providência de uma construção bela.”” (Lemos, 1925, pág. 7).
Nesse capitulo ele separa em três grupos os diferentes tipos de trabalho que seriam “as levantadas ” onde se tem a construção a partir de um movimento artístico qualquer, “as erguidas” que não buscam uma referência de qualquer movimento artístico , e as “construções nascidas ao acaso” que são construções feitas por pessoas que não possuem o interesse em agradar . Citando como exemplo os barracões improvisados para operários onde se tem o intuito de abrigo, os barracos e favela em que futuramente se recebem um “embelezamento” na medida em que o provisório cede lugar à permanência definitiva tornando-se belo por ser definitivo.

Porém para ele tudo se torna valido, no ponto em que o feio e o belo não existam diferença. Analisando de forma cronológica a arquitetura como uma junção de culturas em que a cada período se cria e constrói algo relacionado ao tempo vivido culturalmente.

No capítulo seguinte denominado por “A Arquitetura ao Longo do Tempo” Já se torna claro como a arquitetura se desenvolveu ao longo do tempo criando assim uma base para entender as metamorfoses da construção arquitetônica ate os dias atuais.”” A arquitetura não seria uma aparência das coisas, mas a coisa em si própria.”” (Lemos, 1925, pág. 22). Sendo criada para atender a necessidade do homem em que Carlos cita a frase dita por Platão “” a Arquitetura e todas as artes manuais implicam numa ciência que tem, por assim dizer, sua origem na ação e produzem coisas que só existem por causa delas e não existiam antes.”” (Lemos, 1925, pág. 22). E ao longo do tempo foram sendo criados fundamentos para especificar a arquitetura.

E assim nasce os conceitos de Vitrúvio, onde foi considerado o fundador da arquitetura, trazendo inicialmente os três aspectos que percebeu na arquitetura: a solidez, a utilidade e a beleza. Dando importância primeiramente ao lado prático ou técnico sem focar no artístico.

Ao longo do tempo foram sendo criadas mais aspectos a Ordenação, Disposição, Eurritmia, Simetria, Conveniência e Distribuição. Conceitos que sofrenam alteração de acordo com o tempo. Vitruvio criou os seus “Dez Livros da Arquitetura” que se tornou a “bíblia” dos arquitetos que foi uma base para o Renascimento onde se criou uma ponte entre o passado clássico grego e o modernismo.

Se tratando da Idade Média onde os arquitetos tinham papeis de pouca relevância nas questões de construção, época que foi introduzida a arquitetura gótica que tinha a finalidade no “embelezamento para o divino”. Onde se priorizava o “amor à beleza da casa de Deus “. Para lemos esse foi o momento de integração entre a ciência e a arte.

Lemos também inclui o período neoclássico e afirma que foi nessa fase que se criou a diferença entre arquitetos e engenheiros. Fazendo também referências a grandes arquitetos do século XX, como Le Cobusier, Ludwing Mies Van Der Rohe.

E a partir daí foram criando fundamentos para arquitetura com bases mais solidadas de pesquisa, com ideais mais concretos fazendo com que mais tarde a arquitetura andasse em paralelo com a funcionalidade e o belo. E foi citado Auguste Perret“”arquitetura é a arte de organizar o espaço e é pela construção que ela se expressa”” .

No terceiro capitulo “O Partido Arquitetônico ” Lemos busca explica de forma mais resumida o significado da arquitetura. Trazendo a definição do conceito de partido que é resultado da ação de diversos fatores.

O autor cita como exemplo a cidade de são Paulo para apontar o fator chave na pontuação de um partido , Citando também as condicionantes como a disponibilidade dos materiais nos diferentes locais; a escolha de uma técnica apropriada; o traçado urbano e o programa de necessidades.

Lemos cita a as possíveis soluções que os emigrantes trazem para problemas das construções e que o programa de necessidades pode mudar por conta de outras culturas introduzidas na nossa sociedade.

No quarto capitulo “A arquitetura Moderna ” Lemos aplica o que seria o seu próprio conceito em relação a arquitetura moderna. Para ele a arquitetura moderna é aquela em que as intenções plásticas e o partido são determinados a partir das técnicas construtivas mais recentemente conhecidas.

Com a intenção de explicar de forma mais clara Lemos dois grandes grupos a arquitetura moderna visando a plasticidade que nada mais é do que a utilização de recursos disponíveis dando como exemplo a arquitetura do Oscar Niemeyer onde as formas sutis criam leveza, e a que utiliza esse mesmo recursos para criar uma arquitetura como um empreendimento de satisfação integral. Obras que dão um valor mais programáticas em que a beleza é só uma consequência.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com