TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Introdução à Teoria do Planejamento

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal de Sergipe

Campus Laranjeiras

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Planejamento Urbano de Regional

Aluna: Ana Carolina Silva de Castro

Fichamento - 2ª unidade

O que é planejamento? (p. 11-55) Capitulo 1

CARVALHO, Horácio Martins. Introdução à teoria do planejamento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979

“[...] A necessidade de planejar tem razões mais profundas do que a contemporânea experiência em planejamento. ” (p. 13)

“[...] o planejamento deve ser entendido como um processo através do qual se pode dar maior eficiência à atividade humana para alcançar, em um prazo determinado, um conjunto de metas estabelecidas. ” (p. 16)

“[...] O processo de planejamento é constituído de fases que se sucedem e interagem sistemicamente. ” (p. 17)

“[...]elementos e situações-problemas que tem exigido das populações decisões sobre as ações futuras de forma a atenderem harmonicamente às suas necessidades básicas materiais. [...] à institucionalização do processo de planejamento na sociedade. Ou seja, a explicitação do instituto planejamento como regra ou norma orientadora do comportamento racional dos indivíduos ou grupos sociais tendo em vista atividades intencionais futuras. ” (p. 17)


“[...] sabe-se que numa sociedade, onde os grupos de interesse operam competitivamente, difícil será obter consenso nos objetivos propostos, havendo sempre a predominância da política de determinados grupos sobre os demais. ” (p. 26)


“[...] A vida coletiva traz ao indivíduo consequências possivelmente mais sérias do que os impactos da inovação tecnológica, apesar da independência dos dois fatores. ” (p. 28)

“[...] O planejamento é um processo, um conjunto de fases (subprocessos, processos) pelas quais realiza uma operação. Sendo um processo, a sua realização não é aleatória. O processo é sistematizado, obedece a relações precisas de interdependência que o caracterizam como um sistema, como um conjunto de partes (fases, processos) coordenadas entre si de maneira a formarem um todo, um conjunto coerente e harmônico, visando alcançar um objetivo final (produto, resultado) determinado. ” (p. 36)

“[...]O plano difere do projeto essencialmente que se refere a amplitude do objeto. Enquanto que o plano procura reunir um conjunto de elementos de decisão necessários para concretizar racionalmente a conduta de um grupo humano ou de um conjunto de unidades de produção o projeto objetiva o estudo do uso mais racional dos recursos econômicos (escassos) para a produção de um bem ou de um serviço em todos os detalhes econômicos e técnicos. ” (p.39)

“[...]O programa, no contexto do planejamento, seria o resultado final na fase (na prática, consubstanciado em documento) de tomada de decisões, tendo em vista o melhor uso dos recursos econômicos para o atendimento das necessidades e aspirações dos indivíduos, grupos ou unidades produtivas (empresas). ” (p. 41)

“[...] A conjuntura econômica não visa evidentemente nem à profecia, nem à adivinhação, ela pretende apoiar-se sobre dados objetivos presentes, para deduzir a evolução a seguir; ela se aproxima, assim, de certa maneira, de uma ciência como a meteorologia que se pretende prever o tempo que fará. De outro modo, da mesma forma que a meteorologia, pretende simplesmente prever os fatos econômicos e não agir sobre eles. É precisamente isso que a distingue do planejamento. ” (p. 46 )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com