TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - O Gerenciamento ao empresariamento urbano

Por:   •  20/12/2017  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

Artur Batista do Nascimento                  Mód.: Geo. Urbana

Leitura 6 - HARVEY, David. Do gerenciamento ao empresariamento urbano


        Harvey explica como o capitalismo intervém na construção de uma geografia histórica própria e a consequência disso na sociedade. Os processos urbanos no capitalismo são moldados pela acumulação e rotação do capital e realizam papel principal na  distribuição geográfica das atividades humanas e da prática político-econômica do desenvolvimento geográfico desigual, essa influência no urbanismo acaba limitando o desenvolvimento capitalista e gerando uma cidade que se cria de forma espontânea.

        A partir daí começaram a se discutir de maneira mais ampla o urbanismo, entendo sua necessidade para a cidade, uma vez que para Harvey, a urbanização representa um processo social que ocorre no espaço, que configura o posicionamento de instituições políticas e administrativos.  Entendeu se assim que a administração urbana reflete de forma direta na economia dentro das cidades. Porém o gestão da cidade não se limita a urbanização, a cidade deve ser pensada de acordo com todos os agentes sociais que a compõe. A visão da cidade que foi criada como uma empresa, fez com que surgisse um interesse em investir e incentivar as empresas. Para ele, esse empresariamento salienta de forma exagerada na economia política do local, caracterizados por projetos específicos, deixando de lado, por vezes, problemas gerais de toda a região, como por exemplo melhoria nas condições de vida da população. Outra característica advinda do empresariamento das cidades é a "parceria público-privada", no intuito de atrair investimentos e gerar empregos, porém o setor público, ao aceitar essa parceria é quem assume o risco, uma vez que os benefícios ficam com a iniciativa privada.

No capítulo que trata das “estratégias alternativas para a administração urbana”, Harvey trata quatro opções desse empresariamento, a primeira explora “A competição no quadro da divisão de trabalho significa a exploração de vantagens específicas para a produção de bens e de serviços. ”, vantagens que podem ser localização, mão de obra de qualidade e cita também o valor do incentivo do governo local. Ele ressalta o crescimento da competitividade diretamente proporcional ao consumo, tanto que a cidade deve se atentar a fatores como qualidade de vida, elevação da qualidade do meio urbano, nos atrativos de consumo, dentre outros. A segunda afirmação se relaciona com as parcerias público privadas e o risco assumido pelo público, e na quarta o foco em pontos específicos, e o esquecimento, por vez, de um território como um todo.

Harvey conclui que os benefícios do empresariamento servem como uma espécie de mascara, escondendo toda a realidade por trás das mudanças, dentre elas a desigualdade social, uma vez que benefícios atingem somente parte da população e a acumulação de capital e mudança de empresariamento favorecem somente a autonomia do estado.Porém ao se tratar da cidade como uma corporação coletiva, com decisões tomadas de forma democrática, seria positivo.  


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com